Psicoestimulantes e transtorno bipolar. O metilfenidato pode agravar os quadros de mania/hipoma e depressão pra quem é bipolar?

3 respostas
Psicoestimulantes e transtorno bipolar. O metilfenidato pode agravar os quadros de mania/hipomania e depressão pra quem é bipolar?
Os psicoestimulantes podem induzir quadros de mania / hipomania e outras abordagens de tratamento, tanto medicamentosas quanto psicoterápicas devem ser empregadas para tratamento de TDAH comórbido com TAB.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Ana Paula Ribeiro
Psiquiatra
Rio de Janeiro
Sim, o metilfenidato assim como os Psicoestimulantes de maneira geral podem precipitar ou agravar quadros de mania/hipomania em indivíduos susceptíveis. Para quem já é sabidamente portador de transtorno afetivo bipolar, o uso de psicoestimulantes poderá ser feito com cautela, sob orientação e supervisão de médico psiquiatra experiente, sempre ponderando os riscos e benefícios desta medicação.
Olá! Sim, o metilfenidato e outros psicoestimulantes podem, em alguns casos, agravar os quadros de mania/hipomania e depressão em pessoas com transtorno bipolar. Isso ocorre porque esses medicamentos aumentam a atividade dopaminérgica e noradrenérgica no cérebro, o que pode levar a:

Indução de mania ou hipomania – O estimulante pode acelerar pensamentos, impulsividade e agitação, tornando o humor mais instável.
Oscilações de humor mais frequentes – Pode aumentar a ciclagem entre episódios depressivos e maníacos.
Agravamento da ansiedade – Pode intensificar sintomas de inquietação e insônia.
Isso não significa que quem tem transtorno bipolar nunca pode usar metilfenidato, mas ele deve ser prescrito com cautela, geralmente em conjunto com estabilizadores de humor, para reduzir o risco de desencadear sintomas maníacos.

Se quiser entender mais sobre a relação entre transtorno bipolar, tratamentos e como evitar gatilhos para crises, meu eBook "Transtorno Bipolar: Entenda, Gerencie e Viva Melhor" pode te ajudar! Ele está disponível no meu Instagram, acessível pela minha página no Doctoralia.

Especialistas

Roberto Carmignani Verdade

Roberto Carmignani Verdade

Psiquiatra

Campinas

Thiago Alcantara

Thiago Alcantara

Psicólogo

Goiânia

Débora Torres

Débora Torres

Psiquiatra

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 970 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.