Porque o vitiligo e tratado como se fosse uma doença? sendo que o mesmo e uma consequência de defesa

5 respostas
Porque o vitiligo e tratado como se fosse uma doença? sendo que o mesmo e uma consequência de defesa do corpo para combater o stress e entre outros transtornos emocionais causados por eventos externos.
Na minha opinião se os profissionais que tem conhecimento sobre as causas desse sistema de defessa, deveriam deixar bem claro que não se trata de uma doença, pois acho a partir do momento em que você diz a pessoa que passa por essa mudança física, que é uma doença e não tem cura ou que só existe tratamento. Já começa o preconceito.
Conscientizar aqueles que passam por esse processo de mudança, de que não e nada de mais, que e um processo de mudança raro e que o mesmo(a) sera mas especial do que ele ou ela já é, seria o ideal para aceitação e compressão do mesmo e das demais pessoas.
Não entendi bem sua argumentação. Como se prova que é uma consequência de defesa do corpo para combater o estresse? Todo vitiligo é ligado ao estresse? Dizer que não há cura é erro, pois diversas pessoas se curam. O que significa processo de mudança e a que leva esse processo? Poderia explicar melhor? Afinal, não entendi se você está fazendo uma afirmação ou uma pergunta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Acredito que seja uma questão de Semântica. Vamos relembrar o conceito de Doença: alteração biológica do estado de saúde de um ser (homem, animal etc.), manifestada por um conjunto de sintomas perceptíveis ou não; enfermidade, mal, moléstia. Vitiligo é uma condição da pigmentação cutânea causada pela morte dos melanócitos cutâneos, células da pele que produzem melanina. Essa condição está ligada a presença de alguns genes que ligados ao HLA. Nestes indivíduos, em determinadas situações, o estresse pode ser uma delas, produzem auto-anticorpos que destroem os melanócitos cutâneos. Existem vários tratamentos para o vitiligo e dependem do tempo de evolução e % da superfície corpórea acometida. O preconceito só existe onde não existe o conhecimento. Quando todos forem capazes de compreender sobre esta doença, as pessoas portadoras de vitiligo não sofrerão discriminação. Espero tê-la ajudado.
Concordo com Dr Roberto e com Dra Andrea. Exatamente nessa linha de pensamento é que depois de me formar em Medicina e Dermatologia eu providenciei fazer uma formação em Psicoterapia Integrativa e em Psicodermatologia.
CRM MG 14352 RQE 6267
Como dito pela colega dra Andrea, o conceito de doença e saúde é bem mais abrangente do que simplesmente apresentar sinais e sintomas. O Vitiligo é sim uma doença que necessita de aceitação e compreensão por parte do paciente. O que é importante saber que muitos pacientes curam com e, inúmeros, sem tratamento. Mas é sempre importante frisar que não há uma fórmula de prevenção. Que é o que vejo, na minha experiência profissional, ser o maior motivo de consulta dos pacientes portadores do Vitiligo
Na verdade, quando eu recebo, no meu consultório, um paciente com vitiligo, não digo que ele tem uma doença, mas sim um distúrbio de pigmentação, que pode ser desencadeado pelo stress. Não digo que não tem cura, já que não se trata de uma doença, mas que tem controle, pois se consegue repigmentar com o uso de produtos que estimulam a pigmentação.

Especialistas

Larissa Wanderley da Nóbrega

Larissa Wanderley da Nóbrega

Dermatologista

João Pessoa

Layara de Assis

Layara de Assis

Dermatologista

Ipatinga

Rafaela De Castro Silva

Rafaela De Castro Silva

Dermatologista

Barbacena

Isabelly Queiroz

Isabelly Queiroz

Dermatologista

Teresina

Maria Clara Miranda

Maria Clara Miranda

Dermatologista

Fortaleza

Adriana Cuglianna

Adriana Cuglianna

Dermatologista

São José dos Campos

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 357 perguntas sobre Vitiligo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.