Prezados (a), cheguei a conclusão que preciso de terapia. Mas minha dúvida é que psicólogo (a), devo

24 respostas
Prezados (a), cheguei a conclusão que preciso de terapia. Mas minha dúvida é que psicólogo (a), devo procurar? Há uma especialidade especifica devo procurar? Não sei dizer em detalhes quais os meus problemas, muito se resume a minha infância e adolescência, problemas com meu pai, minha família em geral, as cobranças que tive de outros e de mim mesma. Tive depressão na minha adolescência e isso me assombra até hoje também. É um pacote de tanta coisa. Então, minha pergunta é que especialidade eu devo procurar em um psicólogo?
Olá. A decisão de buscar terapia é um passo importante para o seu bem-estar, e escolher o profissional adequado pode fazer uma grande diferença no processo terapêutico. Dada a sua descrição, parece que você está lidando com questões emocionais e psicológicas que se desenvolveram ao longo da sua infância e adolescência, incluindo problemas familiares e depressão.

Existem diversas abordagens na psicologia. Pesquise e leia sobre diferentes abordagens terapêuticas. Isso pode ajudá-lo a entender melhor qual tipo de terapia ressoa mais com você.

A terapia cognitivo-comportamental tem sido muito eficaz para o tratamento de diversas questões como depressão, ansiedade e outros problemas emocionais.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120

Olá! Existem diversas abordagens da psicologia e que lidam de forma diferente com nossas questões humanas, não há uma melhor que a outra, mas existem aquelas em que nos adaptamos mais.
Sugiro pesquisar antes das principais abordagens, são elas: Gestalt terapia, Terapia cognitivo-comportamental, Psicanálise e suas vertentes, existencial-humanista, etc.
Todas elas sem excessão te auxiliarão no processo. Cabe a você escolher!
Olá, conforme já apontado pelos colegas existem muitas possibilidades dentro da Psicologia. Penso que para além da pesquisa sobre a teoria é preciso ter a experiência de um ou alguns encontros com um profissional para avaliar quais são os efeitos para você. Faça uma tentativa com um psicólogo que chame sua atenção de alguma forma ou que alguém te indique e veja se está fazendo sentido para você, se você tem uma certa empatia com a pessoa, se está te ajudando em seus impasses, etc... O "termômetro"mais eficiente para avaliar alguma modalidade de psicoterapia é a experiência de quem está passando pelo processo, portanto tente encontrar alguém que queira se especializar em você!
Que bom que tomou essa decisão e agora dentre tantos profissionais capacitados, conheça um pouco mais sobre cada um deles em suas redes sociais, sites etc. E depois marque com alguns e sinta se existirá conexão. Mesmo você ainda não tendo clareza por onde começar, nessa sessão inicial, terá essa possibilidade de sentir com qual deles poderá ter o acolhimento que precisa e o entendimento necessário. Siga para o próximo passo e marque sua consulta!
Olá! Considero importante que você tenha reconhecido a necessidade de buscar ajuda terapêutica para lidar com os diversos problemas que mencionou. Em relação à especialidade do psicólogo que você deve procurar, sugiro que busque um profissional que seja capaz de ajudá-lo a explorar e compreender os aspectos emocionais e psicológicos que estão afetando sua vida, independente do tipo de abordagem. Ao marcar uma consulta, não hesite em compartilhar suas preocupações e expectativas com o profissional, para que juntos possam estabelecer um plano de tratamento adequado às suas necessidades. Lembre-se de que o processo terapêutico pode ser desafiador, mas também extremamente gratificante e transformador.

Desejo sucesso em sua jornada rumo ao autoconhecimento e bem-estar emocional.
Olá! Tudo bem? Espero que você esteja bem!
Fico contente em saber que você tomou uma decisão importante de auto cuidado que é buscar orientação para iniciar psicoterapia. É um passo significativo para o se bem-estar e crescimento pessoal. Entendo que pode ser um pouco confuso ou até mesmo difícil escolher a especialidade certa quando há várias questões mesmo que pareçam interligadas.
Pelo que você descreveu, parece que suas preocupações estão enraizadas em experiências passadas, como sua infância, adolescência, e relações familiares. Vou explicar algumas especialidades que podem ser úteis no seu caso:

1. Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC): A TCC é focada no presente e ajuda a identificar e modificar pensamentos e comportamentos negativos. Pode ser útil para tratar a depressão e ansiedade que você mencionou, além de ajudar a lidar com as cobranças e expectativas que tem de si mesma e dos outros.

