qnd tinha 11 anos, meu pai faleceu... ele era alcoólatra, mas era uma boa pessoa qnd estava sóbrio.

19 respostas
qnd tinha 11 anos, meu pai faleceu... ele era alcoólatra, mas era uma boa pessoa qnd estava sóbrio. ele chegava do trabalho umas 17h e normalmente chegava bêbado e brigava mt com a minha mãe, por várias vzs eu ligava p polícia chorando a pedido da minha mãe p separar a briga dos dois. sempre ficava meio apreensiva pensando no q ia acontecer qnd ele chegasse... uns meses dps q ele faleceu, toda vez q chegava no final da tarde eu ficava nervosa, me batia um desespero, vontade de sair correndo, ñ sei explicar direito essa sensação... em uma dessas tardes, estava deitada e do nada me deu uma falta de ar, eu levantei correndo, pensei q ia morrer, corri p sala ficar perto da minha mãe, pois ñ queria ficar sozinha... hj em dia, eu com 17 anos qnd gritam/brigam cmg, eu fico tensa com mta vontade de chorar. como faço p superar esse "medo"? eu quero ser policial, ñ tem como ser policial desse jeito rsrs...
Oi querida! Primeiramente, sinto muito pela violência que presenciou e sentiu, infelizmente experiências intensamente boas e ruins nos deixam marcas. Sinta-se abraçada por mim. Vejo que a psicoterapia pode ser uma oportunidade de elaborar a sua história de vida, traumas, padrões de comportamento que foram formados como reação a essas situações que viveu, e encontrarmos estratégias psicológicas singulares para você, e baseadas em evidência científica, para viver melhor apesar disso. Sua história não pode ser apagada, mas pode ser possível viver melhor e com mais qualidade de vida, com certeza. Permita-se engajar em um processo terapêutico de qualidade, coloco-me à disposição para ajuda-la. Agende sua sessão. Um beijo.

Olá! Sinto muito que tenha passado por isso. Provavelmente diante das situações traumáticas que passou pode ter desenvolvimento pânico que causa esses episódios inesperados de pavor, sem explicação, por isso, considero importante que busque um psicólogo/ psicanalista para que possa ter um espaço de escuta sensível e acolhimento para esse sofrimento. Caso queira marcar uma entrevista, estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia
Lamento muito que você tenha passado por essas experiências difíceis. É compreensível que o histórico de brigas e a perda do seu pai tenham deixado marcas emocionais. Eu sou especialista em Mindfulness, minhas técnicas podem te ajudar a reduzir a ansiedade e a tensão. Experimente identificar e desafiar seus pensamentos negativos que surgem nessas horas. Aqui na clínica trabalhamos eles também. Juntos podemos superar esse medo, essa angústia, e esses pensamentos negativos.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 50

Olá, boa tarde.
Lamento por tudo que você passou em sua infância. Perante tudo que você relatou, é possível que tenha crescido com crenças disfuncionais, que são pensamentos distorcidos ou inflexíveis sobre si mesma, os outros ou o mundo ao seu redor. Essas crenças podem ser automáticas e muitas vezes adquiridas ao longo do tempo através de experiências pessoais. Elas podem ser as causas de sua tensão e vontade de chorar quando gritam ou brigam com você.
Vamos marcar uma consulta para cuidarmos de você, utilizando técnicas específicas da abordagem cognitivo-comportamental, para ajudá-la a reestruturar suas crenças, desenvolver formas mais adaptativas de pensar e livrar-se dos sintomas descritos por você?
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 50
Olá, boa noite. Realmente experiências como essa do período da infância costumam acompanhar a pessoa ao longo da vida, causando ansiedade generalizada e acabando por influenciar nos relacionamentos.
O reconhecimento da causa do evento traumático já é de grande ajuda e a orientação que eu daria seria mesmo buscar ajuda terapêutica.
Este suporte a ajudaria a processar as emoções no seu tempo, trazendo para o presente a oportunidade de viver de forma mais inteira e leve.
Caso queira fazer esse mergulho, conte comigo.
Olá! Sinto muito pela sua perda e dificuldades. Sua reação é uma resposta normal ao trauma da infância. O nervosismo e a falta de ar são sintomas de ansiedade, desencadeados pelo estresse das brigas.

Para superar esse "medo" e se preparar para ser policial, busque apoio psicológico. A terapia pode ajudar a entender suas emoções, desenvolver estratégias para lidar com a ansiedade e construir resiliência. Técnicas de respiração, mindfulness e exercícios de relaxamento também são úteis.

