Primeira ultra com 6 semanas e foi visto apenas saco gestacional. Colo fechadinho, sinais de vitalid

3 respostas
Primeira ultra com 6 semanas e foi visto apenas saco gestacional. Colo fechadinho, sinais de vitalidade. A médica falou que estava muito novo e mandou eu retornar com 10 a 15 dias para poder ver o feto e escutar coração. Fiquei com muito medo de ser uma gravidez anembrionada. Já estou com 10 semanas e 3 dias e até agora não voltei com medo. Sigo enjoando muito, sem nenhum tipo de sangramento. Bem saudável mesmo. Barriga crescendo. Mas tô nervosa. Devo me preocupar?
Dr. Valdenir Peixoto Filho
Médico de família, Médico clínico geral, Generalista
Limoeiro Do Norte
Pelo que consegui entender, você ainda não tem nenhum motivo para se preocupar, visto que a Ultrassonografia(USG) realizada mostrou uma gestação em curso sem sinais de parada de evolução. Idealmente, deve ser feito novo USG para checar viabilidade e localização. Eu sei que surgem várias inseguranças e medos numa situação nova como essa, mas em alguns momentos é necessário enfrentar. espero ter ajudado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Renata Sampaio de Alcântara
Médico de família, Médico clínico geral
Fortaleza
Olá! Fique tranquila, de fato, com 6 semanas de gestação não dá para ver quase nada na ultrassom. O recomendado é que a primeira ultra-som transvaginal da mulher gestante seja com 7-8 semanas de gravidez.
Nessa idade gestacional conseguimos ver o embrião e escutar os batimentos cardíacos fetais.
Acredito que sua gestação esteja normal, o fato de estar enjoando é positivo. A barriga não cresce nesse primeiro momento, somente com 12 semanas que podemos sentir alguma diferença no abdome. Os seios podem ficar doloridos e dando sensação de pontadas nessas primeiras semanas. Os sintomas de gestação variam muito de pessoa para pessoa e de uma gestação para outra.
É normal ficarmos com muitos medos nesse primeiro trimestre, mas fique tranquila, todas as mulheres passam por isso e na maioria das vezes fica tudo bem.
Dr. Pavel Vigo Cuza
Médico de família
Rio de Janeiro
É totalmente compreensível o seu medo — muitas mulheres passam exatamente por essa angústia nessa fase. Mas, pelo que você descreveu, os sinais são bem positivos.
Vamos por partes:
Com 6 semanas, é muito comum ver apenas o saco gestacional no ultrassom. O embrião e os batimentos cardíacos geralmente aparecem entre 6 e 8 semanas, e em alguns casos até um pouco depois, dependendo do momento exato da ovulação e da implantação.
Você agora está com 10 semanas e 3 dias, e relata:
enjoo forte, nenhum sangramento, barriga crescendo, se sentindo bem no geral.
Esses são ótimos sinais de que a gestação está evoluindo normalmente.
Numa gravidez anembrionada, o mais comum seria os sintomas diminuírem com o tempo, ou aparecer sangramento, dor, ou o útero parar de crescer — o que não é o seu caso.
O ideal agora é fazer o ultrassom de controle o quanto antes. Com 10 semanas, já é possível ver o embrião formado, medir e ouvir os batimentos cardíacos. Isso vai te trazer tranquilidade e confirmação da evolução da gestação.
Importante manter o acompanhamento pré-natal nas datas certas e fazer a USG de Translucência nucal entre 12-14 semanas.

Especialistas

Luís Marcio Domingues Aranha Filho

Luís Marcio Domingues Aranha Filho

Ginecologista

São Paulo

Frederico Bravim Vitorino

Frederico Bravim Vitorino

Ginecologista

Vitória

Silvia Helena Caires de Oliveira

Silvia Helena Caires de Oliveira

Ginecologista

Uberlândia

Danilo Scheit Vieira Junior

Danilo Scheit Vieira Junior

Ginecologista

Barueri

Letícia Lattanzi

Letícia Lattanzi

Ginecologista

Rio de Janeiro

Camila Serra

Camila Serra

Ginecologista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 624 perguntas sobre Abortamento Espontâneo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.