Posso dar parabéns a minha psicóloga no dia do aniversário dela? (A abordagem dela é tcc)

16 respostas
Posso dar parabéns a minha psicóloga no dia do aniversário dela? (A abordagem dela é tcc)
Claro que pode! O respeito da relação é fundamental, mas antes de mais nada ela também é um ser humano!

Olha,pelo que estou entendendo você deve saber a data de aniversário de sua psicóloga através de alguma rede social certo? Independente da abordagem dela acredito não ter problema em parabenizá-la tanto porque ela coloca essa informação de modo público e porque dar parabéns pelo aniversário é uma atitude social e não muda o tipo de relação terapêutica que vocês mantém! Além disso,a relação entre psicólogo e paciente também é uma relação humana!
Você sempre pode falar o que quiser pra sua psicóloga, independente da abordagem dela. Quem deve se preocupar com ética e normas é o psicólogo, não os pacientes.
Acho que seria interessante você pensar sobre os motivos dessa dúvida e quem sabe levar essa questão pra ser discutida com ela também!
Olá! Que fofura de pergunta! No meu entendimento, preocupação em parabenizar é também uma forma de reconhecer. E porque não o fazer?
Claro! Ela vai adorar! Vou te contar um segredo... nós psicólogos gostamos muito dos nossos pacientes =)
A resposta é sim, obviamente pode parabenizá-la... porém surge uma pergunta aqui. Qual é o motivo para você ter esta dúvida? Sua comunicação com sua psicóloga durante a terapia precisa ser bem aberta e transparente, então sugiro conversar sobre todas as suas dúvidas com sua psicóloga.
Olá, é muito gratificante quando o profissional é reconhecido pelos seus pacientes e não vejo motivo para não dar os parabéns. Empatia é a base da relação psicólogo-paciente, pois assim os assuntos que surgem, por mais difíceis que sejam, são trabalhados de forma mais eficaz. Que tudo corra bem para vocês nesta jornada terapêutica. Bom caminho!
Sim!!!! A relação terapeuta-cliente e cliente-terapeuta é antes de tudo uma relação de pessoa para pessoa. Independente da abordagem….
Olá, tudo bem? Fiquei curioso em saber o motivo sua dúvida. De qualquer forma, não há restrições quanto a isso: você pode dar parabéns, sim.
Quem não gosta de ser lembrado no dia do aniversário? O(A) psicólogo(a) também gosta. Assim como alguns colegas, acho interessante pensar por que você teve essa dúvida, o que você achou que poderia ser inadequado ao parabenizá-lo(a)? Você se sente a vontade, livre para falar qualquer coisa com essa pessoa? Há algum tipo de formalismo ou constrangimento da sua parte? São assuntos que podem render uma boa sessão, e te ajudar a perceber melhor esses limites da relação paciente-psicólogo.
Olá. Adorei sua pergunta. Pode parecer simples, mas toca num ponto importante: qual o limite da relação entre terapeuta e paciente? A própria pandemia fez com que os profissionais da saúde mental tivessem que rever seu jeito de ver a clínica. Havia quem se recusasse a atender via smartphone ou chamada de vídeo, já que "isso não constava nos livros clássicos". Mas a clínica precisa ser dinâmica e acompanhar as mudanças dos nossos tempos. E um resultado disso é que hoje não existe quem não atenda online. Mas, voltando a sua pergunta, eu diria que sim, pode dar os parabéns. Na verdade, eu deixo meus pacientes livres para entrarem em contato por mensagem a qualquer hora. Se eu vou responder num sábado à noite, por exemplo, aí já é outra história. Respondo em horário comercial ou fora dele se for algo mais urgente. Se a pessoa envia mensagens em excesso ou quer tratar de questões da terapia fora do horário da sessão, também são casos diferentes e que devem ser deixadas para se falar no consultório. Mas desejar feliz aniversário, um bom final de semana, coisas desse tipo não invadem a privacidade de ninguém. Cabe a sua própria psicóloga deixar claro seus limites e não abrir tanto da sua vida para que vocês continuem tendo uma relação profissional, não atrapalhando seu atendimento. Ah, e isso independente da abordagem teórica (tcc, psicanálise, etc.). Desejo que a sua terapia siga bem. Abraço!
Oi! O que te impediria de fazê-lo? Só você pode decidir. Penso que o fato de você se fazer tal questionamento é interessante para levar para a terapia. E no final das contas, quem terá que manejar o fato de você dar os parabéns para ela, é ela, não você. O paciente tem que poder ser ele mesmo e transferir seu mundo interno na relação terapêutica, seja este mundo qual for... Faz parte do trabalho de um bom profissional psicólogo manejar tal fenômeno, independentemente da abordagem.
Olá! Há muitas questões em relação à postura que um psicólogo@ pode ou não assumir: como se comportam em ambiente social se encontrar paciente, se recebe presente, se pode cumprimentar paciente com abraço ou aperto de mão, etc. Mas para a conduta do paciente é justamente a possibilidade de expressão que está em jogo. Se tu tens vontade de cumprimentar sua psicóloga pelo aniversário, vá em frente. Isto é buscar tua autenticidade, como ela vai receber ou lidar com isto é a parte dela!
Olá!! Claro que pode. Fique a vontade para parabenizar sua psicóloga.
Bom dia! Claro que pode... ela vai gostar. Fique bem.
Olá. tudo bem? É uma pergunta curiosa e bem legal que você fez, muito bom. Acredito que o fator da linha teórica não muda em nada, além de que não tem problema nenhum dar parabéns para sua psicóloga/psicólogo, não é isso que comprometerá a relação profissional ou trabalho realizado em sessão se esta é sua preocupação.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!