Possuo Transtorno de Personalidade Borderline, essa doença afeta minha cognição, mais especificamente

3 respostas
Possuo Transtorno de Personalidade Borderline, essa doença afeta minha cognição, mais especificamente minha inteligência ? E se tratando de concursos públicos posso ser impedida de assumir?
O transtorno de personalidade borderline não afeta a inteligência, no entanto, quando medicada, alguns medicamentos podem interferir na cognição. Como se trata de um transtorno que varia bastante de intensidade, nos casos mais brandos não haverá dificuldades em assumir um emprego público.
É importante a psicoterapia, mas na maioria dos casos é preciso apoio psiquiátrico.
Espero ter contribuído.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa noite, o portador de transtorno bordeline tem seu humor muito instável, constuma romper relações afetuosas que até poderiam das certo devido a instabilidade do humor, sofrem com isto. São muito impulsivos e tal característica tende a atrapalhar a vida profissional. É indicado tratamento psicoterápico para que o indivíduo aprenda a lidar com estas características e viva uma vida mais estável emocionalmente.
Passando em concurso público, nada impede que assuma o cargo. Abraço
Boa tarde,
o transtorno borderline não afeta a cognição. No consultório, eu já tive pacientes muito inteligentes e capazes racionalmente com esse transtorno. Entretanto, por ser um transtorno da personalidade e que justamente trata de grande instabilidade emocional, a pessoa pode perder a concentração ou o foco quando algo ativa seus esquemas de abandono, por exemplo. Dessa forma, é necessário que desenvolva regulação emocional e isso se dará com um bom tratamento psicoterápico com um psicólogo e muitas vezes também agregado a um tratamento medicamento com psiquiatra. Ao passar em concurso público, não há impedimentos para assumir, a não ser que a pessoa não passe no exame psicotécnico, mas acredito que isso se daria nos níveis mais graves do transtorno.

Especialistas

Amara Santos

Amara Santos

Psicólogo

Alto Paraíso de Goiás

Renata Bitar

Renata Bitar

Psicólogo

São Paulo

Victor Prates Soares

Victor Prates Soares

Generalista

Santa Cruz Do Sul

Andressa Almeida Mesquita

Andressa Almeida Mesquita

Psicólogo

São Paulo

Karina Aimee Ouchana

Karina Aimee Ouchana

Psiquiatra

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 261 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.