Posso morrer pela apnéia do sono?

3 respostas
Posso morrer pela apnéia do sono?
A Apnéia Obstrutiva do Sono significa que existe uma interrupção da respiração, por pelo menos dez segundos, durante o sono.
Esta situação pode ocorrer em diferentes graus, mas durante a noite inteira.
Devido a isso, existe um aumento do risco cardio-vascular do indivíduo, o que acrescenta a chance de eventos como infarto do miocardio, derrame vascular cerebral e até morte súbita, dentre outros.
É fundamental que o indivíduo que apresenta roncos e/ou apnéia durante o sono procure o especialista em Sono para melhor avaliação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Depois de fazer a polissonografia será analisada o IAH (Índice de Apneia e Hipopneia). Se esse índice for abaixo de 5 eventos por hora, geralmente não é necessária a realização de tratamento, pois está dentro da normalidade. Se estiver de 5 a 15 eventos por hora, podemos considerar a apneia leve. De 16 a 30 moderada e acima de 30 apneia severa (a mais grave). Há diversas doenças relacionada com a SAHOS (Síndrome da Apneia e Hipopneia do Sono) como: alterações cardiovasculares, acidente vascular cerebral (AVC), estresse oxidativo (que está relacionado com aterosclerose, Parkinson e Alzheimer), arritmias cardíacas, síndrome metabólica, obesidade, alterações glicêmicas e alterações pulmonares. Fora que o paciente que possui sonolência diurna tem mais chance de sofrer um acidente d=no trabalho ou dirigindo. Depois da análise do médico ele pode indicar o melhor tratamento. Casos leves e moderados, o médico pode indicar placas de ronco e apneia com cirurgiões-dentistas capacitados.
Olá, a apneia não causa morte diretamente, mas influencia para o descontrole de outras doenças como hipertensão (pressão alta), diabetes, obesidade e dislipidemia (aumento das gorduras no sangue), ou seja, influencia em todo o metabolismo. É importante ter certeza do diagnóstico, via exame de polissonografia, e tratar adequadamente conforme cada caso. Até mais.

Especialistas

Paula Ferraz

Paula Ferraz

Otorrino

Juiz de Fora

Cristiane Fumo dos Santos

Cristiane Fumo dos Santos

Médico do sono

São Paulo

Caroline Silvestri

Caroline Silvestri

Ortodontista

Florianópolis

Diego Cardoso Filho

Diego Cardoso Filho

Otorrino

Teresópolis

Alex Rodrigues

Alex Rodrigues

Pneumologista

Sobral

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 58 perguntas sobre Síndromes da apneia do sono
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.