Porque toda vez que como aipim cozido, eu sinto azia e má digestão? Ressaltando que tenho refluxo.

6 respostas
Porque toda vez que como aipim cozido, eu sinto azia e má digestão? Ressaltando que tenho refluxo.
O que pode está acontecendo no seu caso é uma má digestão do amido presente no aipim. Dessa forma, pode agravar os sintomas de refluxo pela grande produção de ácido clorídrico pelo estomago, fazendo esse ácido chegar ao esôfago por falta de eficiência do esfíncter esofágico. Lembrando que associado a medicamentos para azia essa má digestão pode estar sendo piorada. Uma avaliação mais completa precida ser feita para uma resposta mais acertiva.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Se você já tem refluxo gastroesofágico, alimentos que são mais propensos a relaxar o EEI (Esfíncter Esofágico Inferior) podem piorar os sintomas. Alimentos ricos em amido podem levar mais tempo para serem digeridos, o que pode aumentar a pressão no esfíncter e favorecer o refluxo do ácido gástrico. Além disso, o aipim também contém fibras e carboidratos fermentáveis conhecidos como FODMAPs (oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis fermentáveis). Em algumas pessoas, especialmente aquelas com sensibilidade gastrointestinal, os FODMAPs podem causar desconforto digestivo, incluindo azia e inchaço. Você pode experimentar algumas técnicas para reduzir o teor do amido, como deixar de molho por alguns minutos e depois enxaguar bem, e ainda, trocar a água durante o processo de cozimento. Se mesmo assim, continuar com os sintomas, o melhor é evitar esse tipo de alimento. Abraços!
Olá,
Aipim (mandioca) cozido é um alimento rico em amido, mas também pode conter substâncias irritantes para pessoas com refluxo gastroesofágico (azia). Durante o cozimento, o aipim pode se tornar mais difícil de digerir, aumentando o desconforto. Além disso, o aipim pode relaxar o esfíncter esofágico inferior, agravando o refluxo ácido. As pessoas com refluxo são mais sensíveis a alimentos ácidos e gordurosos, e o aipim, embora seja uma fonte de amido, pode não ser adequado para alguns indivíduos com esse problema digestivo.
Oi, tudo bem? Não é normal sentir azia e má-digestão com a ingestão de aipim, por isso o ideal é deixar de ingerir (momentaneamente) e cuidar do seu estômago e do seu intestino. Como você tem refluxo, a princípio, você deve reduzir a ingestão de alimentos ricos em gorduras, bebidas açucaradas, cafeína, refrigerantes, chocolates, condimentos picantes. A partir de uma anamnese detalhada, podemos planejar um alimentação adequada e reduzir essa sintomatologia.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 300
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
O refluxo gastroesofágico é o movimento em que os ácidos presentes no estômago voltam pelo esôfago, ao invés de seguirem o processo de digestão. Esse retorno involuntário dos alimentos e líquidos estomacais provoca diversos sintomas (azia, queimação, dores torácicas, entre outros).
Não é comum ter refluxo ou desconforto com o consumo de aipim, principalmente quando cozido (se fosse frito, poderia ter causa por conta da fritura, já que pessoas que tem refluxo devem evitar o excesso de gorduras).
Recomendo atenção ao estômago e intestino, procurando auxílio do nutricionista e de um médico, que atuarão juntos por sua saúde.
Olá,

É importante entender com quais outros acompanhamentos você come o aipim cozido. Muitas pessoas gostam de passar manteiga ou comer com acompanhamentos mais condimentados. E aí que mora o problema.

Outro ponto é o horário. No período do fim do dia e já durante a noite, as chances de refeições causarem agravamento de sintomas digestivos como o refluxo podem aumentar.

É necessário evitar alimentos muito temperados, gordurosos e refeições muito pesadas. Também é importante evitar refrigerantes, sucos de frutas ácidas e consumo de cafés e chás com cafeína.

Melhoras

Especialistas

Jhonata Pereira Muniz

Jhonata Pereira Muniz

Generalista, Especialista em clínica médica

Imbituba

Jean Clever Bido Cesário

Jean Clever Bido Cesário

Cirurgião do aparelho digestivo

Porto Ferreira

Nicolle Muller

Nicolle Muller

Nutricionista

Cabo Frio

Nádia Azevedo

Nádia Azevedo

Nutricionista

Belo Horizonte

Sabrina Pinto de Queiroz

Sabrina Pinto de Queiroz

Médico clínico geral

João Pessoa

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1562 perguntas sobre Gastrite
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.