Posso fazer abdominal e flexão 15 dias depois de retirar a vesícula por videolaparoscopia?

2 respostas
Posso fazer abdominal e flexão 15 dias depois de retirar a vesícula por videolaparoscopia?
Não. É verdade que a colecistectomia por videolaparoscopia tem incisões menores e recuperação mais rápida que na versão aberta tradicional. Entretanto, a cicatrização atinge 80% da força tensional dos tecidos ou o máximo somente em 90 dias. A modelagem da cicatrização definitiva demora até 01 ano para se concretizar. Atividades físicas pesadas e exercícios abdominais antes deste prazo de 90 dias podem representar risco de hérnia incisional, principalmente na região umbilical. Em 15 dias, a recuperação é suficiente para atividades de rotina sem esforços físicos moderados ou pesados. É possível após 15 dias de pós operatório escrever, digitar, ler, escovar os dentes, tomar banho e caminhar no plano curtas distâncias. Diferenças individuais com avaliação médica podem mudar prazos de liberação de atividades de acordo com tabelas ou baremos internacionais , mas a segurança do paciente e prevenção de riscos são o mais importante. Manter dieta com proteínas nas três refeições principais( café, almoço e jantar) ajudará na cicatrização e prevenção da sarcopenia ou perda de massa muscular magra. Nesta fase de convalescença, a prescrição de suplementos proteicos também podem colaborar, desde que não sejam enriquecidos com gorduras, carboidratos e açúcar. Versões protéicas veganas, animais ou não derivadas da proteína do leite serão as melhores escolhas. Não se esqueça que o organismo perdeu o reservatório de bile chamado vesícula biliar, de modo que a digestão de gorduras e absorção de vitaminas como A, E, D e K será mais difícil mesmo com um prazo de adaptação durante o pós operatório. A reposição destas vitaminas através da alimentação e uso de sais biliares para facilitar a digestão também facilitam uma recuperação mais rápida. Busque acompanhamento médico sempre e evite complicações desnecessárias.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, mesmo sendo submetido a uma cirurgia minimamente invasiva( como a colecistectomia videolaparoscopica) é importante o repouso de 90 dias para atividades físicas.

Especialistas

Marcelo Cerdan Torres

Marcelo Cerdan Torres

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

São Paulo

Agendar uma visita
Sergio Luiz Melo Araujo

Sergio Luiz Melo Araujo

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Teresina

Agendar uma visita
Fernando de Alencar Carvalho

Fernando de Alencar Carvalho

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Feira de Santana

Agendar uma visita
Alisson Cordeiro Moreira

Alisson Cordeiro Moreira

Coloproctologista, Cirurgião geral

Juazeiro Do Norte

Agendar uma visita
Marcelo Canelo Coppini

Marcelo Canelo Coppini

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Joinville

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 987 perguntas sobre Colecistectomia videolaparoscopica
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.