Preciso retirar um carcinoma no dorso do nariz. O medico disse que está no início. Estou ansiosa com

7 respostas
Preciso retirar um carcinoma no dorso do nariz. O medico disse que está no início. Estou ansiosa com medo da cicatriz que pode ficar. Alguém poderia me dizer quanto é necessário tirar em volta?
Para realizar a ressecção completa do tumor com margens livres de doença, utiliza-se o exame de congelação da peça no intra-operatório. Trata-se de um exame preliminar para certificar que a lesão está sendo retirada. A margem da lesão em geral começa com 2 a 3 milimetros, e vai sendo aumentada pouco a pouco conforme a necessidade para a ressecção completa, o que depende do tipo de cada tumor. O defeito resultante poderá ser corrigido, em geral, com aproximação das bordas ou com transferência de tecidos vizinhos (retalhos), quando a aproximação não for possível. O exame anátomo patológico da peça retirada leva em geral 2 semanas para sair, e só então confirma-se a retirada da lesão por completo (margens livres) e chega-se ao diagnóstico definitivo do tumor tratado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Cada caso é um caso. Existem diversos tipos de carcinomas e, consequentemente, diferentes condutas para a resolução do quadro.
É necessário realizar uma avaliação com exame clínico e histopatológico para definir a margem cirúrgica e outros aspectos da cirurgia.
Att. Dra. Viviane.
Ola. A ressecao sempre visa tirar a lesao e uma margem de segurança para que não se corra o risco de ficar alguma celula tumoral. Todavia, isso so é sabido na avaliação do material pelo medico patologista apos a retirada da lesao. Assim, habitualmente, retira-se a lesao com uma margem de 1cm de todas as bordas. Caso caso deve ser avaliado individualmente pois ha diversas variáveis como localização, profundidade da invasão do tumor e tipo de tumor. Não deixe de conversar com seu medico sobre suas duvidas.
O resultado da biópsia queira indicar se o a cirúrgia é mesmo a única possibilidade de tratamento e quais as margens necessárias
Converse melhor com seu médico ele saberá te explicar
Margens de 1cm. Se for carcinoma basocelular superficial ou fora de áreas periorificiais como nariz, orelhas, pálpebras podem ser avaliados tratamentos não cirúrgicos como creme de imiquimod e terapia fotodinâmica em consultório feitos pelo dermatologista.
O carcinoma de pele mais comum é o basocelular e ele tem algumas variantes como; o nodular e o esclerosante difuso, o exame físico e o exame com dermatoscopio ajuda a definir a margem adequada, geralmente uma margem de 0,5cm para variante nodular e 1,0cm para esclerosante difusa é o suficiente, mas é claro, isso pode variar para mais ou menos. Consulte um cirurgião de cabeça e pescoço para maiores detalhes.
Se a margem cirúrgica for muito pequena, ou seja, próxima do tumor, a chance de ter sobrado células malignas no local da cirurgia é maior. Por isso o cirurgião procura ressecar o suficiente para evitar que sobre doença no local. Em geral, uma margem de 0,5 a 1 cm é suficiente para a maioria dos carcinomas. Existe ainda a chamada cirurgia micrográfica de Mohs em não existe esse conceito de margem de segurança pois a cirurgia é feita com controle micrográfico das margens. Por isso o resultado estético costuma ser melhor.

Especialistas

Rayane do Val Bastos

Rayane do Val Bastos

Dermatologista

Goiânia

Deborah Helou

Deborah Helou

Especialista em medicina estética

Goiânia

Juliana Santoro Bagnatori

Juliana Santoro Bagnatori

Dermatologista, Especialista em medicina estética

São Paulo

Eduardo Bischoff

Eduardo Bischoff

Oncologista

Porto Alegre

Agendar uma visita
Ana Caroline Faria

Ana Caroline Faria

Dermatologista

Nova Iguaçu

Nayara Almeida de Abreu

Nayara Almeida de Abreu

Dermatologista

Assis

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 103 perguntas sobre Câncer de pele
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.