quais a sugestões para alguém tenha um relacionamento com uma pessoa Borderline,?

10 respostas
quais a sugestões para alguém tenha um relacionamento com uma pessoa Borderline,?
Primeiramente sugiro que está pessoa faça psicoterapia. Dentro da Terapia Cognitivo-Comportamental tem uma linha chamada Terapia Comportamental Dialética que atualmente é considerado o tratamento de escolha para esse Transtorno de Personalidade, por ser mais efetivo, mostrando resultados mais consistentes.
Além das características citadas acima, essas pessoas tem pouca habilidade social, dificultando a manutenção de vínculo. Não por falta de desejo, mas por não saber se comportar de forma adequada em situações sociais, incluindo de relacionamento. E diante da possibilidade de abandono, seja real ou imaginário, elas se desesperam, tendo comportamentos impulsivos.
Tenha paciência, procure ver a intenção delas nos atos, lembre-se que elas tem qualidades positivas (quando estão bem, podem ser pessoas engraçadas, e boas companhias), merecem serem amadas e terem uma boa rede de apoio (pessoas que estarão presentes quando precisarem).

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Pessoas com Transtorno Borderline possuem uma exagerada reatividade no humor, impulsividade, relacionamentos intensos e estáveis. Manifestam situações conflitantes como raiva, tristeza, solidão, pânico e assim por diante. A maneira com se comportam na maioria das vezes assustam o parceiro e pessoas ao seu redor. O ideal é fazer terapia para melhor lidar com a situação e que seu parceiro também possa fazer tratamento psicológico e medicamentoso para amenizar os sintomas referente ao transtorno.
Em primeiro lugar, prepare-se para uma vida emocionante. Você se relaciona com uma montanha russa, mas se é por opção sua, há um gosto pela montanha russa.
Para lidar com alguém com este diagnóstico, seria interessante que VOCÊ buscasse um psicanalista. Até pra escolher quando quer brincar com brinquedos radicais e quando, e como faz, quando preferir um cineminha básico.
abraço pra você,
Recomendo que ao se deparar com relacionamentos com pacientes diagnosticados como Bordelines, o individuo frequente psicoterapia de abordagem cognitivo comportamental, para aprender com novos modelos educativos como pode amenizar possíveis interferências que possa haver no relacionamento. Ressalto também que sempre deve estar atento ao tipo e a intensidade de vinculo que ele demonstra para com o outro (diagnosticado).
Olá! É preciso compreender antes de qualquer julgamento de doença, que habita um ser humano e como qualquer um de nós precisamos de amor, de ser acolhido, de perceber que pode confiar e que será respeitado por ser, o que se é.
O acompanhamento psicológico e a sustentação psiquiátrica, serão fundamentais para manter equilíbrio e bem-estar dependendo da gravidade.
Eu trabalho com o cliente e com o suporte da família, que acompanham de perto o processo terapêutico. É feito um acordo com o cliente e com a família no inicio do tratamento. Em alguns casos, solicito acompanhamento integral de um membro da família, mas isso, é, caso a caso.
Muito bacana seu interesse em compreender e buscar orientações de auxilio. Parabéns!
Deixo o convite de conhecer o meu espaço e a forma que atuo.
Gratidão.
O TPB - Transtorno de Personalidade Borderline é um sério transtorno cuja cuja principal característica é a instabilidade emocional, por isso são chamados limítrofes. O primeiro passo é a procura pelo psicólogo para psicoterapia, incluindo a sua para seu melhor manejo do paciente. O psicanálise, pelo vínculo, e a Terapia Comportal Dialética, pelo forte forte padrão de questionamento dos comportamentos do paciente, são os tratamentos mais indicados. Se a agressividade e impulsividade tornarem-se sem controle, é indicada também a procura do psiquiatra para avaliar a necessidade de medicação visando deixar o paciente assintomático, ou seja, sem sintomas.
É importante a busca de profissionais especialistas tanto para o paciente como as pessoas que convivem com este. De preferência psicólogo na área cognitivo comportamental e este encaminha para o psiquiatra.

Boa sorte
O individuo com transtorno de personalidade borderline está na fronteira entre a psicose e a neurose.
São características da personalidade:
Baixo limiar `a frustração,prejuízo na percepção da realidade objetiva,sensação de estranheza e vazio e instabilidade do humor.
Levar em consideração tais caracteristicas,facilita o relacionamento com tais pessoas portadoras do transtorno.
É preciso lembrar que o transtorno de personalidade borderline conceitualmente tem características difíceis de lidar, como instabilidade do humor e relações interpessoais e comportamentos impulsivos e/ou auto-destrutividade. Os conselhos envolvem psicoterapia para os dois, redução de estressores, construção de boa rede de apoio, priorização de objetivos mais importantes (a dialética comportamental se destaca nesse transtorno), tratar comorbidades (que são comuns), muita paciência e lembrar que com ou sem transtorno ninguém é perfeito
O relacionamento com uma pessoa com Borderline deve ser cauteloso. Por conta da insegurança natural da patologia, muitas vezes o parceiro acaba reforçando comportamentos que agravam os sintomas como por exemplo a questão do ciume exacerbado.
É fundamental que ambos estejam sendo acompanhados para que fiquem claros quais desafios o casal terá que enfrentar e quais as melhores intervenções.
Importante Salientar que é completamente possível que vocês tenham uma vida conjunta feliz e saudável, mas é importante estarem sendo acompanhados.
Boa Sorte

Especialistas

Geraldo Paulino

Geraldo Paulino

Psicólogo

João Pessoa

Bruna da Silva Moreira

Bruna da Silva Moreira

Generalista

Rio do Campo

Isabella Silveira de Almeida

Isabella Silveira de Almeida

Psicólogo, Psicanalista

São Paulo

Roberta Muniz

Roberta Muniz

Generalista

Belo Horizonte

João Octávio Celante Da Silva

João Octávio Celante Da Silva

Generalista

Pelotas

Bruno Hercos Fontes

Bruno Hercos Fontes

Generalista

Uberaba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 262 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.