Posso tomar antibiotico fazendo o uso da Sertralina?

3 respostas
Posso tomar antibiotico fazendo o uso da Sertralina?
Se você tem indicação médica para os dois remédios, sem dúvida alguma deve tomar. Apenas sempre conte a todos os médicos todos os remédios que você toma, de modo que eles possam prescrever remédios que não possuam interações prejudiciais.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Além de já ter atendido como psiquiatra a milhares de pessoas, tanto como profissional principal, como profissional de apoio no tratamento de pacientes de várias outras especialidades, tanto ambulatorialmente (policlínica) como hospitalizados (serviço de neurologia e neurocirurgia), atendendo especialmente uma grande população de idosos - que usam comumente mais de 5 medicamentos por vez - nunca tive um único caso de interação prejudicial entre sertralina e algum antibiótico. Entretanto, deve ser feita a cada prescrição uma pesquisa sobre as interações entre cada medicamento acrescentado e os demais que o paciente já está usando. Infelizmente, isso comumente não é feito. E quando o paciente pergunta, o médico comumente o manda perguntar ao psiquiatra, no caso dos medicamentos psiquiátricos. A sertralina é dos mais seguros no tocante à interações em geral, mas isso não deve dispensar de cada investigação, a cada prescrição. Foi descrita uma inibição transitória do sistema hepático de desintoxicação do citocromo p450 3A4 pela sertralina, que afeta, teoricamente, entre outros, os antibióticos claritomicina e eritromicina. A pesquisa dos efeitos colaterais destas interações específicas encontrou uma relevância clínica moderada para essas interações, e a previsão, como riscos clínicos para estas interações de: alterações de consciência, confusão, incoordenação, cólicas abdominais, tremores, dilatação pupilar e visão borrada, sudorese, pressão alta e taquicardia (aceleração dos batimentos cardíacos), e suas eventuais complicações - angina e infarto agudo do miocárdio em doentes propensos. A cautela na prescrição das associações medicamentosas é um indicador dos melhores profissionais da saúde.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2680 perguntas sobre Cloridrato De Sertralina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.