Quais alimentos ingerir e como usa-los (amassado, liquidificado..) Durante tratamento de gastrite po

5 respostas
Quais alimentos ingerir e como usa-los (amassado, liquidificado..) Durante tratamento de gastrite por H. Pylori?
Olá, você pode ingerir a maioria dos alimentos. Não há restrição quanto ao modo de preparo, pode consumir os alimentos em qualquer forma se você não tiver dificuldades. Deve-se evitar alimentos gordurosos, cítricos e ácidos e restringir sal.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
a dieta para o tratamento para H. pylori é preferencialmente evitando alimentos que estimulem a secreção de suco gástrico, como café, chá preto e refrigerantes, pimenta, condimentos fortes, temperos prontos, carnes processadas e gordurosas, como bacon e linguiça.
Mantenha sua alimentação com frutas, verduras e legumes in natura e minimamente processados, ficando longe dos ultraprocessados. Não é necessário amassar, liquidificar. Observe a aceitação dos alimentos e priorize: omega 3 e 6, probióticos e antioxidantes! Fracione as refeições e visite um nutricionista.
A H pylori é uma bactéria que se aloja no estômago portanto é necessário também tratamento medicamentoso: procure um gastro!
Durante o tratamento para gastrite e/ou úlcera causada pela presença da bactéria H.Pylori - é recomendada uma dieta de consistência branda( purês, arroz bem cozido, caldo de feijão, carnes macias e preferencialmente branca - de fácil digestão ) evitar o grupo de alimentos considerados irritantes gástricos( cafeína, pimenta, flatulentos( milho, ervilha, couve flor, pepino, pimentão, excesso de alho e cebola, entre outros ) chás de espinheira santa , camomila e erva doce possui propriedades funcionais que reduzem gases e ajudam na cicatrização da mucosa gástrica inflamada pela bactéria.

Durante o tratamento de gastrite causada pela infecção por H. pylori, é importante adotar uma dieta que ajude a aliviar os sintomas e favoreça a recuperação do revestimento do estômago. A escolha da consistência dos alimentos pode variar dependendo da gravidade dos sintomas e das preferências individuais. Abaixo estão algumas orientações gerais sobre os alimentos que podem ser ingeridos e algumas sugestões sobre como prepará-los:

Alimentos macios e de fácil digestão: Durante a fase aguda da gastrite, alimentos macios, bem cozidos e de fácil digestão são recomendados. Alimentos como arroz branco, batata cozida, macarrão bem cozido, purê de legumes e frutas maduras podem ser úteis.

Carnes magras e proteínas: Carnes magras, como peito de frango ou peixe, podem ser consumidas, desde que estejam bem cozidas e desfiadas para facilitar a digestão. Ovos cozidos ou mexidos também são boas fontes de proteínas.

Evite alimentos irritantes: Durante a fase aguda da gastrite, é aconselhável evitar alimentos que possam irritar o revestimento do estômago, como alimentos picantes, alimentos gordurosos, cafeína, álcool e refrigerantes.

Leite e laticínios: O leite pode ser reconfortante para algumas pessoas com gastrite, mas outras podem ser sensíveis à lactose ou apresentar piora dos sintomas com o leite. Se tolerar bem, você pode consumir leite e laticínios com moderação. Opte por leite desnatado ou semidesnatado.

Frutas e vegetais: Frutas maduras, como banana, maçã e pera, são mais facilmente digeridas. Evite frutas cítricas e sucos ácidos. Quanto aos vegetais, cozinhe-os bem e prefira aqueles de fácil digestão, como cenoura e abobrinha.

Consistência dos alimentos: Durante a fase aguda, prefira alimentos bem cozidos, amassados ou em purê, para facilitar a digestão. À medida que os sintomas melhoram, você pode reintroduzir alimentos com consistência mais firme.

Pequenas e frequentes refeições: Faça refeições menores e mais frequentes ao longo do dia para evitar sobrecarregar o estômago.
Olá, é importante o fracionamento das refeições sendo de 4 a 5 refeições por dia evitando longos períodos em jejum.
Os alimentos indicados são os ricos em fibras alimentares - vegetais em geral. As fibras agem como efeito tampão. É importante que sejam consumidas em todas as refeições.
Alimentos contraindicados: Café, bebidas alcóolicas, chocolates, refrigerantes a base de cola e pimenta. Atenção ao consumo de leite, o leite estimula a produção acida gástrica e assim atua como um intensificador da dor. Sendo que ele deve ser consumido sempre em conjunto com outros alimentos, nunca puro ou isoladamente.

Especialistas

Antonio Barroso

Antonio Barroso

Cirurgião do aparelho digestivo

São Paulo

Carolina Fischer Cunha

Carolina Fischer Cunha

Gastroenterologista, Médico clínico geral

São Leopoldo

Rubens Nicoletti

Rubens Nicoletti

Médico clínico geral, Generalista

Jundiaí

Carlos Macedo

Carlos Macedo

Médico clínico geral

Recife

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Lucio Flavio Araujo Costa

Lucio Flavio Araujo Costa

Cirurgião geral

Campina Grande

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1554 perguntas sobre Gastrite
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.