Quais antidepressivos tem relação com o ganho de peso? Fluoxetina engorda? Sou bulimica mas tenho medo

7 respostas
Quais antidepressivos tem relação com o ganho de peso? Fluoxetina engorda? Sou bulimica mas tenho medo de engordar com o tratamento.
Geralmente não se tem ganho de peso,mas ao notar a sua pergunta verifiquei que se denonimou bulímica , sendo um termo relacionado a compulsão alimentar acredito que precise detalhar melhor com seu psiquiatra pois venlafaxina para transtorno alimentares tem uma boai ndicação

A maioria dos antidepressivos causam ganho de peso. A Fluoxetina pode dar ou não ganho de peso, vai depender de características individuais e tendências genéticas e hereditárias. Fale com seu médico sobre a sua preocupação em relação ao ganho de peso e este achará uma medicação adequada ao seu perfil. Abraço!
Olá. Geralmente os antidepressivos mais antigos são os que provocam ganho de peso, como tricíclicos e tetraciclos, sendo que a fluoxetina não está inclusa nesta lista. A fluoxetina e a bupropiona comumente tem relatos de redução de peso, contudo em todos os casos são apenas chances e tendências, já que cada caso é um caso e as características se relacionam a apetite, logo tudo depende da sua dieta alimentar. Se cuide, bulimia é algo sério, não hesite em procurar ajuda e realizar acompanhamento psiquiátrico e Psicológico.
O ganho de peso pode ocorrer com qualquer psicofármaco, mas não é um efeito colateral comum da fluoxetina, o mais comum é o paciente perder um pouco de peso no início do tratamento e voltar a reganhar o peso perdido, voltando ao peso inicial. Entretanto em uma minoria de pacientes pode ocorrer ganho de peso que costuma ser leve. Ela é a medicação de escolha na bulimia nervosa e costuma evitar/reduzir os episódios de compulsão alimentar e de purgação. Além de tratar algumas comorbidades frequentes como transtornos do humor e ansiedade. Lembrando que mais do que apenas de um remédio, você necessita de acompanhamento multidisciplinar (com psiquiatra, psicólogo, nutricionista e clínico) e essa modalidade de tratamento está relacionada a maiores taxas de recuperação. Preferencialmente os profissionais devem ter experiencia na área de transtornos alimentares e trocar informações, trabalhando conjuntamente.
Olá! o medicamento irá auxiliá-la e muito, e pode sim causar aumento de peso se for tomado sem acompanhamento multidisciplinar. No seu caso, busque por um bom Psiquiatra que trabalhe concomitantemente com bom Nutricionista e Psicoterapeuta Cognitivo Comportamental. Paz e Bem!
Antidepressivos da classe dos tricíclicos ( como amitriptilina) e tetraciclicos (como a mirtazapina), teriam maior chance de ganho de peso.

Inibidores da recaptacao da serotonina, como a fluoxetina não irá trazer ganho de peso. A exceção para essa classe seria a paroxetina.
É sempre importante que, juntamente a seu psiquiatra assistente, possam chegar a um acordo da melhor opção medicamentosa a ser usada pois transtorno alimentar é de extrema gravidade e merece tratamento medicamentoso adequado e associação a psicoterapia.
Bom dia se é o psiquiatra que está prescrevendo os antidepressivos, conhece tua historia ligada a bulimia, ele vai ter atenção a prescrever algo que interfira menos no ganho de peso. O que posso acrescentar é de procurar um psicologo/a que trabalhe com transtornos alimentares que possa te auxiliar com uma psicoterapia mais adequada a tratar esse tipo de transtorno.