Posso tomar dois comprimidos de 40mg cada de esomeprazol por dia? Só um não dá nem cosquinha, quase

2 respostas
Posso tomar dois comprimidos de 40mg cada de esomeprazol por dia? Só um não dá nem cosquinha, quase desmaiei de dor hj. E dois, alivia bem. Até quanto posso tomar duas X ao dia?
Obrigada
Boa noite! A dose pode ser ajustada sim, contudo, não é comum esse tipo de dor tão forte associado! É melhor procurar logo um gastroenterologistas para excluir complicações relacionadas à problemas de estômago e esôfago! Cuide-se!

Esomeprazol é uma medicação bastante segura, útil e eficaz.
Faz parte dos IBPs, grupo de medicamentos que também tem o Omeprazol, Lansoprazol, Rabeprazol, Pantoprazol e outros.
Na prática da Gastroenterologia observamos um excelente efeito para o tratamento de refluxo(e esofagites), gastrites, duodenites, úlceras e associado aos antibióticos no tratamento do H. pylori.
Cada medicamento do grupo dos IBPs tem seu funcionamento próprio, embora os resultados geralmente sao similares
----Há IBPs que exigem jejum e devem ser tomados pela manhã. ----Outros podem ser tomados a qualquer hora, mesmo com alimentos.
O Médico experiente sabe qual IBP escolher, para cada paciente.
---Por exemplo, um moço que trabalha pode usar um IBP que pode ser tomado mesmo com alimentos, por que sai correndo de casa logo de manhã e não teria tempo de fazer jejum.
---Mas quem deve saber os detalhes sobre os diferentes IBPs é o Médico. O bom Médico sabe o funcionamento de todos, suas doses, interações com outros medicamentos, horário de uso, etc.
Finalmente: depois de milhares de pacientes em que prescrevi IBPs, nunca tive queixas de efeitos colatarais mais importantes. Mas aprendi que a adaptação a cada um é algo muito pessoal, totalmente individual. Isso confirma o que falo sempre: Medicina é personalizada.
As vezes o nosso paciente se adapta muito bem a um IBP, mas não se dá tão bem com outro. Mas o bom Médico deve conhecer outros tipos de medicamentos que podem ter o mesmo efeito dos IBPs
No seu caso:
Não acho prudente dobrar a dose por sua conta. Quando uma dose normal não funciona bem, há estratégias para que você possa melhorar sem precisar dobrar a dose. Um Médico experiente conhece essas estratégias e as usa se for preciso.
Como sempre: recomendo que converse com seu médico ou médica antes de tomar medidas por sua conta.