Prolapso da Valva Mitral pode ser intermitente? Pode aparecer e desaparecer? É possível não visualizar

3 respostas
Prolapso da Valva Mitral pode ser intermitente? Pode aparecer e desaparecer? É possível não visualizar em um Ecocardiograma ou é sempre aparente durante o exame?
O prolapso da valva mitral não é intermitente. O ideal é a realização de ecocardiograma por profissional devidamente habilitado. Por ser um exame operador-dependente, deve ser realizado por ecocardiografista de confiança do seu cardiologista.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia! Tudo bem? O prolapso da válvula mitral se refere à uma ondulação de qualquer porção dos seus folhetos acima do plano de fechamento valvar ou seja, a válvula se fecha um pouco acima do normal, é um achado comum na população geral e respondendo a sua pergunta, caso exista um prolapso valvar verdadeiro obedecendo os critérios atuais, ele deve ser identificado em todos ecocardiogramas que por ventura realizar, o que ocorre, é que nos últimos anos os critérios sofreram modificação, e indivíduos que tinham diagnóstico dessa condição por exames antigos passaram a não ter levando-se em consideração a nova classificação, vale o resultado de um ecocardiograma recente realizado por um médico capacitado. Complementando, quando há um diagnóstico preciso do prolapso mitral, avaliações clínicas de rotina ao longo da vida são necessárias, pois um pequeno percentual de pacientes acaba desenvolvendo regurgitação grave e uma eventual troca/reparo valvar pode ser indicada no tempo certo. Att.
Os critérios para o diagnóstico ecocardiográfico de prolapso mudaram nos últimos anos. De tal maneira que se você fizer o ecocardiograma com um médico que não está atualizado poderá receber um diagnóstico que já foi modificado. O motivo das mudanças nos critérios diagnósticos foi a descoberta de que aproximadamente 30% da população tem alguma alteração na valva mitral sem ser patológico, sem necessidade de tratamento específico, sendo apenas uma variação do normal.

Especialistas

Henrique Madureira da Rocha Coutinho

Henrique Madureira da Rocha Coutinho

Cirurgião cardiovascular

Rio de Janeiro

Leonardo Andrade Mulinari

Leonardo Andrade Mulinari

Cirurgião cardiovascular

Curitiba

Tércio Campos Leão Neto

Tércio Campos Leão Neto

Cirurgião cardiovascular, Cirurgião geral, Intensivista

Goiânia

Guilherme Viotto R. da Silva

Guilherme Viotto R. da Silva

Cirurgião cardiovascular

Campo Grande

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 122 perguntas sobre Prolapso Da Valva Mitral
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.