Preocupação em exagero pode levar à loucura?

8 respostas
Preocupação em exagero pode levar à loucura?
Dificilmente. Causa muito sofrimento, e em algumas pessoas pode levar a queda da qualidade de vida, alteração do ritmo circadiano, problemas de saúde como ulceras, hipertensão, piora da diabetes, etc.

Para ficar insano ou psicótico, é necessário que a pessoa tenha uma doença de base do eixo I (sistema de classificação) como esquizofrenia, transtorno afetivo bipolar, depressão maior, dentre outros.

Porque voce não procura auxilio de um psicológo ou psiquiatra para conversar?

att

prof david

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Preocupação em excesso não tem nenhuma utilidade, sendo apenas um mecanismo de extrema punição interna, de cunho masoquista. É necessário investigar as causas da preocupação, se é algo pontual, se é qualquer motivo que a preocupa. Busque ajuda!
Precisamos observar também se essas preocupações são reais (existem motivos claros para tal) ou se elas estão no nível do imaginário (medos exagerados, algo sem fundamentos concreto). Essa preocupação pode gerar muita ansiedade e comprometer várias áreas da sua vida. Não demore a procurar um profissional para auxiliá-lo.
Preocupação com exagero pode ser resultado de várias coisas como algum trauma em alguma fase de sua vida, devemos investigar o que aconteceu... em algum momento por exemplo lhe faltou algo ou alguém na qual você queira compensar hoje com os exageros? São hipóteses.... O ideal é procurar um profissional onde possa falar realmente o que sente.
Para essa pergunta, seria necessário entender como você descreveria loucura. De todo caso, preocupações em excesso necessitam de cuidados. Outras comorbidades como depressão e ataques de panico, por exemplo, podem ser relacionadas quando essas preocupações são de alta frequência e em níveis elevados. A ansiedade nos casos de preocupação estão sempre associadas, o que pode prejudicar sua qualidade de vida, além de sintomas físicos como dores de cabeça, sensações de calor, sudorese, e muitos outros. Procure um psicologo. Ele será o profissional que conseguirá entender suas preocupações e iniciar um processo terapêutico que possibilitará amenizar esse tipo de situação. Qualquer dúvida fico a disposição.
Olá
Para responder a sua pergunta, precisaria entender o que você denomina por loucura. Mas a preocupação em excesso causa um desconforto emocional muito grande. Ela pode estar presente em alguns transtornos de ansiedade e em episódios de ataques de pânico. Busque a ajuda um psicólogo, para aprender a lidar a sua dificuldade.
Espero que fique bem!
Um abraço
Raramente, a não ser que exista em seu histórico familiar casos de transtornos mentais.De qualquer forma, a preocupação em excesso pode trazer vários malefícios a saúde física e mental além de piorar consideravelmente sua qualidade de vida. Busque ajuda, fique bem. Abçs!
Boa noite, loucura popularmente define a doença da esquizofrenia, e para tal precisa ter um diagnostico medico. Considerando tua pergunta me parece ser uma tua hipótese baseada mais numa preocupação que uma realidade, para tanto, é preciso conversar muito com uma psicologa ou psicologo para te ajudar a reconhecer e compreender teus sintomas e se for o caso te encaminhar para um psiquiatra. Não sofra por antecedência! Espero ter ajudado.

Especialistas

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Raisa Trajano

Raisa Trajano

Psicólogo

Campina Grande

Jonas Figueiró

Jonas Figueiró

Psicólogo, Psicanalista

Curitiba

Beatriz Quirino

Beatriz Quirino

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1151 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.