Problemas de memorias Pode ser dano no cortex pre frontal esqueci grande parte da vida e to com 0 qu

16 respostas
Problemas de memorias Pode ser dano no cortex pre frontal esqueci grande parte da vida e to com 0 qualidade de vida e possivel recuperar essa parte do cerebro por completo?
Importante você se consultar com um médico especialista e, descartando a questão fisica, fazer Psicoterapia para descobrir se pode ser um bloqueio emocional.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 360

Indico fazer uma avaliação completa, neuro e neuropsicólogo. Se descartar as hipóteses físicas, busque o psicólogo. Mas da pra você realizar um trabalho de reabilitação sim, caso seja indicado ao seu caso. A Neuroplasticidade do nosso cérebro é incrível. Fique tranquila.
A primeira coisa a fazer é procurar tanto um Neurologista quanto um Neuropsicólogo para fazer uma avaliação detalhada. A neuroplasticidade do nosso cérebro (sistema nervoso) é surpreendente. Boa sorte! @lysipsicologa
Olá, eu recomendo você procurar um neurologista ou uma neuropsicóloga, para fazer uma avaliação mais completa. A Psicoterapia pode ser também um grande aliado. Se você ainda não começou, seria importante agendar um horário e iniciar seu processo terapêutico.
Boa noite!
A plasticidade neuronal é fantástica , apesar das previsões médicas, pesquisas indicam processos de superação incríveis. Por isso aconselho a você investir e você, porque cada organismo é único. Um forte abraço e sucesso
Lamento saber que você está enfrentando esses desafios. Problemas de memória podem ter várias causas. A recuperação depende de muitos fatores, incluindo investigação de possíveis danos e extensão. Embora algumas funções cerebrais possam ser reabilitadas até certo ponto através de terapias como reabilitação cognitiva e estratégias compensatórias, é essencial consultar um profissional da neurologia e psicologia/Dor. Eles podem avaliar sua situação específica e oferecer um plano de tratamento. Lembre-se, buscar ajuda profissional é um passo importante para melhorar sua qualidade de vida. Tudo de melhor!
Olá! Indico você consultar um médico especialista em neurologia com intuito de descartar possível dano físico, biológico. Após isso, procure um profissional da saúde mental: psicólogo ou psicanalista. Ainda, esse esquecimento pode ser proveniente de uma lesão ou aconteceu do nada? Em um processo de análise, você conseguirá costurar essas questões. Espero ter ajudado!
Te convidamos para uma consulta: Consulta em psicanálise online - R$ 100
Olá! A perda de memória e os problemas de memória podem ser causados ​​por vários motivos, incluindo disfunções no córtex pré-frontal e outras áreas do cérebro. No entanto, é necessário investigar a causa relacionada a essa queixa e, para isso, sugiro uma consulta com um médico neurologista, exames de neuroimagem e outros exames podem auxiliar no diagnóstico.
Uma avaliação neuropsicológica com uma anamnese para saber sobre a história de vida e testes neuropsicológicos, podem traçar um funcionamento cognitivo, comportamental e emocional que podem sugerir possíveis acompanhamentos para a sua queixa, com orientações específicas com base no seu diagnóstico e nas necessidades individuais, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e a função cognitiva.
Espero ter ajudado.
Olá, como você está? Sinto muito mesmo pela sua situação, imagino o quanto é difícil perder as suas memórias, mas é muito importante realizar exames e avaliações para investigar as causas de tais sintomas. O que indico é a Avaliação Neuropsicológica, para avaliação do perfil cognitivo e uma avaliação neurológica, a fim de investigar os comprometimentos e ser traçado um plano tratamento.

