possuo grande dificuldade de interação social e em manter vínculos com a família e outras pessoas,

7 respostas
possuo grande dificuldade de interação social e em manter vínculos com a família e outras pessoas, além de preferir o isolamento à convivência social. posso sofrer de autismo?
Há de se ter cuidado ao se rotular em diagnósticos de internet. Se todo o caso de dificuldade em estabelecer laço social fosse autismo, certamente viveríamos numa cultura bem distinta.
Procure um profissional para investigar os motivos que te levaram à tal inibição, impedindo-o/a de manter laços que outrora podem ser de grande valia na direção daquilo que você deseja.

Existe muitos fatores que podem levar ao isolamento , a dificuldade de estabelece relações de confiança...
Porém independente do diagnóstico, existe tratamento para esse comportamento,
As inabilidades sociais são tratadas com um psicólogo e quanto antes vc começar o tratamento , melhor.
Olá!!! Mais importante do que tentar se enquadrar dentro de um transtorno, é `trabalhar`em psicoterapia o que está afetando e diminuindo sua qualidade de vida.
As características que foram faladas podem fazer parte ou NÃO de alguns transtornos, tudo irá depender do grau de intensidade que se apresentam,mas só com ajuda de um profissional (psicólogo)você poderá ter essa avaliação.
Aconselho a procura de um psicólogo para ajudá-lo nessas questões.
Espero ter ajudado!
Olá! Talvez a pergunta mais importante seja qual é o grau de sofrimento ou de dificuldade que você tem sentido por se comportar dessa forma. O comportamento só passa a ser um problema se traz sofrimento ou dificuldades no seu dia-a-dia. Se é assim, a psicoterapia pode te ajudar a entender as causas desse isolamento social e desenvolver habilidades para modificar essa realidade, de maneira segura e gradual.
Consulte um especialista: psiquiatra e psicólogo. Tome cuidado com as especulações diagnósticas que a internet oferece. Busque ajuda da forma correta e que vá trazer benefícios a você.
Bom dia! Olha isolamento social e dificuldade de interações sociais, são características comportamentais de pessoas com TEA, mas, não quer dizer que todas as pessoas que tenham essa dificuldade estejam dentro do espectro. Por exemplo, pessoas que sofrem de transtorno de personalidade borderline, transtorno bipolar, transtorno de personalidade antissocial, também possuem dificuldades de interação. Contudo, é importante se atentar para não patologizar tudo e qualquer dificuldade. Uma dificuldade de interação social pode ser somente um déficit de habilidade social, que são características aprendidas que dificultam as relações sociais, porém, da mesma maneira que as pessoas aprendem a se comportar dessa maneira, podem desenvolver essas habilidades.
a melhor coisa que você pode fazer quanto a isso é se cuidar, procurar um profissional competente para te escutar e tratar com você de suas questões para que possa ter algum convívio que seja do seu interesse.