Possuo o dedo em gatilho no dedo médio, não está avançado (não dói e nem me atrapalha em nenhuma

3 respostas
Possuo o dedo em gatilho no dedo médio, não está avançado (não dói e nem me atrapalha em nenhuma atividade), só trava mais pela manhã, mas depois que começo a fazer atividades fica normal.Queria saber se posso conviver com o dedo praticando atividades físicas intensas como a musculação,pode agravar?
Olá! O dedo em gatilho é uma tenossinovite estenosante em que há a formação de um nódulo no tendão flexor e há também um aumento de volume da sinóvia que é o tecido que recobre esse tendão, esse nódulo e a sinóvia ficam sofrendo atrito de uma estrutura que parece um passante de cinto chamado polia a1. Qualquer atividade que exija esforço intenso e repetitivo poderá sim piorar o problema e acabar evoluindo para estágios mais avançados. Em estágios iniciais como o seu a infiltração local com corticosteroides seguida de terapia da mão tem conseguido bons resultados com cura do problema e recuperação rápida.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Assim como qualquer outra enfermidade, o dedo em gatilho (que é uma espécie de tendinite), quando tratado precocemente tem maiores chances de cura.

O melhor tratamento para o dedo em gatilho é o cirúrgico. Entretanto, em estágios iniciais como parece ser o caso do seu relato, responde bem a medicação ant-inflamatória (corticosteróide ou não), crioterapia e fisioterapia.

Sobre a sua pergunta específicamente: se a sua atividade física não causar trauma sobre o tendão flexor do dedo provavelmente não vai agravar o caso.

Procure um especialista em cirurgia da mão de sua confiança e comece o tratamento o quanto antes.
O dedo em gatilho é uma tenossinovite estenosante do tendão flexor. Pode acometer qualquer dedo da mão e em algumas situações mais de um dedo na mesma mão. Pode causar dor e engatilhamento do dedo. A doença pode se agravar, causando mais dor e travamento com o passar do tempo. Então procure um especialista em cirurgia da mão para que seja adequadamente tratado. A disposição

Especialistas

Raphael Fyseris

Raphael Fyseris

Cirurgião da mão, Ortopedista - traumatologista

Sertãozinho

Erik Chiaradia Guedes

Erik Chiaradia Guedes

Fisioterapeuta

Cotia

Renan Bordin Massini

Renan Bordin Massini

Ortopedista - traumatologista

Valinhos

Sergio Aparecido do Amaral Junior

Sergio Aparecido do Amaral Junior

Cirurgião da mão

Sorocaba

Francisco Monteiro

Francisco Monteiro

Médico do trabalho

Fortaleza

Guilherme Gehring

Guilherme Gehring

Médico do trabalho, Médico perito

Botucatu

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 134 perguntas sobre Dedo em gatilho
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.