Procurei um nefro queixando-me de DOR LOMBAR. Ele passou UGS, TC e exames renais (a causa renal foi descartada).

4 respostas
Procurei um nefro queixando-me de DOR LOMBAR. Ele passou UGS, TC e exames renais (a causa renal foi descartada). Então indicou que eu procurasse outra especialidade: ortopedia ou neurologia. Ambos profissionais podem auxiliar nesse contexto ? Qual seria o mais diretivo, específico?
Ambos podem auxiliar sim para fechar o diagnóstico. No entanto cabe ressaltar que uma opinião de um Fisioterapeuta qualificado pode ser útil nesse caso de dor ainda sem causa aparente.

Não acredito que possa ter um profissional mais objetivo do que o outro , as avaliações de um é diferente da do outro.

Qualquer dúvida estou à disposição.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá,
Vários especialistas podem avaliar e tratar pacientes com dores na coluna. Dentre estes temos neurocirurgiões, ortopedistas de coluna, reumatologistas, fisiatras e outros especialistas com área de atuação em dor.

Alguns especialistas realizam apenas tratamento medicamentoso, enquanto outros realizam desde tratamento medicamentos até tratamentos intervencionistas (percutaneos) e cirúrgicos, dependendo da causa da dor e da necessidade de cada paciente.
São inúmeras as causas de dor lombar. Um boa história clínica e um bom exame físico podem direcionar a um diagnóstico preciso. Só para ter ideia lombalgia ou dor lombar pode ser um sintoma desde um tumor, hernia discal ou até dor miofascial deflagrada por postura inadequada, transtorno de ansiedade entre outros. Neurologista ou Ortopedista? O importante é ser um bom médico que te escute e avalie não apenas sua coluna lombar, mas sua história e você como um todo! Boa saúde! Abraços fraternos.
Acho importante tudo isso que disse a Dra. Vanessa. O que eu posso complementar é dizer que cada especialista tem em seu campo de atuação, um certo "viés" em riqueza de informações sobre as queixas que se enquadram mais nos diagnósiticos da sua especialidade, enquanto tem uma escassez de infomações sobre as queixas que caminham para longe de seu campo de atuação. Eu posso estar enganado, em minhas observações até então, mas esta é a minha impressão.
Sendo assim, o bom e velho generalista, como o clínico ou o atual médico de família e comunidade, é quem melhor poderia fazer este primeiro atendimento, para depois, se necessário, encaminhar para determinado especialista.

Especialistas

Patrícia Mendes Pinheiro Juliani

Patrícia Mendes Pinheiro Juliani

Fisioterapeuta

São Paulo

Maria Eduarda Goulart

Maria Eduarda Goulart

Fisioterapeuta

Paraguaçu Paulista

Maria Carolina Guerra Silveira Armani

Maria Carolina Guerra Silveira Armani

Fisioterapeuta

Petrópolis

Maurício Hideaki Takahashi

Maurício Hideaki Takahashi

Fisioterapeuta

Campinas

Andrew Gustavo de Matos

Andrew Gustavo de Matos

Ortopedista - traumatologista

Ronda Alta

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 129 perguntas sobre Lombalgia (dor lombar)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.