Porque o dente siso dói os ouvidos e a cabeça ao mesmo tempo?

2 respostas
Porque o dente siso dói os ouvidos e a cabeça ao mesmo tempo?
A dor do 3o. Molar pode irradiar para o ouvido e cabeça devido à proximidade das estruturas anatômicas na região. Quando um dente do siso está erupcionando, impactado ou inflamado, pode causar dor e desconforto. Isso pode afetar os nervos que também estão conectados à área do ouvido, resultando em dor referida. Além disso, a inflamação nas gengivas ou infecções também podem contribuir para essa dor. Se você estiver sentindo dor intensa, é recomendável consultar um Dentista para uma avaliação adequada e tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A dor causada pelo dente siso pode irradiar para os ouvidos e a cabeça devido à complexidade anatômica da região. Os dentes sisos, especialmente os inferiores, estão localizados próximos a nervos importantes e estruturas como a articulação temporomandibular (ATM), que conecta a mandíbula ao crânio. Além disso, estão perto de músculos da mandíbula e do pescoço.

Quando o dente siso está inflamado, infeccionado ou crescendo de forma inadequada (impactado), ele pode pressionar nervos próximos, como o nervo trigêmeo, que é responsável por transmitir sensações da face, mandíbula e ouvidos. Isso pode causar uma dor referida, ou seja, uma dor sentida em áreas distantes da fonte original do problema, como nos ouvidos e na cabeça.

O nervo trigêmeo, que transmite sensações da face e dentes, se conecta a regiões que envolvem a cabeça e os ouvidos. Assim, quando o siso causa irritação ou inflamação, a dor pode se espalhar para essas áreas. A articulação temporomandibular, por estar próxima aos sisos, pode ser afetada por inflamação ou tensão nos músculos da mandíbula, o que também pode gerar dor nos ouvidos e cabeça.

Quando há uma infecção em torno do dente siso, a inflamação pode se espalhar para os tecidos ao redor, causando dor que se reflete nos ouvidos e cabeça. Além disso, a tensão muscular gerada pelo processo de erupção ou infecção do siso pode causar dores de cabeça e irradiar para os ouvidos.

Para aliviar o desconforto, é importante tratar a causa subjacente, seja ela infecção, inflamação ou outro problema relacionado ao siso. Um dentista pode avaliar a situação e indicar o tratamento adequado, como medicações ou a extração do dente, se necessário, para aliviar a dor e prevenir complicações.

Especialistas

Renato Ferreira

Renato Ferreira

Dentista, Ortodontista

Joinville

Agendar uma visita
Stélio Araujo Neto

Stélio Araujo Neto

Cirurgião buco-maxilo-facial, Especialista em harmonização orofacial

Fortaleza

Agendar uma visita
Alonso Gabriel Borges Ribeiro

Alonso Gabriel Borges Ribeiro

Cirurgião buco-maxilo-facial

Votorantim

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2266 perguntas sobre Extração do siso
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.