Quais as chances de um filho de um psicopata ser tambem um psicopata?
4
respostas
Quais as chances de um filho de um psicopata ser tambem um psicopata?
O processo de formação da personalidade envolve múltiplos fatores, o que nos impede cravar tal afirmação, aqui como diz o ditado filho de peixe peixinho é não necessariamente acontece. Os primeiros anos de vida de um sujeito, os cuidados recebidos ou a privação destes cuidados nesta fase da vida tem grande influência no desenvolvimento da personalidade, o que equivale dizer que o ambiente, e não apenas a genética, tem sim um papel importante nisto porém de forma alguma determinantes no desenvolvimento da conduta anti-social. Espero de alguma forma tê-lo ajudado.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
O transtorno de personalidade anti social (antigamente chamado de psicopata) possui um risco genético, assim como muitos outros transtornos de personalidade. A chance de um parente de primeiro grau ter o transtorno é cinco vezes maior do que na população geral (segundo Kaplan e Sadock 2017), e a prevalência na população geral varia de 0,2 a 3%. Ou seja, tem muito mais chances de que NÃO desenvolva o transtorno.
Essas informações devem ser vistas comEXTREMA cautela! O ambiente no qual a criança cresce é um fator fundamental para se desenvolver ou não este transtorno. Caso uma criança seja tratada como "problemática", ou que "herdou o jeito do pai bandido" desde pequena, ai sim ela pode crescer acreditando nisso e realmente se tornar anti social.
Essas informações devem ser vistas comEXTREMA cautela! O ambiente no qual a criança cresce é um fator fundamental para se desenvolver ou não este transtorno. Caso uma criança seja tratada como "problemática", ou que "herdou o jeito do pai bandido" desde pequena, ai sim ela pode crescer acreditando nisso e realmente se tornar anti social.
Olá! Conforme os colegas mencionaram, existe um fator genético importante, porém ele não é o único fator que colaboraria para o desenvolvimento do TPAS. Fatores ambientais e sociais são cruciais para o desenvolvimento do transtorno. É importante ressaltar que o diagnóstico do transtorno é dado através da consulta e acompanhamento psiquiátrico diante de uma avaliação cuidadosa e, caso essa criança ou adolescente tenha o transtorno de personalidade ele precisará de tratamento psicoterápico e psiquiátrico. De qualquer maneira, estigmatizar uma pessoa não é a solução, nem buscar "responsáveis". E sim: "o que faremos diante disso?"
Espero ter ajudado vc.
Abraço
Espero ter ajudado vc.
Abraço
Apesar da psicopatia ter um caráter genético, a personalidade do individuo é influenciada também pelos fatores ambientais. O determinismo genético é desacreditado; o que mostra que o transtorno de personalidade anti-social vem muito vinculado ao ambiente, e a criação deste individuo.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Esses seguintes sinais pode ser indicativo de algum transtorno de personalidade? A pessoa já é adulta e nunca namorou, não faz amizade na faculdade, circulo social muito pequeno, fica nervosa/ansiosa quando precisa se comunicar em grupos.
- Por que eu explodo de raiva e trato as pessoas mal quando sinto que estou sendo rejeitado, excluído, manipulado, e abandonado e acabo negando a culpa dos meus atos por achar que não mereço ser tratado de tal forma, e não aceitar ouvir a opinião ou conselhos achando que só os meus importam?
- Qual a diferença entre uma pessoa que tem transtorno antissocial leve, moderado e grave?
- Alguém portador do transtorno de personalidade antisocial pode ao mesmo tempo ter transtorno Opositivo desafiador?
- Uma pessoa com transtorno de personalidade antissocial pode não sentir empatia por um grupo de pessoas, mas pode sentir pelo resto das pessoas?
- Por que a reação negativa das pessoas por outra sempre querer estar no seu canto?
- Qual tratamento para a personalidade antissocial?
- É possível uma pessoa com transtorno de personalidade anti social ter outros transtornos como bipolaridade e etc?
- Uma pessoa, que a psicopatia ainda nao se manifestou pode sentir empatia por outras pessoas?
- Estou muito preocupada com meu filho mais velho, tem 25 anos e nunca namorou. Os outros dois namoram e ele não. Eu quero ajudá-lo nessa questão. Ele é muito calmo e introvertido.
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 79 perguntas sobre Transtorno Da Personalidade Anti-Social
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.