Quais as características do Fenótipo Ampliado do Autismo (FAA)?

3 respostas
Quais as características do Fenótipo Ampliado do Autismo (FAA)?
O Fenótipo Ampliado do Autismo (FAA) se refere a um conjunto de características subclínicas, ou seja, traços comportamentais e cognitivos relacionados ao autismo, que são mais leves e não suficientes para um diagnóstico formal de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Essas características podem ser observadas em familiares de pessoas diagnosticadas com autismo, indicando uma herança genética mais sutil do espectro autista.

Principais características do FAA:

1. Dificuldades sutis de comunicação social:
• Dificuldades em interpretar sinais sociais ou expressar emoções de maneira apropriada, mas em um nível muito mais leve do que o observado no TEA.
• Menor sensibilidade a pistas sociais, como expressões faciais ou tom de voz, que podem levar a interações sociais mais rígidas ou formais.
2. Comportamentos repetitivos ou rígidos:
• Padrões de pensamento ou comportamento mais rígidos, preferências por rotinas ou resistência a mudanças, mas sem a intensidade ou a limitação funcional vistas no TEA.
3. Interesses restritos ou intensos:
• Pode haver uma tendência para focar intensamente em hobbies ou interesses específicos, embora não de forma tão obsessiva como no autismo clássico.
4. Dificuldades leves de linguagem ou comunicação:
• Alguns indivíduos podem apresentar peculiaridades na fala, como uma tendência a falar de maneira muito direta, sem rodeios, ou a ter dificuldades em perceber a necessidade de ajustar o tom ou o estilo de conversa para diferentes contextos sociais.
5. Traços de personalidade relacionados à introversão:
• Há uma maior prevalência de traços introvertidos, como preferência por atividades solitárias ou dificuldades em iniciar ou manter conversas com outras pessoas, sem necessariamente haver um distúrbio social.
6. Tendência a habilidades cognitivas específicas:
• Algumas pessoas com o FAA podem ter habilidades cognitivas incomuns, como uma memória excelente ou um interesse forte por detalhes, especialmente em áreas como matemática, ciência ou tecnologia, características comumente associadas ao autismo.
7. Leves dificuldades de controle emocional:
• Pode haver uma menor tolerância à frustração ou uma maior sensibilidade a estímulos emocionais e sensoriais, embora sem os desafios regulatórios profundos observados em pessoas com TEA.

Essas características do FAA podem ser tão sutis que não causam grandes impactos na vida diária ou no funcionamento social do indivíduo. No entanto, o reconhecimento do FAA é importante para entender melhor as variações genéticas e comportamentais associadas ao autismo, especialmente em estudos familiares.

O FAA refere-se a características que podem ser observadas em indivíduos que não atendem aos critérios diagnósticos do TEA, mas que apresentam traços associados. Entre essas características, destacam-se dificuldades de comunicação, comportamentos repetitivos, sensibilidade sensorial aumentada e dificuldades sociais, como entender normas e expressões faciais. Além disso, esses indivíduos podem ter interesses intensos em tópicos específicos e dificuldades em regular emoções. Embora muitos apresentem habilidades cognitivas normais ou superiores, algumas áreas podem mostrar desvantagens. Essas características variam em intensidade e combinação, e sua identificação pode auxiliar na promoção de estratégias de apoio e intervenção adequadas. Além disso, necessitam de uma avaliação neuropsicológica para o fechamento de um diagnóstico.
Obrigada por compartilhar sua dúvida, ela nos enriquece.
O Fenótipo Ampliado do Autismo (FAA), apresenta algumas características do autismo, entretanto, não preenchem os requisitos mínimos para serem diagnosticados com o transtorno.