Pq as unhas dos pés e das mãos e a parte gordinha da mão ficam meio roxas ao tomar banho?

3 respostas
Pq as unhas dos pés e das mãos e a parte gordinha da mão ficam meio roxas ao tomar banho?
Olá, isso são sintomas de cianose, ou seja, baixa oxigenação da extremidade. Pode decorrer do próprio frio local durante o banho, que é algo extremamente benigno ou estar relacionado a doenças cardíacas ou rematológicas. Na persistência dos sintomas recomendo que procure um médico para avaliar o caso.

A coloração roxa ou azulada nas unhas dos pés, das mãos e na parte gordinha da mão durante o banho frio pode ocorrer devido à reação do corpo às baixas temperaturas. Neste contexto, a exposição ao frio faz com que os vasos sanguíneos se contraiam, o que pode levar a uma redução no fluxo sanguíneo e causar essa alteração de cor, refletindo uma resposta natural do corpo para preservar o calor.

Contudo, embora possa ser uma reação natural ao frio, essa coloração também pode indicar condições médicas subjacentes, incluindo doenças reumatológicas ou cardíacas, que afetam a circulação sanguínea. Tais condições podem requerer atenção médica para um manejo adequado.

Devido à possibilidade de estas mudanças estarem associadas a questões de saúde mais sérias, é prudente procurar uma avaliação médica. Uma consulta permitirá uma investigação aprofundada, ajudando a identificar se a mudança de cor está relacionada apenas à exposição ao frio ou se indica uma condição médica que necessita de tratamento.

Dr. Diegomaier Nunes Neri
MÉDICO
CRM SC 32925
CRM BA 39586
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 190
Olá! A mudança de cor nas unhas dos pés, das mãos e na parte gordinha da mão durante o banho pode ser causada por várias razões, geralmente relacionadas à circulação sanguínea e à temperatura da água.

Possíveis Causas:
Vasoconstrição: A exposição à água fria pode causar vasoconstrição, que é o estreitamento dos vasos sanguíneos. Isso reduz o fluxo sanguíneo para as extremidades, fazendo com que as unhas e a pele pareçam roxas.

Vasodilatação: Alternativamente, água muito quente pode causar vasodilatação (dilatação dos vasos sanguíneos), resultando em uma distribuição desigual do sangue e a aparência roxa nas extremidades.

Reatividade Vascular: Algumas pessoas têm uma resposta mais pronunciada aos mudanças de temperatura, conhecida como fenômeno de Raynaud, que pode causar uma coloração roxa ou azulada nos dedos das mãos e dos pés.

Pressão Venosa: A posição das mãos e pés durante o banho pode afetar a pressão venosa e o retorno do sangue ao coração, contribuindo para essa coloração.

Se isso acontecer apenas durante o banho e desaparecer logo depois, geralmente não é motivo de preocupação. No entanto, se a coloração roxa persistir ou se você tiver outros sintomas, como dor, dormência ou inchaço, recomendo que consulte um médico para uma avaliação mais detalhada.

Se precisar de mais orientação ou quiser discutir isso em detalhes, estou à disposição para ajudar. Você pode agendar uma teleconsulta comigo, Dr. Jonas Spezia.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!