Seu objetivo é encorajador. Com apoio adequado, você pode trabalhar suas emoções e alcançar seu sonho. Procurar ajuda é um passo importante e corajoso.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 80
Nao deve ter sido fácil passar por isso tudo né, mas vamos la.Digamos que você vivenciou essas emoções e seu cérebro registrou e por algum motivo determinados estímulos (como o fim da tarde) faz você lembrar e sentir novamente. Com a psicoterapia você pode trabalhar para que esses estímulos parem de ser gatilhos para esses sentimentos além de poder trabalhar melhor seus traumas.Boa sorte em.seu caminho!!
Você pode começar a descobrir como superar o medo iniciando seu processo de análise/terapia. O caminho é individual e o tempo de "superação" de um trauma também. O inconsciente é estruturado como uma linguagem e falando, ressignificando o que vivenciou, você pode atuar diminuindo seu sofrimento e sintomas decorrentes do vivido. É importante que você faça terapia para olhar para essas questões e possa fazer sua escolhas com mais liberdade. Se não puder pagar, procure uma Clínica da família (SUS) perto de você, um Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) de alguma faculdade que tenha o curso de psicologia ou alguma Escola de Psicanálise que ofereça clínica social. Caso tenha interesse em agendar uma consulta, minha agenda e telefone estão disponíveis em meu perfil. Abraços.
Olá! Sinto muito por você ter passado por isso, imagino que tenha sido difícil para você. Me parece que você vivenciou emoções intensas na sua vida que deixaram marcas emocionais em você. Diante de uma situação estressante e de perigo, ficamos em alerta para nós defender e proteger. Quando isso ocorre com uma grande frequência ou intensidade, nossa mente e nosso corpo podem ficar em alerta mesmo sem ameaça real e reagir como se estivesse em perigo. O recomendável é buscar por ajuda psicológica. O processo de psicoterapia é um espaço seguro e de escuta sem julgamentos onde é possível elaborar e aprofundar as vivências da sua vida, trabalhar os gatilhos que ficaram das experiências traumáticas ressignificando sua história de vida. Vivenciar momentos traumáticos pode gerar muito sofrimento, mas você não precisa passar por isso sozinha. Busque ajuda. Estou à disposição para ajudá-la! Abraços :)
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Olá! As situações pela quais passastes ofereceram intensas reações emocionais. As agressões do teu pai contra tua mãe além de trazer medo, provavelmente de que se machucassem, podem ter deixado marcas de abandono ou desamparo pois a vulnerabilidade emocional de uma criança aumenta na medida que seus cuidadores se “ausentam” de cuidar do menor, para atacar o outro. A tensão do ambiente deixou marcas profundas em ti, sendo que em situações semelhantes você revive de forma automática e talvez até aumentada as reações da infância. Um tratamento psicológico pode te ajudar, porém a vida de policial terá situações semelhantes e até piores que esta. Importante se perguntar o que te leva a pensar nesta profissão, quais as relações com tua história pessoal ? Pode ser um caminho bem interessante de reparação, portanto que você se fortaleça para enfrentar as adversidades, riscos e vulnerabilidades que fazem parte desta atividade.
Olá! Sinto muito que você tenha passado por essas situações de vulnerabilidade na infância. Algumas situações acabam deixando marcas e geram respostas automáticas que não entendemos naquele momento, mas com o processo psicológico conseguimos entender e lidar melhor com essas questões. Recomendo a você que busque um profissional para lhe acompanhar e lhe ajudar a viver melhor com o que lhe aconteceu. Estou a disposição.
Olá! Sinto muito que tenha vivenciado situações de violência na infância e adolescência. A infância é um período crítico e para que a criança cresça e evolua de forma satisfatória é importantíssimo que ela viva num ambiente seguro e isso infelizmente não foi possível. Justamente por isso você carrega marcas desse período até hoje. Pelo seu relato foram muitas situações onde você teve medo e se sentiu vulnerável. A emoção do medo tem a função de nos proteger de alguma situação ruim e por isso ficamos em estado de alerta. No seu caso o estado de alerta era constante e acredito que por isso tenha desenvolvido síndrome do pânico. Por esse motivo você revive as emoções do passado, mesmo quando não existe um motivo aparente que justifique o que está sentindo. Entendo que seja necessário dar um novo significado ao passado e compreender melhor quais pensamentos que mobilizam as emoções e sintomas físicos que você citou. Tenho certeza que a psicoterapia será crucial nesse processo e te ajudará a se preparar para concretizar seu sonho de ser policial.
Espero ter ajudado!
Abraços
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Olá. Sua experiência de perda e o ambiente de conflito familiar que você viveu na infância certamente deixaram marcas profundas em você. A forma como você descreve as reações emocionais que tem até hoje — como o desespero à tarde, a falta de ar e a tensão ao ouvir gritos ou brigas — são sinais de que essas experiências ainda afetam você, possivelmente de maneiras relacionadas ao estresse pós-traumático ou à ansiedade.

