pra ser diagnosticado com esquizofrenia paranoide todos os sintomas precisam estar presentes ou somente

4 respostas
pra ser diagnosticado com esquizofrenia paranoide todos os sintomas precisam estar presentes ou somente um ou alguns sintomas são suficientes?
Não são necessários todos e alguns sintomas por si só já podem fechar o diagnóstico como vozes conversando entre si.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa Noite!
Não. Na esquizofrenia paranóide não há necessidade de preencher todos os critérios, porém existe todo um cortejo de sintomas, segundo a literatura psiquiátrica, que devemos levar em consideração, como alucinações, delírios, afetividade, comportamento. A medicina, em sua maioria, é baseada em evidências e, para diagnosticar a esquizofrenia, precisamos acompanhar o desenvolvimento do paciente, pois o diagnóstico não se dá na primeira consulta e é construído.
Espero ter ajudado.
As principais classificações diagnósticas usadas pelos psiquiatras (DSM-V e CID-10) exigem a presença de, pelo menos, 2 ou mais sintomas de forma persistente e gerando grande sofrimento ou prejuízo funcional, mas é claro que o diagnóstico é sempre personalizado, entendendo o contexto em que os sintomas aparecem e como eles interferem na vida do sujeito. Essas classificações servem como guia ou padronização para pesquisa científica e o diálogo entre médicos, devendo sempre ser interpretadas de forma personalizada para cada pessoa que busca ajuda médica. Recomendo sempre que o diagnóstico seja discutido com o médico que o emitiu. Por fim, respondendo à pergunta: Não, não é necessária a presença de todos os sintomas para o diagnóstico da esquizofrenia.
Para fechar um diagnostico, é necessário que o paciente preencha algumas características, não necessariamente todas.
Às vezes a Esquizofrenia se desenvolve lentamente como um processo gradual de aumento do isolamento e do comportamento inadequado, outras vezes seu aparecimento é súbito, marcado por intensa confusão e perturbação emocional, esses casos agudos são geralmente marcados por intensa confusão e perturbação emocional, precipitados por um período de estresse em pessoas com tendência para isolamento, preocupação consigo mesmas e sentimentos de insegurança.
Espero que tenha conseguido lhe ajudar
Estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari

Especialistas

Felipe Arruda

Felipe Arruda

Psiquiatra

São Paulo

Michelle Zaíra Menezes

Michelle Zaíra Menezes

Psiquiatra

Belo Horizonte

Ingridi Teixeira Monteiro

Ingridi Teixeira Monteiro

Psiquiatra

Porto Alegre

Leonardo Prado Marques

Leonardo Prado Marques

Generalista

Matina

Keila Colussi

Keila Colussi

Fisioterapeuta

Florianópolis

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 474 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.