2. Terapia Sistêmica ou Familiar: Dado que suas dificuldades envolvem relações familiares, essa abordagem pode ser útil para entender e melhorar essas dinâmicas. Mesmo que você faça a terapia individualmente, um terapeuta sistêmico pode ajudá-la a compreender o impacto dessas relações na sua vida.

3. Terapia Humanista: Essa abordagem enfatiza o crescimento pessoal e a autoatualização. Pode ser útil para trabalhar questões de autoestima e autoconfiança, além de proporcionar um ambiente de aceitação incondicional.

3. Terapia Integrativa: Muitos psicólogos utilizam uma abordagem integrativa, combinando elementos de várias teorias para adaptar o tratamento às suas necessidades específicas. Isso pode ser especialmente útil quando há múltiplas questões a serem abordadas.

Dado que você menciona um "pacote de tanta coisa", pode ser interessante procurar um psicólogo que tenha experiência em trabalhar com traumas, depressão, e problemas familiares. Você pode iniciar a busca por um psicólogo que se especialize em uma dessas áreas e que também seja aberto a usar técnicas integrativas. É uma sugestão, não uma indicação, até porque existem diversas outras abordagens.

Estou à disposição para ajudar você a encontrar um caminho terapêutico que faça sentido para sua jornada de autoconhecimento e cura. Se desejar, podemos agendar uma consulta para conversarmos melhor sobre suas necessidades em mais detalhes e determinar a melhor abordagem para o seu caso específico.

Sinta-se à vontade para entrar em contato comigo e para marcar uma consulta. Estou aqui para apoiar você nesse processo de autoconhecimento e crescimento pessoal. Aguardo seu contato!

Abraços,
Psicóloga e Mestre em Psicologia Adriana de Araújo
@psicologaadrianadearaujo
Olá. Em uma psicoterapia a técnica conta, mas a relação terapêutica também conta muito. Então é importante que você consiga estabelecer uma boa relação com o terapeuta.Claro, é importante que o profissional tenha uma formação adequada, ampla, que tenha experiência. Então minha sugestão é, procure um psicólogo e marque uma sessão, tente por pelo menos um mês e veja como é para você. Porque é importante você abrir espaço para a tentativa e não se apegar somente a como foi a primeira sessão ou a aparência ou títulos. Dê uma chance para esse processo e boa sorte!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 160
Olá! Aconselho que faça entrevistas para que possa encontrar um profissional que se identifique e um método na psicologia clínica que tenha sentido para você. A Psicanálise, por exemplo, busca investigar o inconsciente a partir da relação transferencial (relação de confiança entre paciente e psicólogo), do enquadre ( todas as variáveis que possibilitam a terapia) , contratransferência (o que o paciente gera no analista), espaço entre (o que é construído no espaço terapêutico a partir da relação analista/ analisando), ou seja, o foco é no indivíduo como um todo e na sua história de vida, possibilitando assim, que o sintoma não seja a única forma do inconsciente se presentificar. Espero ter ajudado, estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia
Olá!
Um psicólogo não precisa ter necessariamente uma especialização para atender suas demandas (como por exemplo ter feito uma pós em família e casal). Porém, cada um terá uma abordagem diferente e entenderá suas questões de acordo com uma teoria e sua metodologia, além de ter seu próprio jeito de ser terapeuta, devido à sua bagagem de vida também. Mas dentro das abordagens, podemos ter: psicanálise, humanista-existencial, cognitivo comportamental, junguiana, terapia corporal, etc.