Considerar a possibilidade de iniciar um processo terapêutico pode ser muito benéfico. Um psicólogo pode ajudar você a explorar e entender mais profundamente essas emoções e reações.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 140
Olá,
Sinto muito que tenha passado por tudo isso, não deve ter sido nada fácil. Porém, o que tem sentido nos últimos tempos esta relacionado a tudo que vivenciou por anos. Sua descrição se assemelha aos sintomas de estresse pós-traumático, porém o ideal é que busco um psicólogo para realizar um avaliação mais completa e para que este possa te auxiliar na melhora do seu quadro, para que não tenha que abrir mão de seus sonhos e possa ter uma vida saudável.
Espero ter ajudado!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 85
Olá, eu sinto muito que você tenha passado por tudo isso.Lidar com traumas de infância pode ser muito desafiador, especialmente quando esses eventos nos impactam tão profundamente. O que você descreve parece ser uma resposta ao trauma que vivenciou com seu pai. Essa resposta pode se manifestar como ansiedade, medo ou outras reações emocionais intensas, como a vontade de chorar diante de conflitos ou gritos.
Para superar esse "medo" e trabalhar essas questões, a terapia pode ser uma ferramenta extremamente útil. Um psicólogo pode ajudar você a explorar essas experiências passadas e entender como elas ainda influenciam seus sentimentos e comportamentos hoje.
Além disso, um psicólogo pode ensinar técnicas de relaxamento e controle emocional, que são especialmente úteis para alguém que quer seguir uma carreira exigente como a de policial. Trabalhar essas questões agora pode não apenas aliviar o sofrimento emocional, mas também fortalecer suas habilidades emocionais e de resiliência, essenciais em uma profissão que lida com situações estressantes e desafiadoras.
Sinto que tenha passado por algo tão difícil... mas olha, essa sensação que você tem nos finais de tarde são porque essas memórias traumáticas ainda estão mal processadas no seu cérebro, então qualquer detalhe que remeta ao passado (um simples entardecer) pode se tornar um gatilho para que você reviva sensações similares mesmo não tendo "nenhum motivo real" para isso. A Terapia poderá te ajudar MUITO. Existem muitas abordagens ótimas para tratamento de traumas mas a Terapia EDMR tem sido cada vez mais procurada por ter sido desenvolvida exatamente para traumas assim, com foco no estresse pós traumático. Enquanto o paciente relata algumas dessas memórias difíceis, fazemos um estímulo nos dois hemisférios do cérebro do paciente e isso faz com que a carga emocional (tristeza, medo, ansiedade, raiva etc) dessas memórias sejam drasticamente reduzidas, permitindo que o cérebro consiga finalmente processar essas memórias e "enviá-las" para a região de memórias de longo prazo... o que faz com que essas memórias não sejam mais ativadas com situações que antes poderiam ser gatilhos. Assim, você poderá exercer a sua linda função de ajudar as pessoas por meio da sua nova profissão, sem sentir esse excesso de ansiedade ou medo causados pelo passado. O site da Associação Brasileira de EMDR poderá te esclarecer ainda mãos como funciona. Espero ter ajudado!
Olá. Infelizmente essa situação que relatou caracteriza um trauma. Durante esses anos todos vivendo essa relação de medo e violência, gerou um trauma e que precisa ser trabalhado corporalmente e assim consiga não ter mais essas ab reações que descreveu, podendo assim, atrapalhar seu processo no concurso para polícia.
Te convidamos para uma consulta: Terapia do trauma - R$ 220
Você está manifestando uma resposta ao trauma. O trauma se manifesta de formas complexas e muito variadas, e fica guardado no nosso corpo. Ele "dispara" quando reconhece situações familiares por estarmos em constante estado de alerta, luta e fuga. Você precisa de suporte psicológico. Não é possível apagar o que você viveu, mas é possível cuidar de você e da forma como você lida com a sua história para que isso não te limite em sua vida pessoal e profissional.
Olá! Entendo que foi muito difícil pra você ter vivido de forma recorrente esta situação em que você via sua mãe com medo e sem conseguir se defender diante de seu pai alcoolizado. Estas experiências difíceis nos marcam muito quando as vivemos sendo ainda muito jovens. E porque nos marcam, podem gerar ansiedades e medos mesmo muitos anos depois. Recomendo que você procure por uma psicoterapia. Cuidar e curar a dor do passado vai te ajudar em relação aos medos e a ansiedade, e vai te ajudar também a investir em seu futuro, em sua vida profissional, de policial....