Psicopatas e sociopatas tem a autoestima baixa que escondem com o narcisismo ou eles realmente são n

2 respostas
Psicopatas e sociopatas tem a autoestima baixa que escondem com o narcisismo ou eles realmente são narcisistas que se acham incriveis?
Primeiramente, "sociopata" é um termo que não é dianóstico psiquiátrico. É uma palavra que se usa, fora dos meios médicos, para designar pessoas com comportamentos compatíveis com o transtorno de personalidade antissocial. O termo "psicopata", por outro lado, é equivalente, em geral, ao que atualmente se chama de "transtorno de personalidade": pessoas que, através de características de sua personalidade, trazem grande sofrimento para si mesmas e para os que as cercam. Narcisismo é um termo criado por psiquiatras, no século XIX, para descrever comportamentos caracterizados por uma grande necessidade (frequentemente não satisfeita) de reforços sociais positivos, na forma de elogios e aquisições. Existem pessoas que, por acumularem uma grande quantidade desses comportamentos e se caracterizarem pela permanência deles ao longo de toda a fase adulta, recebem o diagnóstico de "personalidade narcisista". Mas, nem todos os psicopatas são narcisistas. Quanto à baixa auto-estima, é um traço frequente em narcisistas, que por isto acabam nunca se satisfazendo totalmente com suas aquisiçõe sociais.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Quero complementar uma diferença básica entre o termo sociopata e psicopata. Alguns profissionais como a Dra. Ana Beatriz consideram os dois como sinônimos. O psicopata ele não tem estrutura de valor incorporada na sua personalidade e não há até hoje nenhuma técnica com disponibilidade para obter este êxito. A parte da exteropsique que é aprendida de fora, não está funcional e nem estruturada no psicopata. Já no sociopata essa estrutura (exteropsique) ela está incorporada e é funcional, só que apresenta desvios graves de condutas, principalmente: mentiras, capacidade de discernimento, dificuldade em estabelecer vínculo com as pessoas, e um comportamento meio de esperto e meio enganador. Isto em decorrência de ter tido uma figura parental que ironizava sua conduta, debochava da criança, ausente no relacionamento fazendo pouco caso do papel correto na educação. Neste segundo caso (o sociopata) o programa de reparentalização está indicado e com bons resultados. Porque existe a possibilidade da mudança do conteúdo funcional, já que a estrutura existe de uma maneira deformada.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.