Você pode tanto pesquisar sobre as principais abordagens e escolher um psicólogo de uma que seja mais do seu apreço, quanto ir em uma primeira sessão, sem compromisso de ficar, para conhecer o psicólogo e sentir como é a sessão dele, se te agrada a forma como ele maneja a sessão e se relaciona com você. Não existe uma regra. Mas, acredito eu que uma das melhores formas é ir por indicação (um profissional que alguém já tenha ido e te recomenda), e pesquisar sobre a formação desse profissional - se é inscrito no CRP, se ele fez algum curso de formação ou de atualização, se foi a algum congresso…
Se o profissional tiver rede social, talvez possa conhecer um pouco mais sobre ele, sua visão e sua forma de trabalhar.
Enfim, não sei se te ajudei, mas acho que isso pode te facilitar a encontrar um bom profissional!
Um abraço
Olá! Acredito que todo psicólogo está apto para lhe atender em toda a sua demanda, porém é preciso buscar aquele profissional da qual você se sinta com mais segurança em trazer as suas questões. Pesquise, converse com os profissionais. Boa sorte na sua busca e que você fique bem. :-)
Bora pra análise, te aguardo!
Te convidamos para uma consulta: Consulta em psicanálise online - R$ 130
Olá! Fico feliz que tenha tido a decisão de fazer psicoterapia. Certamente o processo será de extrema importância pra que consiga lidar melhor com suas emoções. Na minha opinião a especialidade é importante, mas não é a questão principal no momento da escolha do Psicólogo. O principal é que você sinta confiança no profissional e perceba que ele atua de forma ética e comprometido com a confidencialidade das informações. Sugiro que você pesquise profissionais nessa plataforma e veja quais os que te passem mais segurança num primeiro momento. No perfil do profissional você terá acesso as informações sobre ele, opiniões de pacientes que foram atendidos e se possui pacientes fiéis, ou seja, que retornam para a psicoterapia. Agende sessões com dois ou três para ter uma base de comparação e decidir-se. Fique à vontade para sanar todas as suas dúvidas. Tenho certeza que você encontrará um bom profissional e conseguirá avançar nas questões ligadas a saúde emocional.
Espero ter ajudado!
Abraços
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Olá! Bom, o primeiro passo, reconhecer que precisa e que quer iniciar o processo de terapia, costuma ser um dos mais difíceis. Fico feliz que você tenha conseguido dar esse primeiro passo. Pra escolher uma linha teórica, acredido que o melhor seja pesquisar um pouco de cada e ver qual delas se assemelha mais com o que você procura, qual delas trabalha mais as questões que você quer trabalhar, com qual delas você se identifica mais. Posso te garantir que a psicanálise é uma abordagem que foca bastante nas questões de infância, adolescência e nas relações familiares, pois entende que nos constinuímos enquanto sujeito a partir da nossa relação com o outro (especialmente nossos pais e/ou cuidadores) e das nossas vivências no deselvolvimento. Escolhida a abordagem, o próximo passo é procurar psicólogos, buscar quais você acredita serem de confiança, quais se alinham mais com as suas expectativas e, daí, agendar uma consulta inicial. Tenha em mente que muitas vezes você não vai se identificar com um(a) psicólogo(a) ou com uma abordagem de primeira, mas não deixe isso te desanimar com relação a terapia, insista mais um pouco ou tente outro, se for necessário. Insista no seu processo, porque um processo de terapia/análise, apesar de desconfortável (pois não é fácil falar de suas questões mais íntimas), é algo extremamente poderoso e transformador. Caso queira conversar mais sobre, fico à disposição.
Olá!

