Preciso perguntar para psicologo infantil, como contar para uma criança de 4 anos muito apegada a mãe

14 respostas
Preciso perguntar para psicologo infantil, como contar para uma criança de 4 anos muito apegada a mãe e sem o pai que a mãe está doente? Que não pode brincar com a mãe depois da cirurgia? que a mãe passa mal depois das quimios e por isso não fica bem. Não sei o que fazer. Me ajudem.
Olá! A melhor maneira é que se fale na mesma linguagem deles, de maneira lúdica, porém clara, o não falar faz com que a criança se angustie e intérprete da maneira que possa assustar. Seria muito importante um acompanhamento psicológico nessa fase! Estou a disposição caso queira conversar melhor!

Nada melhor que a verdade. Claro que você pode falar de maneira simples e em uma linguagem que a criança entenda como disse os profissionais acima.
Muitas vezes somos pego de surpresa com a simplicidade e naturalidade em que as crianças recebem essas notícias. É importante ser assertiva e positiva para passar confiança e tranqüilidade para a pequena ou o pequeno.
Crianças tendem a entender bem quando se fala de forma ludica com elas, com brinquedos.
Um terapeuta infantil pode lhe orientar melhor.
Att
Eduardo
A criança costuma entender bem. Explique o que ela precisa saber. "A mamãe está doente e para se curar o médico pediu para repousar,etc." Ela vai gostar e se sentir feliz em poder ajuda lá. Tome cuidado para não misturar os seus medos com os dela...isso é, tem coisas que o adulto tem mais dificuldade de enfrentar que a criança...fique tranquila,explique claramente e tudo ficará bem!!????
A verdade é sempre o melhor e, deve-se dizer de maneira bem simples a situação e, não esconder os fatos reais e as dificuldades.
Procure um terapeuta infantil que poderá lhe orientar.
É interessante falar com a linguagem da criança, trazer para o mundo concreto. Exemplo: Pode começar a conversa através de algum dodói ou ralado que a criança tenha. E falar que a mamãe tbm tem um dodói e depois de tomar o remedinhos precisa ficar deitada.
Essa conversa pode variar com a idade e a linguagem da criança. Mas uma coisa é certa, do melhor jeito que vc conseguir é melhor colocar em palavras a situação do que não falar. Um psicólogo pode ajudar bastante vcs a passarem por este momento.
Mesmo sendo uma criança, o melhor a se fazer é sempre falar a verdade. As crianças aderem melhor à explicações em situações difíceis quando falamos a mesma linguagem delas. Ao falar transmita serenidade a criança, e mesmo sendo uma situação difícil, não seria ideal transmitir para a criança seus medos e deixá-la apavorada com a situação.
Os adultos tendem a esconder coisas das crianças e muitas vezes elas percebem isso. O ideal é sempre deixá-la a par do que está ocorrendo.
Um psicólogo também pode auxiliar a criança e a família a passar por esta situação de uma forma menos dolorosa.
A verdade deve ser dita sempre, não escondendo os fatos, mas é necessário que seja de forma simples, na linguagem da criança. Procure um terapeuta infantil que poderá melhor te orientar.
A criança consegue sim simbolizar este momento difícil, grande maioria consegue lidar melhor quando e dita a verdade . Diante da dificuldade em comunicar sobre a questão de saúde da mãe , seria necessário procurar um psicologo infantil.
Psicologo este, detêm de algumas técnicas que permite avaliar e informar a criança sobre o momento o qual a mãe esta passando.
Importante que seja informado para criança de forma lúdica, mas também de forma clara, que esse dialogo seja de acordo com sua linguagem e que lhe permita simbolizar este momento.
Um acompanhamento da criança por um profissional durante tratamento da mãe seria necessário, afim de acompanhar os possíveis comportamentos da criança diante deste momento.
Deve sempre contar a verdade. É preciso dizer-lhe "Sua mãe está com uma doença muito grave( se for o caso); esperamos poder curá-la, mas não é certo." Isso pode aliviar até a mãe ao poder falar com o filho sobre o que está acontecendo.
Como os colegas a cima responderem , é importante buscar uma comunicação clara e direta com a criança , que por muito pode ser feita através de formas lúdicas, metafóricas, na qual a ajudem a ampliação de sua compreensão. Algo que um terapeuta infantil pode ajudar.
Não contar, não explicar e não incluir a criança nos problemas familiares, faz com que a ela imagine e crie fantasias para lidar com a situação porque ainda não tem repertório para entender. Melhor do que falar o que está acontecendo é até antecipar o que vai acontecer. Se o assunto for colocado de forma clara e até lúdica, a criança vai entender e muitas vezes surpreende os adultos na forma como reage. Sabendo do que se trata, ela pode participar dos acontecimentos junto com os familiares e elaborar melhor as dificuldades.
Olá! Entendo que essa é uma situação muito delicada e difícil. Falar com uma criança de 4 anos sobre a doença de um dos pais exige sensibilidade e clareza. É importante usar uma linguagem que ela entenda e ao mesmo tempo seja honesta. Aqui está uma forma de abordar a conversa:

"Querida, mamãe está passando por um momento em que precisa cuidar da saúde. Ela vai fazer uma cirurgia para ficar melhor, e depois da cirurgia, ela vai precisar descansar bastante. Por isso, durante um tempo, mamãe não vai poder brincar como antes, mas isso é para ela recuperar as forças e ficar bem logo.

Às vezes, mamãe vai se sentir um pouco mal por causa de um remédio forte que ela precisa tomar. Esse remédio é para ajudar a mamãe a ficar boa novamente, mas pode fazer com que ela se sinta cansada e sem energia. Por isso, se você ver a mamãe descansando ou dormindo mais, é só porque ela está se recuperando.

Eu sei que isso pode ser um pouco difícil de entender e pode te deixar triste ou preocupado, mas estamos todos aqui para ajudar a mamãe e também para cuidar de você. E se você tiver qualquer dúvida ou estiver sentindo algo, pode sempre falar comigo ou com alguém de confiança."

Procure manter a criança informada, dentro do que ela pode entender, e sempre reforce que ela é amada e que a situação é temporária. Ter um psicólogo infantil acompanhando pode ser muito útil para ajudar a criança a lidar com seus sentimentos e dúvidas durante esse período difícil. Estou à disposição caso queira conversar mais sobre isso.