Pq médicos não pedem biópsia do bi rads 3 direto? Pq aguardar 6 meses? N seria mais fácil cortar

4 respostas
Pq médicos não pedem biópsia do bi rads 3 direto? Pq aguardar 6 meses? N seria mais fácil cortar o mal pela raíz? Pq existe essa necessidade de esperar, sendo que bi rads 3 também pode ser maligno, ainda mais se tratando de microcalcificações.
Pois a chance de uma alteração classificada como BIRADS 3 é muito baixa. Assim, se acompanha para ver se a alteração / achado piorou ou está estável. Se piorou pensamos em malignidade, e vale a pena então proceder com biópsia. Se não fosse feito desta forma um grande número de mulheres seria exposto a biopsias desnecessárias. Entendo sua ansiedade. Clarifique suas dúvidas e converse com seu mastologista.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Esclareça suas dúvidas.
Toda lesão mamária tem que ser avaliada a partir do exame físico do seu médico; dos exames de imagem como mamografia, ultrassom e ressonância; e da biópsia se necessária.
O risco de malignidade do Birads 3 é menor que 3%. Os riscos associados a biópsia como dor, sangramento, hematoma, infecção e risco anestésico é com certeza maior que 3%. O risco da biópsia no seu caso é maior que o benefício do procedimento para a sua saúde.
Se você tiver um antecedente pessoal e familiar de câncer de mama, a lesão Birads 3 pode ser biópsiada.
A repetição da mamografia em 6 meses não irá alterar o seu prognóstico e não vai fazer a lesão ficar mais grave.
A depender da biópsia que você for realizar ( biópsia excisional guiada por estereotaxia ou mamotomia), a lesão poderá não ser integralmente retirada.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas.
Em torno de 2% das pacientes classificadas Birads 3 apresentam neoplasia.
Entendo a ansiedade, mas nesses casos o protocolo é acompanhamento e caso haja transformação do nódulo aumentando a suspeita, aí sim se procede a biópsia.
A classificação BI-Rads é uma tentativa de classificar as alterações dos exames radiológicos das mamas levando em conta as características e o risco de que estas alterações têm de ser a expressão de um Câncer de Mama. Além disso, visa a orientar a conduta médica frente ao caso. As lesões enquadradas como BI-Rads 3 têm risco menor ou igual a 2% daí a não necessidade de intervenções mas apenas de um seguimento mais de perto por um período. Isto inclui alguns tipos de microcalcificações. Ter microcalcificações não significa ter câncer. Há calcificações que refletem processos francamente benignos e outras que, sim, levam à suspeição e nestes casos a necessidade de biópsia e diagnóstico histológico se impõem.

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 186 perguntas sobre Mamografia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.