Espero ter esclarecido,

Estou à disposição para quaisquer esclarecimentos, um abraço!
Olá....O córtex pré frontal é responsável pelo raciocínio, lógica e julgamento. A parte do cérebro que esta associada com a memória é o Hipocampo e o córtex e o sub-córtex, dependendo do tipo de lembrança. Porém o esquecimento pode estar associado diretamente com o estresse. O stress possui cinco fases e a ultima é a exaustão. Então será que você não esta com nível alto de estresse? O transtorno de ansiedade como principal causa "de perda de memória". Dentro da ansiedade existe o transtorno do estresse pós-traumático (TEPT), será que você passou por algum episódio de trauma, que possa desencadear essa falta de memória. Então o mais correto a fazer é procurar um psicólogo cognitivo comportamental, ele irá trabalhar no aqui e agora, para descobrir o que esta gerando essa perda de memória. Espero ter colaborado com suas dúvidas.
É importante fazer alguns exames para poder descartar algumas hipóteses de desregulação ou doença física, mas é muito comum esquecer longos e curtos períodos por bloqueio emocional ou traumas que o consciente não dá conta de sustentar. De toda maneira, em terapia é possível compreender melhor seu caso específico com cuidado e respeito ao seu próprio tempo, caso esteja em busca de um lugar de acolhimento das suas questões estou à disposição! Desejo boa sorte na sua busca e um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 140
Olá, espero que fique bem.
E importante acima de tudo procurar um expecialista na área para ver o que pode estar acontecendo e junto com este acompanhamento o profisisonal da saúde mental, para juntos com uma equipe multidisciplinar encontrar a causa desta falta de memoria, se aconteceu algum evento traumatico, estresse , ansiedade que possa ter ocasionado essa perca de memória.
Espero ter ajudado e que você possa melhorar continuamente.
Olá, é muito importante a busca por um neurologista para avaliação e juntamente com outros profissionais da saúde mental para que busquem ferramentas e tracem um caminho para entender o que está causando as perdas de memórias.
Problemas de memória podem estar ligados a danos ou disfunções no córtex pré-frontal, essencial para funções executivas e memória. A recuperação dessas funções varia amplamente com a causa e extensão do dano, idade e saúde geral do indivíduo. Profissionais de saúde mental e neurologistas são fundamentais para diagnóstico e recomendação de tratamentos. Embora a recuperação total possa não ser sempre viável, muitos melhoram significativamente sua qualidade de vida e funções cognitivas com tratamento adequado. É vital buscar ajuda profissional para uma avaliação completa e um plano de tratamento personalizado.

O interessante seria fazer uma avaliação neuropsicologica para avaliar o nível de comprometimento de sua memória e outros possíveis achados para depois ser submetida ao processo de reabilitação de acordo com o diagnóstico. Além da psicoterapia, técnicas como neurofeedback e tDCS, por exemplo, podem proporcionar bons resultados. Geralmente, também é necessário ser acompanhada por um profissional psiquiatra.
A dificuldade de memória e a sensação de perda significativa de qualidade de vida podem ser sintomas de danos no córtex pré-frontal, uma área do cérebro crucial para funções cognitivas complexas, como a memória, tomada de decisão e comportamento social. A recuperação completa do córtex pré-frontal depende de diversos fatores, incluindo a causa e extensão do dano, a idade, a saúde geral e a rapidez com que o tratamento é iniciado.

Aqui estão algumas considerações e estratégias que podem ajudar no processo de recuperação e gerenciamento dessa condição:

Diagnóstico e Tratamento Médico: É essencial obter um diagnóstico preciso de um neurologista ou neuropsicólogo. Eles podem realizar exames de imagem cerebral, como ressonância magnética (MRI) ou tomografia computadorizada (CT), para avaliar a extensão do dano. Tratamentos podem incluir medicamentos para melhorar a função cognitiva e tratar quaisquer condições subjacentes.

Reabilitação Cognitiva: A terapia cognitiva pode ajudar a melhorar as funções prejudicadas e desenvolver novas estratégias para lidar com as dificuldades de memória. Isso pode incluir exercícios específicos para fortalecer a memória de trabalho, habilidades de planejamento e tomada de decisão.

Neuroplasticidade: O cérebro tem uma capacidade notável de se reorganizar e formar novas conexões neurais, um fenômeno conhecido como neuroplasticidade. Atividades cognitivamente desafiadoras, como aprender uma nova habilidade, jogar jogos de raciocínio ou praticar hobbies que exigem concentração, podem estimular a neuroplasticidade.

Estilo de Vida Saudável:

Exercício Físico: O exercício regular pode aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro e promover a formação de novas conexões neurais.
Dieta Nutritiva: Uma dieta rica em antioxidantes, ácidos graxos ômega-3, e vitaminas essenciais pode apoiar a saúde cerebral.
Sono Adequado: O sono é fundamental para a consolidação da memória e a recuperação cerebral. Garantir um sono de qualidade pode ter um impacto positivo na função cognitiva.
Gerenciamento do Estresse: Técnicas de relaxamento, como meditação, ioga e mindfulness, podem ajudar a reduzir o estresse, que pode impactar negativamente a memória e a função cerebral.
Terapia Ocupacional: Trabalhar com um terapeuta ocupacional pode ajudar a desenvolver estratégias práticas para lidar com as dificuldades do dia a dia e melhorar a qualidade de vida.

Suporte Psicológico e Emocional: A perda de memória e as mudanças na função cognitiva podem ser emocionalmente difíceis. Buscar apoio psicológico pode ajudar a lidar com sentimentos de frustração, ansiedade e depressão. Terapias como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) podem ser particularmente úteis.

Tecnologia Assistiva: Utilizar ferramentas tecnológicas, como aplicativos de organização, lembretes no celular, e dispositivos de gravação, pode ajudar a compensar as dificuldades de memória.

Embora a recuperação completa possa não ser garantida, muitas pessoas encontram formas de melhorar significativamente sua qualidade de vida e função cognitiva através de um conjunto de abordagens terapêuticas e estratégias de gerenciamento. O apoio contínuo de profissionais de saúde, amigos e familiares é crucial nesse processo.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!