Posso comer ovos todos os dias tendo colesterol alto?

4 respostas
Posso comer ovos todos os dias tendo colesterol alto?
Estudos mais recentes já demonstraram que o consumo de colesterol pela dieta, em quantidades equilibradas, como o que está presente em ovos e carnes, não aumenta o colesterol. O maior risco do aumento está atrelado a consumo excessivo de gorduras saturadas, frituras, farinhas, açúcar, álcool e sedentarismo. Pode comer seu ovo tranquilamente, mas nada de exageros.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, como vai? Se você tem colesterol alto, pode comer ovos todos os dias, mas a forma de preparo e a quantidade consumida devem ser levadas em consideração. Estudos recentes sugerem que o consumo moderado de ovos não aumenta significativamente o colesterol na maioria das pessoas. A gema, que contém colesterol, é a parte que costuma causar mais preocupação, mas os ovos também são ricos em nutrientes como proteínas, vitaminas e gorduras boas. O preparo ideal é aquele que evita a adição de gorduras saturadas, como ovos cozidos ou pochê, ao invés de fritos em óleo ou manteiga.

No entanto, se você tem colesterol alto, é importante seguir as orientações do seu nutricionista, que podem ajustar a quantidade de ovos permitida de acordo com a sua dieta e necessidades individuais. O equilíbrio alimentar e a escolha de outros alimentos saudáveis ao longo do dia também influenciam muito na saúde do coração.
Olá,
Por muitos anos perdurou o mito do ovo e a elavação do colesterol por meio dele, mas, as pesquisas evoluiram e hoje em dia já sabemos que o ovo é um dos alimentos mais completos em se tratando de nutrientes que temos. DIto isso, o ovo pode ser consumido sim, desde que atrelado a uma dieta bem euilibrada e a prática de atividades esportivas.
Pode sim. Mas outros fatores podem estar contribuindo para o aumento desse colesterol. No que diz respeito a parte alimentar. Tente evitar ou reduzir drasticamente o consumo de Carne, Leite, retirar a gema do ovo. e acrescentar mais fibras à sua alimentação, comendo mais saladas cruas(folhas) ou até mesmo fazendo um suplemento de fibras (Nutryeast, Simfor Fibras, Fiber Mais,por exemplo) ue tambémirão lhe auxiliar neste processo. Na dúvida, procure sempre um nutricionista para lhe auxiliar e prescrever as quantidades ideias para a sua necessidade.
espero ter ajudado. Até logo.

Especialistas

Luis Rigol

Luis Rigol

Médico clínico geral

Timbó

Karina Keiko Yamamoto

Karina Keiko Yamamoto

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Mariana Ferreira

Mariana Ferreira

Especialista em clínica médica

Campinas

Lucas Berwanger Simon

Lucas Berwanger Simon

Especialista em clínica médica, Médico clínico geral, Generalista

Porto Alegre

Agendar uma visita
Clara Dantas da Fonseca

Clara Dantas da Fonseca

Especialista em clínica médica

Teresina

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 129 perguntas sobre Colesterol alto
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.