Preocupação exagerada pode ser um dos sintomas da depressão?

12 respostas
Preocupação exagerada pode ser um dos sintomas da depressão?
Todo comportamento exagerado não é um sintoma saudável.
A preocupação como o próprio nome sugere é uma pré-ocupação que antecede aos fatos. De certa forma não há como não se preocupar, mas não deixe chegar ao exagero, pois pode sim levar a causa danosas até mesmo uma depressão, caso não de conta de "resolver" suas questões.

A disposição
Dra. Sayonara Machado

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Geralmente preocupações exageradas são sintomas típicos de Transtornos de Ansiedade. Porém é comum haver sintomas ansiosos na vigencia de um episódio depressivo.
Sugiro consultar um bom psiquiatra para avaliar seu caso!
A depressão e a ansiedade normalmente aparecem juntas. Não adianta ver uma como sintoma da outra e se preferir, seria o contrário: a depressão como sintoma da ansiedade. Melhor que "sintoma" seria: "forma de expressão". A ansiedade exagerada pode ter a ver com experiências pesadas demais na infância, tanto que a pessoa ficou com medo não resolvido e aplica este medo a qualquer situação que se preste, até na vida adulta. Você chamou de preocupação. Popularmente é chamada de preoculpação, pois a pessoa sofre de sentimento de culpabilidade mal explicado, mas com orígem na infância quando foi responsabilizada a toa. A dor que isto traz é sentida como depressão. Trata-se de inibição. Algumas pessoas conseguem aliviá-la através da violencia, de obsessões, surtos etc. Recomendo trabalhar a tendência de preocupar-se através da psicanálise ou da psicoterapia profunda, emocional, chamada humanista, centrada na pessoa, existencial e outros nomes. Remédios calmam mas não resolvem.
Sim. A depressão ansiosa associa os sintomas depressivos e ansiosos. A pessoa pode estar em uma tristeza profunda que é característica da depressão e ao mesmo tempo ter preocupação excessiva que é mais comum nos transtornos de ansiedade.
É preciso análisar
Para que ser ao sujeito ficar preocupado? E alem disso, creio ser nteressante analisar como esse sujeito relacionou depressão e preocupação exagerada. Ansiedade e depressão compartilham sintomas. No entanto, é preciso analisar...
A preocupação exagerada é um dos sintomas de ansiedade, você precisa identificar se essa preocupação está lhe atrapalhando, a partir do momento que se torna em excesso, pode sim ser prejudicial ao ponto de você não conseguir fazer suas atividades básicas diárias.
Peço-lhe que verifique com um Psicólogo para esclarecer melhor essa situação, para que assim você possa ter um melhor equilíbrio psíquico e físico.

No meu consultório eu trabalho também com a ansiedade.
Estou à sua disposição.

Att
Psicóloga Verusca Rocha Caetano
Cel: 97540-5833
Pode ser uma ansiedade, que atrapalha sua vida, que desencadeia vários males e chegar a depressão. Bom você procurar um psicologo que ajudará a se sentir melhor,e ter uma boa qualidade de visa
Abraço
Vejo a "preocupação exagerada" como sinônimo de ansiedade. Infelizmente, um quadro depressivo pode vir acompanhado de vários outros sintomas, dentre os quais, alguns transtornos de ansiedade.
Alguns sintomas da ansiedade: excessiva preocupação, tensão muscular, vigilância, intolerância à incerteza, dentre outras.
O diagnóstico deverá ser feito por um profissional, lembrando que medicamentos atuam sobre os sintomas e a psicoterapia sobre as causas. A aliança entre ambas é primordial para bons resultados no tratamento !
Como ja descrito pelo Dr Luis Fernando Petry. É um sintoma mas especifico dos transtornos de ansiedade, faz parte do controle para se sentir seguro, querer imaginar todas as alternativas, nao que nao se deva planejar os resultados, mas dificilmente teremos todas as certezas, pois muitas vezes flexibilizar é encontrar outra solucao. Seria bom procuar um profissional que possa lher ajudar, que além causar mal à voce estressa os estao próximos e mais problemas Podem surgir
É fato que a preocupação, e a ansiedade que acompanha esse comportamento, podem ser sinais da ocorrência de depressão ou da possibilidade de aparecimento de um transtorno depressivo. Porém, como ressaltaram alguns colegas, é sempre necessário que façamos uma análise mais cuidadosa. Preocupação excessiva não necessariamente implica a existência de um transtorno depressivo. Na verdade, a preocupação com eventos futuros é mais característica de um transtorno de ansiedade. É necessário também que se busque compreender os demais comportamentos sintomas para se chegar a um diagnóstico mais preciso. Se de alguma maneira essa preocupação já estiver causando sofrimento físico ou mental e prejuízos diversos, é importante que você procure um acompanhamento psicológico.
Preocupações exageradas são sintomas de ansiedade. Sugiro procurar um profissional que possa avaliar corretamente o seu caso.
As preocupações exageradas, muito comuns em quadros de Ansiedade, nos fazem perder muita energia, levando-nos à fadiga mental e física. As preocupações, a invés de fazer-nos encontrar soluções para os problemas, costumam gerar novos problemas, construídos por mera imaginação. O excesso de preocupações está em toda parte. Os nosso hábitos, a forma como fomos educados, os valores incutidos na sociedade atual, as dificuldades financeiras, a violência, o medo da doença e da morte, tudo isso contribui para estarmos ansiosos e preocupados. O resultado de um longo percurso de preocupações excessivas pode ser uma depressão instalada, por, dentre outros fatores, exaustão mental.
Se queremos construir um estado mental novo, com menos preocupação, podemos tomar isso como um exercício, construindo a tranquilidade com esforço, disciplina e perseverança, com o auxílio de muitos recursos disponíveis, como por exemplo, técnicas de Meditação.

Especialistas

Débora Lopes

Débora Lopes

Psicólogo

Caxias Do Sul

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Lisarb Ribeiro

Lisarb Ribeiro

Psicólogo

Caxias Do Sul

Jonatan Ribeiro

Jonatan Ribeiro

Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Regiane A Perli Simão

Regiane A Perli Simão

Psicólogo

Atibaia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.