Quais as consequencias do abuso de uso da maconha?

9 respostas
Quais as consequencias do abuso de uso da maconha?
A cannabis Sativa - maconha - é um alucinógeno, não um depressivo do SNC. Os efeitos colaterais são diversos e controversos, mas os mais comuns nos adolescentes é a letargia no proceso da aprendizagem e a produção de uma realidade alternativa. Conversando com as pessoas com uso abusivo da maconha pouco se percebe sobre estes resultados, mas observando A maneira como levam as suas vidas percebe-se este estilo. O uso da maconha não leva a overdose e as consequências psicológicas podem remitir, mas vai depender da idade que o uso iniciou e o tempo de uso.
A principal consequência, Que tenho observado em acompanhamentos de casos clínicos, embora controverso, refere-se à distância entre o que o usuário pensa que realiza e o que realmente realiza em sua vida. Muitos estudos estão sendo realizados sobre esta planta, sendo possível novas compreensões.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A maconha é uma droga depressora do sistema nervoso central, portanto diminui o tempo de resposta do cérebro e a qualidade das funções cognitivas. Seu abuso está associado apenas à dependência psicológica e não física. Portanto, a psicoterapia é uma boa opção para quem quer deixar de consumir!
O abuso da cannabis, pode aumentar o risco para o desenvolvimento de esquizofrenia e sintomas psicóticos crônicos, embora estes achados precisam de comprovação. Em indivíduos com transtornos psiquiátricos, há relatos que o uso de maconha pode exacerbar sintomas positivos, e somar efeitos negativos. No curso de um transtorno pode contribuir para pior adesão no tratamento e levar maior número de hospitalizações. A cannabis desacelera o sistema nervoso central.
Att,
Ola! Complementando: a maconha é realmente uma droga alucinógena, pertencente ao grupo das drogas perturbadoras do Sistema Nervoso Central, por isso é comum que cause deilírios e alucinações. Com o elevado uso, observa-se a perda de neurotransmissores. Observo muito a associação a demais drogas, em geral, as pessoas relatam o uso de maconha associado a outras drogas que potencializam os riscos e malefícios ao organismo. Considero também que muitas famílias, no intuito de ajudar seus familiares, os levam a médicos que prescrevem medicações capazes de auxiliar o paciente a deixar o vício, todavia, quando esta não é uma decisão do paciente, não é raro que este, por sua vez, tente burlar a família fazendo uso da medicação associado a droga, outro complicador, pois a medicação não deixa de ser uma droga também, logo, aumentam os riscos à saúde: física, emocional, psicológica, familiar, profissional e social.
Abraços.
Os mais relevantes prejuizos neuropsicológicos são: Deficit em tarefas psicomotoras, atenção - aumento da vulnerabilidade a distração, afrouxamento das associações, intrusão de erros em testes de memória, inabilidade de rejeitar informações irrelevantes e piora da atenção seletiva. Memória de curto prazo, dificuldade de aprendizagem em resultado da deficit da memória de curto prazo. Além disso a maconha pode gerar uma sindrome amotivacional, ou seja, tirar a motivação da pessoa para qualquer tipo de atividade que não seja consumi-la.
É considerada uma substância psicoativa perturbadora, não é depressora e alucinógena no SNC.
Procure ajuda de um psicólogo caso queira diminuir ou eliminar o uso. Necessário entender o que tenta compensar ou que busca na maconha que afetivamente lhe falta na vida pessoal. Que objetos busca substituir com o uso dela, visto que sua dependência se dá na ordem emocional e não física. Psicoterapia irá te ajudar a compreender essas buscas e buscar equilíbrio emocional para abandonar ou diminuir o uso. Boa sorte!
Dentre vários problemas que a maconha pode acarretar podemos citar:
Perda de memória o uso da maconha traz um efeito devastador na memória de curto prazo.
Comportamentos violentos
Aquisição de dividas
A dependência é desencadeada pelo organismo que, uma vez acostumado com a utilização da droga, demanda doses maiores para se satisfazer.
Doenças pulmonares e cardíacas
Possui efeitos alucinógenos e de relaxamento do corpo.
Aumento do risco para desenvolvimento de transtornos mentais e psiquiátricos como: Transtornos afetivos , de ansiedade, depressão e humor podem, inclusive, terem seus efeitos e surtos ampliados com o uso da maconha..
A maconha é um alucinógeno que afeta os neurotransmissores resultando na morte das conexões sinápticas no cérebro do usuário, causando a dificuldade de estimulações cognitivas. Os efeitos podem ocorrer em maior ou menor grau em função da intensidade do uso diário e o tempo de uso. É opção do usuário fazer uso ou não dessa substancia, sabendo que arcará com as consequências de sua escolha.
Complementando com as informações dadas pelos colegas acima, já observei que algumas pessoas desenvolveram transtornos de ansiedade com o consumo contínuo da maconha.

Especialistas

Murilo Oliveira Araujo Costa

Murilo Oliveira Araujo Costa

Psicólogo, Terapeuta complementar

Presidente Prudente

Maurício Lacerda Caldeira Filho

Maurício Lacerda Caldeira Filho

Psiquiatra

Ipatinga

Regiane A Perli Simão

Regiane A Perli Simão

Psicólogo

Atibaia

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 7 perguntas sobre Abuso de maconha
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.