Possuo grau baixo de astigmatismo (menos de 1 grau em AO), porém percebo que, quando mantenho os olh

1 respostas
Possuo grau baixo de astigmatismo (menos de 1 grau em AO), porém percebo que, quando mantenho os olhos fechados por um tempo, principalmente ao acordar, a refração fica perfeita por um tempo e depois volta ao ''padrão''. Existe alguma explicação para este fato?
O fenômeno que você descreve, em que a visão parece mais nítida temporariamente após manter os olhos fechados por um período, pode estar relacionado a vários fatores.

Lubrificação ocular: Quando você fecha os olhos, isso pode permitir uma distribuição mais uniforme das lágrimas na superfície do olho. Isso pode temporariamente melhorar a qualidade da visão.

Acomodação do olho: A acomodação é o processo pelo qual o cristalino do olho muda de forma para focar em objetos próximos. Fechar os olhos pode relaxar temporariamente os músculos ciliares que controlam a acomodação, proporcionando uma visão momentaneamente mais nítida ao abrir os olhos novamente.

Adaptação à luz: Quando você fecha os olhos por um tempo e depois os abre, pode levar um momento para os olhos se adaptarem à mudança de luz. Isso pode fazer com que a visão pareça temporariamente mais nítida.

Relaxamento ocular: Descansar os olhos ao mantê-los fechados pode ajudar a reduzir a fadiga ocular, o que pode resultar em uma melhoria temporária na qualidade da visão.

Essas são algumas possíveis explicações para o fenômeno que você está experimentando. No entanto, é importante ressaltar que se você está notando variações na qualidade da visão, é sempre aconselhável discutir isso com um oftalmologista. Eles podem realizar uma avaliação mais detalhada e fornecer informações específicas para o seu caso.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!