Possuo sintomas compatíveis com o transtorno depressivo persistente (distimia) e sofro de uma prováv

5 respostas
Possuo sintomas compatíveis com o transtorno depressivo persistente (distimia) e sofro de uma provável fobia social. Para me tratar devo procurar em primeiro lugar um psicólogo ou um psiquiatra?
Olá ! Tudo bem ? Primeiro parabéns pela sua busca por melhorar seu quadro ! A busca por uma terapia irá te ajudar a buscar causas e resolver questões comportamentais. Serão essenciais na sua melhora. A procura por psiquiatra é importante, principalmente se os sintomas estiverem te incapacitando de fazer suas atividades normais ou gerando incômodos maiores como insônia ou grande ansiedade durante o dia por exemplo. De qualquer forma, busque estes auxílios e uma boa jornada ! Um abraço

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Você tem um sofrimento que precisa ser compreendido e cuidado. Será importante fazer uma avaliação por um profissional especializado para entender melhor o que está te acontecendo. Tanto um psicólogo, quando um psiquiatra podem fazer esta avaliação.
Você pode iniciar pelo psicólogo ou psiquiatra de acordo com sua disponibilidade, já que existe a possibilidade de ambos trabalharem em conjunto com o objetivo de te ajudar da maneira mais adequada e eficiente possível. Sendo assim, iniciando com um ou outro, havendo necessidade ambos poderão realizar os respectivos encaminhamentos ao longo do tratamento.
Olá. Se você quiser ter um diagnóstico preciso e mais rápido ou se tiver com sintomas que causem muito prejuízo nas suas atividades, é interessante buscar um psiquiatra para ter seus sintomas avaliados e, se for necessário, ser medicado. É importante que você também faça acompanhamento com psicólogo para trabalhar questões comportamentais e para compreender como você se relaciona com as pessoas, com o mundo e como lida com suas emoções.
Indico inicialmente buscar um psiquiatra incialmente que irá realizar um diagnóstico, além disso indico buscar apoio terapêutico com o profissional de psicologia. A terapia vai te permitir enquanto paciente ter um profissional trabalhando junto com você na sua saúde mental, identificando as possíveis causas da depressão e te ajudando a realizar uma reflexão sobre novos caminhos, meios e atitudes dentro de suas possibilidades para uma vida mais plena. O tratamento de depressão é multifatorial, por isso ambas as especialidades (psiquiatria e psicologia) são essenciais e complementares uma a outra.

Especialistas

Taramis Sartorio

Taramis Sartorio

Psicólogo

Porto Alegre

Vanessa Ramona Santos

Vanessa Ramona Santos

Psicólogo

Recife

Tânia Márcia Leão

Tânia Márcia Leão

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 145 perguntas sobre Transtorno depressivo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.