Pq mesmo com terapia e medicação um esquizofrênico pode ter um novo surto? Existem pesquisas informa

2 respostas
Pq mesmo com terapia e medicação um esquizofrênico pode ter um novo surto? Existem pesquisas informando a porcentagem disso ocorrer?
Hoje consideramos um modelo que consiste em Aliança terapeutica na saude mental, que consiste em um tripé: Tratamento medicamentoso, Psicoterapia e praticas complementares. Esse ultimo vai emglobar: rede de apoio, um hobbie que faça sentido, satisfação pessoal, alimentação balanceada, ausencia de vicios. Se um desses tripés está deficiente, naturalmente é preciso haver uma compensação dos outros dois e pode ser nesse sentido que ocorre um novo surto psicótico. É sempre importante deixar seu psiquiatra e psicologo conscientes dos seus contextos de vida, pois existe momentos que ficaremos mais vulneráveis.

A esquizofrenia é uma doença crônica com possibilidades de agudização. O paciente estando em acompanhamento regular com psiquiatra, psicólogo e participando de atividades de socialização e/ou produtivas, diminui consideravelmente este risco. Além disso, os profissionais e a família podem observar mudanças no comportamento, que indiquem um inicio de surto, e atuar, ajustando medicação e/ou intensificando os atendimentos.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!