quais as diferenças das relações interpessoais do Esquizotipico,com o autista leve(asperger) ?

3 respostas
quais as diferenças das relações interpessoais do Esquizotipico,com o autista leve(asperger) ?
Pergunta bem interessante! É importante iniciar explicando que a psiquiatria nos dias atuais segue um padrão de diagnóstico categorial, ou seja, baseado em critérios diagnósticos. Isto nada tem relação com a origem das doenças. Por exemplo duas pessoas podem ter o diagnóstico de esquizofrenia, mas a causa , sintomas e tratamentos não necessariamente serão os mesmos. Logo existem alguns diagnósticos que são muito próximos em termos de sintomas e também quando observados características que chamamos de endofenotipos. O espectro autista, o transtorno esquizoide e o esquizotipico se enquadram nisto que estou falando.
De forma geral o espectro autista pode ser identificado logo na infância e compartilhar muita sintomas com o transtorno esquizoide. Este último por definição precisa ser feito depois dos 17-18 anos podendo ter mais experiências psicóticas que o primeiro. O t. Esquizotipico por sua vez é o que Mais se aproxima da esquiZofrenia, fazendo parte direta de seu espectro de dimensão

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Prezado, importante salientar que a Neuropsicologia realiza a avaliação para obter o diagnóstico destes transtornos e as possíveis formas de tratamento para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Abraços
Neuropsicologa
De fato a Esquizofrenia e o Autismo, são diferentes, na idade adulta, alguns autistas poderão se parecer em seu comportamento superficial, como pouca ou nenhuma fala ou expressões faciais e pouco ou nenhum interesse em contato social ou comunicação, apresentam estereotipais de movimentos, já os esquizofrênicos, mesmo com comportamento superficial, dizem ouvir vozes e acreditar que há mensagens pessoais significativas no ambiente.
Espero tenha podido ajudar
Abraço
Vera Pelizzari

Especialistas

Bruno Mendonça Coêlho

Bruno Mendonça Coêlho

Psiquiatra

São Paulo

Maíra Guerra

Maíra Guerra

Psicólogo

Recife

Andréa Tomé

Andréa Tomé

Médico clínico geral

Rio de Janeiro

Jorge Salim Rizk

Jorge Salim Rizk

Psiquiatra

Brasília

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 475 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.