Que bom que refletiu e tornou consciente o início da sua terapia!

Considero que o mais importante é encontrar um profissional com quem você se sinta confortável e confiante para trabalhar suas questões. É comum testar algumas sessões para ver se a abordagem funciona bem para você.

Sugiro dar uma pesquisada nas abordagens e escolher a que mais se identifica, a partir daí é tentativa e erro, você pode marcar uma entrevista inicial e ver como se sente confortável o profissional, mas sempre tendo em mente que essa identificação se dá ao longo do tempo.. se não se sentir confortável, busque outro profissional, até encontrar um pra chamar de seu ! ;)

Espero que encontre!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 200
Resumindo: Procure sempre a Terapia Cognitivo Comportamental, pois possui embasamento científico.
Olá! Reconhecer a necessidade de fazer psicoterapia é um passo importante do processo. Compreendo sua dúvida em relação a especialidades, mas ainda mais importante do que a especialidade é a iniciativa de começar a psicoterapia. Existem diversas abordagens psicológicas e todas elas tem sua eficácia. Procure o perfil de um psicólogo com o qual se identifique minimamente. Inicie o processo. Se houver necessidade de encaminhamento para um especialista ou para um profissional de uma abordagem diferente, o profissional responsável saberá conduzir. E no decorrer do processo você vai perceber se aquela abordagem satisfaz suas necessidades. Mas é preciso dar-se tempo para que o processo se instaure e mostre resultados. Vai ser um trabalho mútuo, nem sempre fácil, mas que abre muitas possibilidades. Atuo sob a perspectiva da psicanálise, que busca, dentre outras coisas, investigar aspectos inconscientes do nosso funcionamento, incluindo a abordagem de questões ligadas ao histórico de vida passado, infância e adolescência, sem menosprezar o hoje. Estou à disposição caso queira agendar uma consulta.
Com as hipóteses que você traz, acredito que a psicanálise possa te ajudar em aspectos bastante profundos pois será sob o inconsciente e como reflete na posição subjetiva que tu te coloca atualmente que irá atuar!
Bom dia,
Sugiro procurar um psicólogo que se sinta a vontade, seja empático e compreensivo com seus problemas, a ponto de lhe ajudar. Um psicólogo que tenha larga experiência em suas dificuldades. Acredito que, sua escolha será a melhor
Bom dia. Procure um profissional que você simpatize dentro do que vc busca. Atente-se para registro profissional ativo (crp), experiência clínica, opiniões. A psicologia tem várias abordagens. Eu trabalho com psicanálise junguiana e tcc. Escolhi a psicanálise junguiana devido a profundidade terapêutica, para você encontrar suas respostas e viver seus potenciais resolvendo os traumas do passado. Tb utilizo bastante técnicas de hipnose com atenção plena para mudar padrões inconscientes. A cognitiva uso pontualmente em alguns protocolos, essa abordagem trabalha apenas o presente. Outro ponto importante é você sentir-se acolhida e ver evolução na sua terapia. Se isso não ocorrer troque de profissional. Espero ter ajudado. Abraço fraterno
Olá, boa tarde. Imagino que muitos questionamentos devam estar surgindo nesse momento, afinal o passo de buscar a psicoterapia é algo muito significativo. Essa preocupação que você demonstrou é natural de existir visto que você estará confiando vários relatos da sua história de vida para um profissional. A psicologia, como já foi reforçado acima, é composta por diversas abordagens de trabalho, mas costumo indicar a Terapia Cognitiva Comportamental pela suas atualizações e embasamento científico, ou seja, as intervenções serão direcionadas para as suas demandas principais, os pontos de urgência, e acontecem de forma colaborativa, onde você participará de forma ativa do seu processo. Espero que minha resposta possa te ajudar. Conte comigo.
Parece que você está lidando com questões complexas relacionadas à sua experiência de depressão na adolescência, que continuam a afetar você até hoje. É compreensível que essa carga emocional persistente possa influenciar diversos aspectos da sua vida.

Para abordar essas questões de maneira eficaz, recomendo procurar um psicólogo que tenha experiência e especialização em pelo menos duas áreas principais: psicoterapia para depressão e psicoterapia para adultos que enfrentam questões de longo prazo relacionadas a experiências passadas.

Ao escolher um psicólogo, é importante encontrar alguém com quem você se sinta confortável e que tenha experiência no tratamento das questões que você está enfrentando. Como psicólogo especializado em psicoterapia online, estou aqui para oferecer suporte e trabalhar com você nesse processo de compreensão e cura. Se você estiver interessado em explorar mais sobre como podemos trabalhar juntos, convido você a agendar uma sessão de psicoterapia online. Juntos, podemos encontrar o melhor caminho para ajudá-lo a lidar com esses desafios e cultivar um maior bem-estar emocional em sua vida.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 150
Olá! Conheça alguns profissionais/linhas no contexto prático. A abordagem + a presença do(a) profissional…como isso repercutir intelectual e emocionalmente, você mesmo(a) irá ter uma indicação partindo de si para a sua jornada de cuidado e alívio. Dentre o que você pode conhecer, convido-te a checar a Terapia EMDR + Pain Management…Há informações pertinentes no site: psicologasaopaulo.com
Sinta-se livre também para entrar em contato.
Tudo de melhor!
Olá, te orientaria fazer psicoterapia corporal reichiana, pois muitas coisas que não acessamos encontramos no corpo, a forma como atuamos na vida é vista e trabalhada, então, acho que dentro do que descreveu, seria uma abordagem interessante.
Abraço
Olá!! Bom, existe varias abordagens e irei de falar um pouco da minha em especifico. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) pode ser uma abordagem muito eficaz. Ela se concentra em identificar e modificar padrões de pensamento e comportamento negativos, sendo útil para problemas com raízes em experiências passadas, como dificuldades na infância e adolescência, problemas familiares e depressão.

A TCC ajuda a identificar pensamentos negativos e comportamentos problemáticos, reconhece a importância das experiências passadas e oferece estratégias práticas para lidar com pensamentos e emoções no dia a dia. Além disso, é uma abordagem estruturada e orientada para objetivos, proporcionando um caminho claro para a melhoria. Deseja marcar uma consulta para conhecer essa abordagem?
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 50

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!