Porquê uma criança que começou a falar com 1 ano aos 2 e 3 meses não evoluiu e parece não querer fal

1 respostas
Porquê uma criança que começou a falar com 1 ano aos 2 e 3 meses não evoluiu e parece não querer falar mais
Entendo sua preocupação em relação ao desenvolvimento da linguagem do seu filho. É realmente angustiante quando uma criança que começou a falar parece parar de progredir, ou até mesmo perder habilidades que já havia adquirido.

Aos 2 anos e 3 meses, a expectativa é que a criança esteja aumentando seu vocabulário e começando a formar pequenas frases. Quando isso não acontece, ou quando a criança demonstra uma perda das habilidades linguísticas que já havia adquirido, é importante ficar atento e buscar entender o que pode estar acontecendo.

Várias condições podem influenciar o desenvolvimento da linguagem. Entre elas, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma possibilidade que deve ser considerada. No autismo, é comum observar atrasos ou regressão na linguagem, além de outros sinais, como dificuldades na interação social e comportamentos repetitivos.

No entanto, outros fatores, como problemas auditivos, dificuldades de comunicação ou até questões emocionais, também podem estar envolvidos. Cada criança é única, e o diagnóstico depende de uma avaliação completa feita por um profissional experiente.

Recomendo fortemente que você procure um neuropediatra para uma avaliação detalhada. Uma teleconsulta pode ser um excelente ponto de partida para discutir essas preocupações e obter orientações específicas para o seu caso. A Doctoralia, por exemplo, oferece acesso a especialistas altamente qualificados, que podem te guiar de forma segura e eficiente, sem que você precise sair de casa.

Não ignore essas mudanças. O acompanhamento precoce é fundamental para identificar qualquer problema e iniciar o tratamento adequado o quanto antes. Quanto mais cedo a intervenção, melhores são as chances de promover o desenvolvimento saudável da criança.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas

Daniela Pivetta Machado

Daniela Pivetta Machado

Fonoaudiólogo

Santa Maria

Selene Gomes Araújo

Selene Gomes Araújo

Psicopedagogo

Lauro de Freitas

Bianca Meneguetti

Bianca Meneguetti

Psicopedagogo

Nova Iguaçu

Layse Pereira da Costa

Layse Pereira da Costa

Psicopedagogo

Recife

Talita Teodoro

Talita Teodoro

Psicopedagogo

Taubaté

Daiane Caroline S Marques

Daiane Caroline S Marques

Terapeuta complementar

Atibaia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 32 perguntas sobre Transtornos de aprendizagem
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.