Prezados, boa noite. Fiz pela segunda vez a cirurgia de pterígio e novamente está voltando. O que po

2 respostas
Prezados, boa noite. Fiz pela segunda vez a cirurgia de pterígio e novamente está voltando. O que posso fazer para resolver de vez este problema? Uma terceira cirurgia seria o correto ou existe uma outra alternativa?
Olá, obrigado por compartilhar a sua dúvida conosco! A formação do pterígio está ligada à vários fatores, dentre eles: genética que predispõe à formação; exposição solar excessiva sem proteção; exposição frequente ao vento e ar com baixa umidade relativa, exposição à irritantes do ambiente( poeira, produtos voláteis) dentre outros fatores. Algumas técnicas cirúrgicas estão associadas à uma maior reincidência do Pterígio. Outras técnicas, a reincidência é menor! Algumas vezes, precisamos lançar mão de medicamentos no local da cirurgia para evitar o crescimento desse novo tecido, reduzindo a chance de reincidência. Precisa avaliar antes se o seu olho pode realizar uma nova cirurgia ou se já existe algum fator que contra-indique o procedimento. Mas saiba que, em alguns poucos casos, mesmo com todos os cuidados, o Pterígio pode voltar à crescer! Recomendo que procure um colega especialista em córnea para realizar a sua avaliação e a próxima cirurgia se for o caso! Espero ter ajudado!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, para acrescentar, avaliar sua idade ( quanto mais jovem, maior a chance de recidiva ), ato de coçar os olhos tb corrobora para recidivas e como dito, a técnica utilizada, hoje existem técnicas cirúrgicas que diminuem de maneira significativa a chance de recidivas.

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1591 perguntas sobre Cirurgia Do Pterigio
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.