preciso de orientação. Minha filha se isola, muda de humor do nada, e está distante conosco. Mente

10 respostas
preciso de orientação.
Minha filha se isola, muda de humor do nada, e está distante conosco. Mente que viu coisas, como objetos cortantes pela casa, e que a perseguem.
Tem tiques nervosos e quando críticamos seu novo comportamento, chora e quebra coisas. O que é isso e o que eu faço?
Há várias hipóteses para essa mudança de humor e de comportamento, desde uso de drogas até transtornos de personalidade, não descartando a possibilidade de problemas emocionais. Para cada um desses casos, um encaminhamento diferente. Por isso a avaliação psicológica bem feita é tão importante. Somente uma avaliação criteriosa poderá apontar as melhores soluções.

Olá,
Procurar ajuda é o primeiro passo quando não está sendo possível resolver situações ou problemas que surgem.
Porém, seria necessário mais dados para uma avaliação confiável. Compreendo sua preocupação e sugiro que busque uma consulta presencial com especialistas, como psicólogo e psiquiatra que certamente ajudarão a você diante da questão que esta apresentando. Não é fácil, mas a ajuda é possível. Abçs!
Primeiramente o importante é tentar escuta-la, seja pela família (que muitas vezes pode ser uma das questões que incomodam e portanto, uma possível questão) ou por um/a profissional. No entanto, é igualmente importante que ela se de conta da necessidade de que precisa de ajuda para atravessar esse momento difícil e que tenha apoio de toda a rede familiar.
Conversar com sua filha no sentido de sugerir a entrada de um/a profissional da psicologia para que possa ter um lugar e expressar suas questões sem amarras, pode acarretar numa melhora a longo prazo.
Olá. Pelo seu relato é bem provável que sua filha não esteja mentindo. É bem possível que ela esteja passando por um momento bastante complicado emocionalmente o que faz com que haja uma "quebra da realidade". Sugiro que tente conversar com ela sem julgá-la ou avaliá-la porque esse tipo de atitude pode acabar fazendo com que ela se afaste ainda mais. Também é preciso buscar auxílio de um psiquiatra o quanto antes, pois dependendo do diagnóstico pode ser necessário a prescrição de medicação além do acompanhamento psicológico. O fato de ela ver objetos cortantes pode ser preocupante na medida em que isso pode levar a atos violentos inclusive contra ela mesma.
O que você relata pode ser indícios de muita coisa, dependendo de várias variáveis, tais como a idade dela, acontecimentos recentes na vida, problemas de saúde e até uso de substancias. De maneira que é difícil afirmar algo sem conhecer melhor. Por isso recomendo o tratamento psicológico. Um psicólogo poderá entender melhor o que está acontecendo, considerando as variáveis que apontei, entre outras, e como ela pode ser melhor ajudada. Um psiquiatra também pode ser um começo de tratamento, já que tal médico também irá avaliar o que está acontecendo com ela, fazendo os encaminhamentos necessários.
Com certeza é muito difícil saber como agir diante de uma situação dessas, principalmente quando não sabe-se o que está acontecendo, porém o acolhimento emocional da família se faz necessário. Tentar ouví-la sem pré-julgamento é sem dúvida um passo inicial, porém será necessário uma avaliação e acompanhamento profissional com um Psicólogo. Talvez uma intervenção medicamentosa, como estabilizador de humor, por exemplo, seja necessário e para isso terá que procurar também o auxílio de um Psiquiatra.
Olá. Não sei a idade da sua filha, mas certamente é imprescindível procurar ajuda profissional para auxiliá-los em relação à sua filha e a dinâmica familiar, pois essa mudanca de comportamento está causando sofrimento para todos vcs. Um psicólogo pode ajudá-los a compreender o que se passa, acompanhá-los e orientá-los sobre a necessidade de consultar outros profissionais.
Boa sorte. Cuidem-se!
Abraços
Pelo seu relato, sua filha precisa de ajuda. Procure junto com ela uma ajuda profissional na sua rede.
Bom dia!
Pautada "somente" em seu relato, penso que seria importante auxílio profissional.
Sugiro que converse com ela sobre a aceitação (sim, ela precisa estar de acordo) em iniciar com análise pessoal individual, com uma Psicóloga (o) da escolha e confiança da mesma (filha).
Espero ter podido auxiliar.
À disposição.
Pode ser depressão, transtorno de personalidade, pode ser borderline -é caracterizado por um padrão generalizado de instabilidade e hipersensibilidade nos relacionamentos interpessoais, instabilidade na autoimagem, flutuações extremas de humor e impulsividade.
Precisa fazer tratamento com um psiquiatra e terapia podendo ser psicanalista ou psicologo.