Porque que na bula do próprio fabricante da venlafaxina diz que faz efeito terapêutico em 4 dias e m

2 respostas
Porque que na bula do próprio fabricante da venlafaxina diz que faz efeito terapêutico em 4 dias e muitos médicos falam que demora até 4 semanas?
A discrepância entre a informação contida na bula de um medicamento e o que os médicos geralmente relatam pode ocorrer devido a diferentes fontes de informação e experiências clínicas.

A bula de um medicamento é elaborada pelo fabricante e é aprovada pelas autoridades regulatórias com base em ensaios clínicos e evidências científicas. Essas informações são geralmente uma média dos resultados observados em estudos clínicos, mas cada pessoa pode responder de forma diferente ao medicamento.

Por outro lado, os médicos baseiam suas recomendações não apenas nas informações contidas na bula, mas também em sua experiência clínica com o medicamento e com pacientes semelhantes. Eles podem levar em consideração uma variedade de fatores, como a gravidade da condição, a resposta individual do paciente e as interações com outros medicamentos.

No caso específico da venlafaxina, um antidepressivo, é comum que os médicos relatem que o efeito terapêutico completo pode levar algumas semanas (geralmente até quatro semanas) para ser observado. Isso ocorre porque os antidepressivos muitas vezes precisam de tempo para ajustar os níveis de neurotransmissores no cérebro e para que o paciente comece a sentir os benefícios completos do tratamento.

É importante seguir as orientações do seu médico em relação ao tempo esperado para observar os efeitos da medicação. Se você tiver dúvidas ou preocupações, é sempre recomendado discuti-las diretamente com o profissional de saúde que está acompanhando o seu tratamento, pois ele poderá fornecer informações mais detalhadas e personalizadas com base no seu caso específico.

Cada pessoa tem um sistema metabólico e concentrações diferentes de receptores no corpo. Logo o tempo de efeito varia muito. Com 4 semanas geralmente temos uma noção mais real dos resultados desse medicamento na pessoa, uma redução de seus colaterais e conseguimos traçar melhor os próximos passos do tratamento.
O efeito máximo de antidepressivos geralmente ocorre em 2 meses.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!