Pra que serve a amigdala, só pra gerar ansiedade? hoje nem precisa. ficar preocupado com coisa levia

15 respostas
Pra que serve a amigdala, só pra gerar ansiedade?
Olá! A amígdala cerebral é uma parte do sistema límbico, que desempenha um papel crucial no processamento e na regulação das emoções, especialmente o medo e a ansiedade. Ela é responsável por identificar e avaliar estímulos emocionais, desencadeando respostas fisiológicas e comportamentais em situações de perigo percebido.
Quanto à ansiedade, existem várias estratégias que podem ajudar a amenizá-la como a prática de técnicas de relaxamento: Aprender e praticar técnicas de relaxamento, como meditação profunda, meditação, ioga, mindefulness e outros, tais práticas podem ajudar a acalmar o sistema nervoso e reduzir a ansiedade. Espero ter contribuído para um maior esclarecimento de sua pergunta! Abs

Esta estrutura é tradicionalmente relacionada com o sistema emocional do nosso cérebro, sua função é processar e regular nossas memórias, emoções, estruturação e armazenamento de recordações, entre outras coisas.Evidências extensas indicam que a amígdala desempenha um papel importante nas reações de medo e ansiedade. O hipocampo faz parte da rede neural da ansiedade, participando da consolidação ou da evocação de recordações dolorosas. A desregulação , com uma atividade excessiva pode ser um fator, com alterações na sensibilidade dos receptores. Espero ter ajudado!
A amígdala é uma parte do cérebro que desempenha um papel crucial no processamento de emoções e na formação e retenção de memórias, especialmente aquelas associadas a eventos emocionais. Portanto, sua função não se limita apenas à ansiedade.

Ela ajuda a processar emoções como medo e ansiedade, e é essencial para que reajamos a situações de perigo. A amígdala também é importante para a formação de memórias emocionais, incluindo as que estão relacionadas a experiências traumáticas.

Além disso, a amígdala se comunica com outras partes do cérebro para ajudar a regular nosso humor, tomar decisões e interpretar o mundo ao nosso redor. Portanto, é uma parte fundamental de nosso sistema nervoso.
Olá! Numa resposta mais biológica e evolutiva, a amigdala é uma estrutura muito importante não apenas para o processamento das emoções, como também para a autodefesa e consequente sobrevivência da espécie por ser uma parte do cérebro que é ativada nos momentos de alto grau de estresse. Dessa maneira, quando corremos risco real, como perigo ou ameaça, ela e o sistema límbico como um todo, auxiliam nas possíveis respostas rápidas de luta, fuga, paralisia ou submissão. Contudo, quando contextualizamos sua pergunta, inserindo também o fator psicológico, acontece algo curioso quando o estresse se torna tóxico - quando não temos repertório emocional para ele - pois se dá o sequestro da amigdala. Nesse caso, ela domina outras áreas cerebrais, nos levando a respostas impulsivas. Ainda assim, apesar desse sistema especializado em ameaças ser muito diferente, por exemplo, do córtex pré-frontal, com seu sistema de calma e segurança, todos eles funcionam em conjunto, sendo mais ou menos efetivos de acordo com os estímulos apresentados. Espero ter contribuído!
Olá, tudo bem com você? A amígdala é uma estrutura do nosso cérebro que evoluiu para detectar ameaças e ativar respostas de proteção. O funcionamento da amígdala gera emoções baseadas em ameaça, que incluem a ansiedade e o medo, mas também a raiva e o nojo. Sem a capacidade de sentirmos essas emoções, teríamos muita dificuldade de nos adaptar ao ambiente, pois elas servem como sinais de alerta que impulsionam comportamentos de proteção (fugir, lutar, aguçar a atenção, etc). Além disso, a amígdala também auxilia na consolidação de memórias baseadas nessas emoções, de forma que algumas experiências ficam marcadas e são relembradas por elas. Então, é importante compreender que gerar ansiedade não é necessariamente algo prejudicial, por mais que não seja agradável senti-la. Talvez você esteja pensando nas vezes em que sentimos muita ansiedade (ou raiva, nojo, medo) e acabamos sofrendo além do necessário. Isso pode ocorrer por vários motivos, por exemplo: nossa avaliação da situação nem sempre é precisa, nossas experiências passadas podem interferir na forma como a amígdala é ativada, podemos estar já sobrecarregados de estresse por outras circunstâncias, entre outras possibilidades. Uma parte valiosa da psicoterapia é que aprendemos a identificar como nossa mente (incluindo a amígdala) funciona, por que está nos gerando sofrimento e como podemos usar novas estratégias para regular a ativação dessas emoções. Claro, nós nunca poderemos "desativar" nossa amígdala: ela é uma parte integrante do nosso sistema nervoso e, como mencionei, é muito útil em várias circunstâncias. Mas podemos "conviver melhor" com ela, de maneira mais habilidosa. Espero que encontre a ajuda que busca e fico à disposição!
A amígdala é uma estrutura cerebral que desempenha um papel fundamental na regulação e processamento das emoções, incluindo o medo. Ela não existe apenas para gerar ansiedade, mas também para ajudar a regular e monitorar nossas respostas emocionais em geral. Além disso, a amígdala está envolvida na formação de memórias emocionais. Embora a ansiedade seja uma resposta normal a situações percebidas como ameaçadoras, em alguns casos, a amígdala pode ser hiperativa, resultando em respostas exageradas de medo ou ansiedade. Se você estiver enfrentando dificuldades com a ansiedade, é recomendável buscar o apoio de um profissional de saúde mental para desenvolver estratégias eficazes de manejo.
Olá! A amígdala é fundamental para nosso corpo, ela é responsável por nos levar a um estado de vigilância ou atenção aumentada, ansiedade e medo. Funciona como um mecanismo de sobrevivência para lidar com as situações de perigo. Numa tentativa de “proteção”, nosso organismo dispara o sistema de “luta e fuga”, que nos prepara para uma situação de perigo.
Olá!! eu enquanto psicóloga não consigo ter a resposta exata para a sua pergunta - talvez uma neuropsicóloga poderia lhe responder melhor. Se estiver com dúvidas ainda tente agendar uma consulta...

