Posso usar desvenlafaxina e fluoxetina juntos? Para o tratamento de crises de ansiedade e transtorn

2 respostas
Posso usar desvenlafaxina e fluoxetina juntos?
Para o tratamento de crises de ansiedade e transtorno bipolar?
Bom dia. Tomar dois medicamentos que afetam a serotonina ao mesmo tempo é algo que deve ser feito somente com acompanhamento constante de um psiquiatra, pois essa combinação pode levar a uma condição chamada síndrome serotoninérgica, que é uma situação perigosa.
Sobre o Transtorno de Humor Bipolar, essa é uma condição complexa e às vezes é difícil acertar a medicação nesses casos. o THB requer o uso de um tipo diferente de medicação, que são os estabilizadores de humor (como lítio, anticonvulsivantes e antipsicóticos atípicos), para ajudar tanto a controlar os episódios de mania/hipomania e depressão, quanto para manter o paciente mais tempo estável entre esses episódios. Usualmente não é aconselhado fazer o uso de dois antidepressivos, no seu caso a desvenlafaxina mais a fluoxetina, em um paciente com THB, salvo raras excessões. Novamente reforço para ter um acompanhamento constante com um psiquiatra para lhe auxiliar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, tudo bem?
As medicações fluoxetina e desvenlafaxina não costumam ser indicadas para usar juntas, pois são da classe de antidepressivos, embora com mecanismos de ação um pouco diferentes, optando-se por um ou outro, no tratamento dos transtornos de ansiedade e transtornos depressivos; além de poder causar uma síndrome chamada serotoninérgica, que pode ser grave.
Já se houver suspeita ou diagnóstico de Transtorno Bipolar (TAB), é importante conversar com o seu psiquiatra sobre o uso dessas medicações, pois não são a primeira escolha de tratamento.

Att

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.