Quais alternativas para tratar ansiedade, além da terapia comportamental-cognitiva?

15 respostas
Quais alternativas para tratar ansiedade, além da terapia comportamental-cognitiva?
A ansiedade se trata de muitas maneiras. Sendo uma atitude da pessoa, tudo que possa lhe dar conforto, aumentar a sua segurança na vida e a sua auto-estima, ajuda.

Em particular, todos os tipos de psicoterapia e psicanálise. O importante é que a relação com o psocoterapêuta seja de confiança e não contribua ainda ao que a pessoa se sinta pequena.

Além das psicoterapias, recomendo a meditação. Ela precisa ser apreendida com bastante paciência. Mas quanto mais tempo passa com os esforços devidos, melhor ela funciona e melhor ela diminui a ansiedade, aumenta o bem-estar da pessoa. Tem cursos de meditação nas grandes cidades, religiosos (budistas) ou não. Mas a meditação, ela, não é religiosa.

O melhor tratamento para ansiedade é aquele que te fará se sentir bem com você mesma. Aquele em que você acredita, que te inspira confiança para investir carga afetiva e que te dê resultados de melhora a curto, médio e longo prazo.
Procure um profissional com olhar amplo para a questão da saúde humana, paralelo a isto uma atividade e uma terapia que te conceba enquanto ser integrado físico-emocionalmente, que é o que todos nós somos, corpo e psique.
Além da psicoterapia, que pode ser a tcc, a tc e outras, a pessoa pode buscar ajuda de um psiquiatra para tratamento medicamentoso, poderá também buscar a prática de exercícios. Todas essas ferramentas podem e devem caminhar juntas em favor do bem-estar do paciente. Lembrando que a psicoterapia é fundamental para a melhora do quadro. Espero ter contribuído. Boa sorte!
É preciso situar em que contexto a ansiedade se torna mais evidente. Procurar entender o que gera tal ansiedade pode ser o caminho para poder modificar a dinâmica de funcionamento de seu próprio psiquismo.
A melhor maneira de saber o que fazer em relação a isso é se conhecer melhor, sem racionalismos. Não há como extirpar um sintoma de seu modo de funcionamento. Isso que possibilita o equilíbrio frente as demandas da sociedade.
A ansiedade é um sintoma, que muitas vezes é até mesmo bem vindo, assinalando que algo de errado está acontecendo. A questão é quando o sintoma persiste. Existem várias maneiras de se lidar com a ansiedade. Muitas vezes é necessário psicoterapia (não necessáriamente cognitivo comportamental) aliada à medicação. Sucesso!
Trabalho com a abordagem EMDR, criada no EUA e considerada com resolutividade maior que é a Terapia Cognitivo Comportamental pelos órgãos de saúde americano e canadenses. Essa terapia funciona dessensibilizando ou apagando paulatinamente as memórias negativas, conflitos e crenças negativas e ao mesmo tempo reforçando memórias positivas. Tenho trabalhado com essa técnica e em alguns casos a melhora é rápida por se tratar de uma terapia breve e de resultados considerados excelentes . Abraço e boa sorte.
Qualquer tipo de psicoterapia pode tratar a ansiedade. O importante é que você confie em seu terapeuta. O psicólogo ou o psiquiatra fará uma avaliação para saber se precisará do tratamento medicamentoso. Procure fazer algum tipo de exercício físico que você goste, entre outras atividades como, meditação, alongamento.
Não demore para procurar o seu tratamento
Olá, a ansiedade faz parte do nosso estado emocional e portanto é passivo a todo ser humano. A ansiedade pode tornar-se um sintoma preocupante quando uma preocupação interna torna-se intensa e constante, daí a necessidade de ajuda médica e psicológica para compreensão do que está acontecendo e assim ter uma conduta adequada para diagnóstico.
Todas as abordagens são válidas ao passo que o tratamento é aderido. O importante é que haja a correta investigação das causas desta ansiedade e os principais reflexos nos diversos contextos em que a pessoa está inserida. E uma boa vinculação com o terapeuta é imprescindível para o bom andamento da terapia, independentemente de sua abordagem.
Bom dia.

Diria que além da psicoterapia (independente da abordagem), teria que verificar o grau de ansiedade; para o encaminhamento de terapia medicamentosa (psiquiatra e/ou homeopata), atividade física (yoga, alongamento, natação, caminhadas...) que goste de fazer. Mas, não se esqueça que você deve passar por uma avaliação médica e com um psicólogo (a), independente da abordagem (análitica, cognitivo, comportamental, humanista...)
Abraços,
Rosa - psico
Olá! Sou terapeuta cognitiva-comportamental, mas todas as abordagens terapêuticas tem suas eficiências; o mais importante é que haja empatia e confiança pelo profissional. Além das psicoterapias, há tratamentos alternativos como a acupuntura, por exemplo. E atividade física sempre. Um abc
Além da psicoterapia, é importante que faça uma atividade física regularmente e marque uma consulta com um psiquiatra para que o mesmo avalie a necessidade de medicação. É interessante também que realize atividades prazerosas no seu tempo livre para reduzir a sua ansiedade.
A "ansiedade", basicamente como sintoma, que acontece de vez em quando, com remissão espontânea, pode ser tratada com terapia, atividade física e mudanças nos hábitos de vida.
O "Transtorno de ansiedade" é a junção de vários sintomas, que ocorrem devido alterações no cérebro - por isso é chamada de doença pela saúde mental - e vai precisar sim de tratamento com um médico psiquiatra que vai avaliar qual a melhor medicação para o seu caso, normalmente associada a terapia e mudanças nos hábitos de vida.

Atenciosamente
Dra. Karina Barradas
Bom dia,

A ansiedade envolve um conjunto de ocorrências-sintomas, tais como palpitações, falta de ar, tremor/tremedeira, sudorese, sensação de desmaio, náusea, entre tantos outros. Como toda emoção, a ansiedade é um fenômeno neuro-sociológico ou neuro-antropológico: ou seja, de um lado envolve o sistema nervoso e de outro a vida de relações do sujeito.
Assim, a maneira mais eficaz de enfrentar o transtorno de ansiedade é um trabalho interdisciplinar, com a articulação entre medicina e psicologia.
Da parte da medicina a avaliação criteriosa da necessidade de uma medicação como bengala química, e da parte da psicoterapia a intervenção nos impasses da vida de relações sociológicas e antropológicas geradoras da ansiedade.
Na psicoterapia se verifica se o problema de ansiedade sofrido pelo paciente é reativo (produzido em uma circunstância específica da vida), ou constitucional de sua personalidade (devido a experiências desde a sua infância), e trabalha em ambos para a solução.
Olá, qualquer psicoterapia, independente da abordagem, ajudará, além dessa opção, há intervenção com remédios onde terá que consultar um psiquiatra. Uma outra proposta que pode ajudar em casos de ansiedade é começar uma atividade física que a pessoa gosta, natação, dança, yoga, por exemplo, o ideal é a junção das 3 atividades, psicoterapia (para tratar a causa), medicação (para tratar o sintoma) e atividade física (para conter e ajudar na ansiedade).