Psicopata pode ser esquizofrenico? Ele pode se assustar e ter medos?
3
respostas
Psicopata pode ser esquizofrenico? Ele pode se assustar e ter medos?
Primeiramente, "psicopata" não tem um sentido único (por sinal, hoje se prefere o uso do termo "transtorno de personalidade"): há o psicopata "lato sensu", schneideriano, que se caracteriza por uma persistência de comportamentos, ao longo da vida, que levem sofrimento a si mesmo(a) e/ou à sociedade; e há o psicopata "stricto sensu", o frio de emoções, que atualmente seria enquadrado no diagnóstico de transtorno de personalidade antissocial (o termo "sociopata" não é usado nos diagnósticos psiquiátricos). Um psicopata "lato sensu" pode ter esquizofrenia e, inclusive, algumas "psicopatias" têm uma correlação com a esquizofrenia, como o transtorno de personalidade esquizoide e o transtorno de personalidade esquizotípico. Psicopatas "stricto sensu" também podem, em princípio, desenvolver esquizofrenia, pois não há nenhum impedimento que as possíveis alterações cerebrais funcionais de uma personalidade antissocial impeçam que se estabeleçam as alterações que levam a um surto de esquizofrenia. Quanto a assustar-se e ter medos, certamente os "psicopatas" podem, apesar de que há estudos que sugerem que uma parte das pessoas com personalidade antissocial são mais difíceis de se condicionarem para situações aversivas de medo, o que explicaria uma maior prevalência de comportamentos impulsivos e a resiliência em face de punições.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Deve-se pensar que a Esquizofrenia é um transtorno do pensamento, com alteração do juízo crítico da realidade e com presença de delírios e/ou alucinações. Não tem nada a ver com o "psicopata", que hoje receberia o diagnóstico de Transtorno de Personalidade Anti-Social, que é aquele indivíduo que age de forma indiferente com o outro, tem comportamento parasitário e não possui compaixão e empatia. O "psicopata" atua para ganho próprio, muitas premedita o crime com muita antecedência. O esquizofrênico, durante um surto, vai atuar de acordo com o delírio. Uma coisa muito importante: devemos compreender que a grande minoria dos pacientes com esquizofrenia tem este tipo de comportamento. A maioria dos esquizofrênicos quando bem tratados são demasiadamente tranquilos e cooperativos. Já os pacientes com Transtorno de Personalidade Anti-Social não costumam responder tão bem à terapia.
O que mais se aproxima do "Psicopata" no manual de diagnósticos dos transtornos mentais, o DSM - 5, é o Transtorno de personalidade antissocial. Porém, especialistas na área, apoiam a ideia que a psicopatia está além desse transtorno, ou seja, não são sinônimos. O especialista Forense Abdalla-Filho cita: apenas 1/3 das pessoas com Transtorno de Personalidade Antissocial atende aos critérios da Psicopatia. O psicopata pode sim ter emoções como raiva, desejo, prazer, tédio, ou seja, emoções rasas, mas são incapazes de sentir emoções mais profundas, como as sociais (Sentir amor, empatia, compaixão, vergonha, culpa ou remorso). Devido à isso apresentam postura de grande frieza, totalmente incapazes de sentir algumas emoções. Vale lembrar, que para o diagnóstico do Transtorno de Personalidade antissocial, do DSM-5,é obrigatório ser excluído que o paciente esteja num quadro agudo relacionado ao Transtorno afetivo bipolar ou Esquizofrenia. Além disso, a Esquizofrenia, além de cursar com alucinações e delírios, também é possível ocorrer sintomas de desorganização de pensamento e comportamento, distanciamento/embotamento afetivo, entre outros.
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.