Porquê o uso de antidepressivos (elifore, deller 200 mg) bloqueiam emoções fortes, como chorar? Algo

5 respostas
Porquê o uso de antidepressivos (elifore, deller 200 mg) bloqueiam emoções fortes, como chorar? Algo me toca muito mas não consigo chorar nem um pouco....
Olá! Tenho casos da clínica psicoterápica de pacientes que fazem o uso destes medicamentos, que também passam por acompanhamento psiquiátrico, e apresentam algumas reações adversas tidas inclusive como comuns (em até 10% dos pacientes), como por exemplo, redução do apetite, síndrome de abstinência, ansiedade, nervosismo, irritabilidade, redução da libido, falta de prazer sexual ou orgasmo, tremor, dormência e formigamento, distúrbios de atenção, alteração do paladar, palpitação, bocejos, disfunção erétil, fadiga, fraqueza, calafrios e sensação de nervosismo. De acordo com diversas publicações científicas, é bem conhecido que esses tipos de medicamentos podem causar embotamento emocional. A psicoterapia pode ajudar a lidar com o uso dos medicamentos quando necessário, ou mesmo complementando o tratamento. Há diferentes quadros de depressão, em muitos deles é possível o tratamento via psicoterapia com remissão dos sintomas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É um efeito comum aos antidepressivos mais utilizados, chamado "sentimento da falta do sentimento". Se isso te incomoda de alguma forma, converse com seu psiquiatra para avaliarem o custo-benefício da troca da sua medicação, pois existem outras possibilidades terapêuticas. Só ele, que te conhece e conhece o seu caso, tem a competência para dizer se vale a pena (risco de recaída x incômodo do efeito colateral). Espero ter esclarecido.
Olá, pode ser a medicação que precisa ser ajustada com seu psiquiatra como também pode ser processos inconscientes que te congelam diante de algumas situações ou fatos. Importante fazer psicoterapia para analisar as razões destes bloqueios emocionais. Quando passamos por dores emocionais fortes nosso emocional trava criando mecanismos de defesa para não se conectar com a dor. Por isso a importância da terapia, pois vai analisar você com sua história de vida para entender os traumas e as razões do seu congelamento. Com isso vc vai equilibrar seu emocional para uma maior qualidade de vida.
Olá, é importante junto com seu psiquiatra avaliar os prós e contras da medicação. Espero ter ajudado.
Você já ouviu falar em hipnoterapia? A hipnoterapia é a terapia a base de hipnose, é claro que não substitui as medicações porém lhe revela o que está em oculto em suas emoções que estão lhe causando tamanho dano. Se quiser saber mais, entre no meu perfil e se beneficie das meditações guiadas que fiz especialmente para o controle da ansiedade e depressão. Sou Marcos Mastri hipnoterapeuta.

Especialistas

Adriana Garbin

Adriana Garbin

Psicólogo

Cascavel

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Imbituba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1144 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.