Possuo muita dificuldade de memorização, sou bastante dispersa e tenho muita dificuldade com cálculo

6 respostas
Possuo muita dificuldade de memorização, sou bastante dispersa e tenho muita dificuldade com cálculos e outros problemas acadêmicos, isso pode ser transtorno de aprendizagem?
Olá, o ideal seria realizar uma avaliação com uma psicopedagoga ou neuropsicóloga, para que seja verificado o motivo das dificuldades.

Atenciosamente

Um dos principais fatores que as dificuldades de aprendizagem estão relacionadas são: ambiente familiar desestruturado, fatores culturais, problemas emocionais e condições de saúde com relação a dificuldade de compreender e assimilar regras, conceitos e operações matemáticas e também, o transtorno de discalculia, que para alcançar o diagnóstico, deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar composta por neuropediatra, psicólogo, psicopedagogo e fonoaudiólogo.
Olá, tudo bem?
Pessoas que experimentam problemas com a memória, facilidade de distração e dificuldades com cálculos e outros aspectos acadêmicos podem estar sofrendo de um transtorno de aprendizagem. Estes transtornos afetam a habilidade de uma pessoa de adquirir, compreender e utilizar conhecimento. Alguns exemplos incluem dislexia, dislalia, discalculia e problemas de atenção e concentração.

Se você está enfrentando esses desafios, é importante buscar ajuda de profissionais.
Olá !
Seria conveniente passar com um neuropsicólogo para avaliação.
Caso seja constatado algum déficit, você será encaminha da a equipe multidisciplinar.
A disposição.
Para que seja diagnosticado como transtorno precisaríamos avaliar outras questões associadas.
Dificuldades de memória já podem estar ligadas a essas situações de foco, atenção(...) tanto no armazenamento quando na evocação (recuperação) delas.
Se está acontecendo com frequência e em uma intensidade que está te atrapalhando, busque fazer um acompanhamento terapêutico e avaliação/psicodiagnóstico.

Sim, é possível que essas dificuldades estejam relacionadas a um transtorno de aprendizagem. Alguns exemplos de transtornos de aprendizagem que podem causar esses sintomas incluem:
1. Discalculia: É um transtorno específico de aprendizagem relacionado à matemática. Pessoas com discalculia têm dificuldade em lidar com números, compreender conceitos matemáticos e realizar cálculos. Se você enfrenta desafios com cálculos, senso numérico pode ser relevante considerar a discalculia.
2. Dificuldades de Memória e Concentração: Problemas com memória e concentração podem afetar o desempenho acadêmico. Se você sente que sua memória é fraca e tem dificuldade em se concentrar, é importante buscar ajuda profissional para avaliar essas questões.
3. Outros Transtornos de Aprendizagem: Além da discalculia, existem outros transtornos, como a dislexia (dificuldade com leitura e escrita) e a dislalia (dificuldade na articulação de sons). Cada um deles requer avaliação específica para diagnóstico e intervenção adequada.
4. Há que se considerar também as questões relacionadas ao ensino nas escolas. Muitas das dificuldades se relacionam a metodologias, ensino abstrato, hierarquizado.
5. Ansiedade Matemática: Ansiedade Matemática
A ansiedade matemática é um sentimento de medo, preocupação ou desconforto relacionado a atividades que envolvem a matemática. Ela apresenta duas dimensões diferentes: cognitivas e afetivas. Vamos explorar essas dimensões:
1. Dimensão Cognitiva:
o Refere-se a pensamentos e processos mentais relacionados à matemática.
o Pode incluir dificuldades em compreender conceitos, realizar cálculos ou resolver problemas matemáticos.
o A ansiedade pode afetar a memória funcional, prejudicando a retenção de informações necessárias para solucionar problemas1.
2. Dimensão Afetiva:
o Envolve emoções e sentimentos associados à matemática.
o Pode incluir aversão, medo ou insegurança em relação a tarefas matemáticas.
o Essa fobia pode modificar o estado cognitivo, fisiológico e comportamental da pessoa, afetando seu desempenho1.
A ansiedade matemática pode impactar o processo de aprendizagem e a autoconfiança dos estudantes. É importante reconhecê-la e buscar estratégias para lidar com ela, como apoio psicopedagógico, técnicas de relaxamento e abordagens pedagógicas que reduzam o estresse associado à matemática.

Recomendo que você consulte um neuropsicólogo ou um psicopedagogo para uma avaliação detalhada. Eles podem identificar possíveis transtornos e oferecer estratégias para superar essas dificuldades acadêmicas. Lembre-se de que buscar ajuda profissional é fundamental para compreender e lidar com essas questões de forma eficaz.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicopedagogia - R$ 180