Primeiro dia de tratamento com oxalato de escitalopram, me deu uma crise de ansiedade muito forte, s

2 respostas
Primeiro dia de tratamento com oxalato de escitalopram, me deu uma crise de ansiedade muito forte, sonolência mas ao mesmo tempo agitação, sinais de bruxismo, queixo travado. É normal? Posso parar já o tratamento? Efeitos horríveis.
Há pessoas que são muito sensíveis ao uso de medicações antidepressivas, e podem apresentar esses efeitos colaterais imediatamente após o uso. Eles estão relacionados há um aumento imediato da serotonina na fenda sináptica de certas regiões cerebrais. Já os efeitos terapêuticos da medicação levam um tempo mínimo de 15 dias para começarem a aparecer, e estão relacionados a transcrição gênica, expressão de receptores, redução de fatores inflamatórios, e aumento de BDNF.
Esses efeitos colaterais iniciais tendem a desaparecer após 15 dias, mas podem ser intoleráveis no início. Algumas estratégias para minimizar sua presença e intensidade é a titulação bem lenta da dose, começando com dosagens muito pequenas e ir subindo lentamente, conforme o paciente tolera. Outra estratégia é o uso de ansiolíticos como benzodiazepínicos aliviar a ansiedade, de forma temporária.
Converse com seu médico para definir a melhor conduta para você.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Realmente pode ocorrer todos esses sintomas quando se inicia uma medicação como o escitalopram. Geralmente os efeitos colaterais passam em 14 a 21 dias do tratamento, entretanto quando os sintomas são intensos e intoleráveis, é necessário avaliar com seu médico a necessidade de ajuste/ troca ou outras condutas.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2151 perguntas sobre Escitalopram
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.