Prezado (a) doutor (a), boa tarde, fiz o tratamento de ansiedade com escitalopram e parei de toma

5 respostas
Prezado (a) doutor (a), boa tarde,

fiz o tratamento de ansiedade com escitalopram e parei de tomar o médicamento, fiz o desmame conforme indicação médica.
Estou tranquilo, sem ansiedade, porém estou tomando o remédio a cada cinco dias, uma única dose de 10mg, pois no quinto dia eu começo a sentir um pouco de vertigem. Essa vertigem se dá quando eu me levanto, é uma sensação estranha, parece que sinto a sinapse do meu cerebro se comunicando quando pisco os olhos. Já tem três semanas que me sinto assim e para essa sensação passar, eu tomo um comprimido do medicamento e no dia seguinte não sinto mais nada e continuo assim por mais cinco dias.

Eu tento ficar mais dias sem o medicamento, porém, enquanto eu não tomo o mesmo essa sensação não vai embora.

Questiono se devo parar o medicamento de uma vez ou continuar tomando um comprimido de 10mg a cada 5 dias?

p.s Sem chance de eu consultar um médico no momento devido a pandemia e eu não tenho o o contato da psiquiatra que me atendeu.

Desde já agradeço.
Sintomas de retirada ou descontinuação são comuns quando medicações que agem em serotonina (como o Escitalopram) são suspensos ou têm a dose diminuída.
Esses sintomas são: tontura, náuseas, dor de cabeça, insônia, sonhos mais vívidos, formigamentos, depressão, irritabilidade e contrações chamadas de mioclonias noturnas. Não necessariamente ocorrem todos.
Tais sintomas duram de alguns dias até algumas semanas e depois passam.
A suspensão do Escitalopram deve ser feita de preferência gradativamente. Há pessoas que conseguem tirar mais rapidamente, outras não.
Você pode passar para meio comprimido e depois de algum tempo suspender. Tanto a diminuição como a parada podem gerar os sintomas acima descritos que desaparecem com o passar do tempo.
Uma opção de retirada mas gradativa é passar para gotas e ir diminuindo de uma em uma gota até parar. O intervalo de diminuição das gotas depende das reações de cada paciente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É fundamental manter a podologia diária para obter equilíbrio emocional..o uso irregular leva a uma instabilidade emocional. Sugiro manter escitalopram 10mg diariamente. Atenciosamente.
Prezado(a) paciente. O fenômeno que você refere é chamado "brain zap" no inglês. Um tipo de sensação elétrica dentro da cabeça. Não se preocupe porque é normal com a descontinuação dessa medicação.
Quebre o comprimido na metade e tome uma parte por dia. Quando faltarem apenas dois comprimidos, passe a tomar uma parte dia sim e dia não, até acabar. Você não sentirá nada.
Fique bem!
Observo a possibilidade de outra condição psiquiátrica associada, que não a Síndrome da Retirada.
Estimado paciente, esta se referindo a sintomas de retirada, precisa realizar o desmame correto do Escitalopram, o ideal seria diminuir para meio comprimido e apos um período aumentar os intervalos de uso da medicação ate a retirada total, caso tenha muitos sintomas associados a retirada mudar para a apresentação em gotas, garante uma retirada mais lenta e gradual diminuindo a incidência desses sintomas de descontinuação.

Especialistas

Isa Melo

Isa Melo

Psicólogo

Patrocínio

Júlia Henrique Nascimento

Júlia Henrique Nascimento

Psicólogo

Tubarão

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thiago Zorzetto de Oliveira Couto

Thiago Zorzetto de Oliveira Couto

Psicólogo

Ribeirão Preto

Pedro Henrique Faccenda

Pedro Henrique Faccenda

Médico de família

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1037 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.