Mas enquanto psicóloga e atenta a sua pergunta posso lhe pedir licença para orientar com relação a ansiedade. Se você se perceber constantemente preocupado com este assunto, ou se perceber que sua ansiedade pode estar te causando preocupações/ pensamentos disfuncionais agende uma consulta e me deixe tentar te ajudar a compreender o porque desta desregulação.

Na internet encontramos muitas informações, mas as vezes poder contar com o apoio de alguém preparado, que estuda e que passa o dia trabalhando com emoções/ sentimentos / comportamentos é um bom caminho sabe? você não precisa dar conta de tudo sozinho (a).

Um abraço e se cuide!
Não, sua função é processar e regular nossas memórias, emoções, estruturação e armazenamento de recordações, entre outras coisas. As funções do corpo amigdalóide ou amígdala são muito variadas, refletindo também sua complexidade estrutural. Acredita-se que sua principal função esteja relacionada às emoções de medo e fuga, além de processamento de informações olfatórias e controle do comportamento sexual. Bem como de respostas apropriadas à ameaça e ao perigo. Espero ter ajudado.

Boa noite,
A amígdala serve para alerta a um perigo iminente. O que mantém a ansiedade é como processa a informação vinda do sistema límbico
Olá, tudo bem? Acredito que você está confundindo as áreas, a amígdala não gera ansiedade. Ansiedade é algo inerente no ser humano, mas ela ocorre a partir das relações sociais que estabelecemos relações saudáveis normalmente temos menos ansiedade, sendo o contrário algo também recorrente. A amígdala faz parte do sistema límbico ( associado às emoções), faz sentido fazer uma associação com ansiedade, contudo o que ocorre nesta é uma reação hormonal com receptores que na prática estão associados com sintomas e sensações ditas de "ansiedade", ela não é a causadora mas está associada a ansiedade. P.S quando falo de ansiedade em refiro a um quadro patológico..Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Considerado por alguns autores como responsável por muitos comportamentos emocionais, acredita-se que sua principal função esteja relacionada às emoções de medo e fuga, além de processamento de informações olfatórias e controle do comportamento sexual.
Olá! Embora possa contribuir para gerar ansiedade em algumas situações, a amígdala não serve somente para isso, seu papel é mais amplo e importante para diversas funções cognitivas e emocionais.
Esta região do cérebro desempenha um papel fundamental no processamento das emoções, incluindo medo, ansiedade e resposta ao estresse. Além disso, está envolvida na regulação do comportamento social, memória emocional e tomada de decisões.
Boa tarde! Entendo que você possa sentir que a amígdala só gera ansiedade, especialmente em momentos difíceis. A amígdala, uma pequena parte do cérebro, é essencial para processar e responder a emoções, especialmente medo e ameaça, o que é crucial para nossa segurança. Ela também ajuda na formação de memórias emocionais importantes para aprendermos com experiências passadas. Embora a amígdala possa aumentar a ansiedade em situações de estresse, ela não é só negativa. Técnicas de relaxamento, terapia, exercícios e uma boa alimentação podem ajudar a gerenciar o estresse e equilibrar suas funções. Se a ansiedade estiver muito presente, sugiro buscar uma ajuda psicoterápica. Espero ter ajudado, fique bem.
A amígdala é uma parte crucial do cérebro que desempenha várias funções além de gerar ansiedade. Ela faz parte do sistema límbico, envolvido no processamento de emoções, memória e tomada de decisões. Aqui estão algumas das funções principais da amígdala:

Processamento emocional: A amígdala é fundamental para a regulação e processamento das emoções, incluindo o reconhecimento e resposta a estímulos emocionais, como medo, raiva, prazer e tristeza.

Memória emocional: Ela ajuda a associar experiências emocionais com memórias específicas, o que pode influenciar reações futuras a situações semelhantes. Isso é essencial para a aprendizagem emocional e adaptação comportamental.

Resposta ao medo e estresse: A amígdala desempenha um papel crucial na resposta ao medo e estresse. Ela pode desencadear respostas automáticas de luta ou fuga em situações percebidas como ameaçadoras.

Integração social: Além das funções emocionais básicas, a amígdala também está envolvida na percepção social e na interpretação de pistas sociais e emocionais nos outros. Isso é importante para o reconhecimento de expressões faciais e comportamentos sociais.

Embora a amígdala esteja frequentemente associada à ansiedade devido ao seu papel na resposta ao medo e estresse, ela desempenha um papel multifacetado na regulação emocional e comportamental. Seu funcionamento adequado é essencial para uma resposta emocional saudável e adaptativa às experiências cotidianas.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!