Pretendo fazer uma avaliação sobre um possível nódulo na próstata. Já tenho em mãos uma ultrassonografia

4 respostas
Pretendo fazer uma avaliação sobre um possível nódulo na próstata. Já tenho em mãos uma ultrassonografia abdominal total. Será preciso mais outro exame?
Todo nódulo na próstata deve ser investigado. Inicialmente, exame de toque retal e PSA; são fundamentais! Procure um urologista! Atenciosamente.

Olá!
Ultrasom de próstata não ajuda em nada na avaliação de nódulos na próstata. Toque, PSA e ressonância consegue ajudar no sentido de indicar ou não uma biópsia.
Atenciosamente.
Alguns dos principais exames complementares na abordagem de um nódulo prostático são por exemplo o PSA, toque retal e a Ressonância Magnética Multiparamétrica. E havendo indicação, uma biópsia de próstata pode ser realizada.
No entanto, é fundamental a individualização e contextualização do seu caso através de uma consulta médica especializada (Urologia).
Ola. A ultrassonografia transabominal serve para estimar volume prostático e outras partes do trato urinário. Contudo, em nada contribui para avaliar a próstata no quesito existência de câncer de próstata ou não . O toque e o psa são os exames de triagem iniciais. Na existência de um nódulo ao toque feito por um urologista a biopsia prostática já está indicada de forma absoluta. Contudo, podemos realizar ainda uma ressonância multiparametrica da próstata antes mesmo da biopsia para aumentar a acurácia da biopsia prostática identificando com maior precisão áreas suspeitas que apresentem importância para o médico. Boa sorte.