Quais alimentos ingerir e como usa-los (amassado, liquidificado..) Durante tratamento de gastrite po

5 respostas
Quais alimentos ingerir e como usa-los (amassado, liquidificado..) Durante tratamento de gastrite por H. Pylori?
Olá, você pode ingerir a maioria dos alimentos. Não há restrição quanto ao modo de preparo, pode consumir os alimentos em qualquer forma se você não tiver dificuldades. Deve-se evitar alimentos gordurosos, cítricos e ácidos e restringir sal.

a dieta para o tratamento para H. pylori é preferencialmente evitando alimentos que estimulem a secreção de suco gástrico, como café, chá preto e refrigerantes, pimenta, condimentos fortes, temperos prontos, carnes processadas e gordurosas, como bacon e linguiça.
Mantenha sua alimentação com frutas, verduras e legumes in natura e minimamente processados, ficando longe dos ultraprocessados. Não é necessário amassar, liquidificar. Observe a aceitação dos alimentos e priorize: omega 3 e 6, probióticos e antioxidantes! Fracione as refeições e visite um nutricionista.
A H pylori é uma bactéria que se aloja no estômago portanto é necessário também tratamento medicamentoso: procure um gastro!
Durante o tratamento para gastrite e/ou úlcera causada pela presença da bactéria H.Pylori - é recomendada uma dieta de consistência branda( purês, arroz bem cozido, caldo de feijão, carnes macias e preferencialmente branca - de fácil digestão ) evitar o grupo de alimentos considerados irritantes gástricos( cafeína, pimenta, flatulentos( milho, ervilha, couve flor, pepino, pimentão, excesso de alho e cebola, entre outros ) chás de espinheira santa , camomila e erva doce possui propriedades funcionais que reduzem gases e ajudam na cicatrização da mucosa gástrica inflamada pela bactéria.

Durante o tratamento de gastrite causada pela infecção por H. pylori, é importante adotar uma dieta que ajude a aliviar os sintomas e favoreça a recuperação do revestimento do estômago. A escolha da consistência dos alimentos pode variar dependendo da gravidade dos sintomas e das preferências individuais. Abaixo estão algumas orientações gerais sobre os alimentos que podem ser ingeridos e algumas sugestões sobre como prepará-los:

Alimentos macios e de fácil digestão: Durante a fase aguda da gastrite, alimentos macios, bem cozidos e de fácil digestão são recomendados. Alimentos como arroz branco, batata cozida, macarrão bem cozido, purê de legumes e frutas maduras podem ser úteis.

Carnes magras e proteínas: Carnes magras, como peito de frango ou peixe, podem ser consumidas, desde que estejam bem cozidas e desfiadas para facilitar a digestão. Ovos cozidos ou mexidos também são boas fontes de proteínas.

Evite alimentos irritantes: Durante a fase aguda da gastrite, é aconselhável evitar alimentos que possam irritar o revestimento do estômago, como alimentos picantes, alimentos gordurosos, cafeína, álcool e refrigerantes.

Leite e laticínios: O leite pode ser reconfortante para algumas pessoas com gastrite, mas outras podem ser sensíveis à lactose ou apresentar piora dos sintomas com o leite. Se tolerar bem, você pode consumir leite e laticínios com moderação. Opte por leite desnatado ou semidesnatado.

Frutas e vegetais: Frutas maduras, como banana, maçã e pera, são mais facilmente digeridas. Evite frutas cítricas e sucos ácidos. Quanto aos vegetais, cozinhe-os bem e prefira aqueles de fácil digestão, como cenoura e abobrinha.

Consistência dos alimentos: Durante a fase aguda, prefira alimentos bem cozidos, amassados ou em purê, para facilitar a digestão. À medida que os sintomas melhoram, você pode reintroduzir alimentos com consistência mais firme.

Pequenas e frequentes refeições: Faça refeições menores e mais frequentes ao longo do dia para evitar sobrecarregar o estômago.
Olá, é importante o fracionamento das refeições sendo de 4 a 5 refeições por dia evitando longos períodos em jejum.
Os alimentos indicados são os ricos em fibras alimentares - vegetais em geral. As fibras agem como efeito tampão. É importante que sejam consumidas em todas as refeições.
Alimentos contraindicados: Café, bebidas alcóolicas, chocolates, refrigerantes a base de cola e pimenta. Atenção ao consumo de leite, o leite estimula a produção acida gástrica e assim atua como um intensificador da dor. Sendo que ele deve ser consumido sempre em conjunto com outros alimentos, nunca puro ou isoladamente.